ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
Now showing 1 - 10 of 153
Results Per Page
Sort Options
- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional
- AVASUS’ contributions to promoting lifelong learning in health: toward achieving the SDGs and strengthening global health securityPublication . Romão, Manoel Honório; Dias, Aline de Pinho; Caitano, Alexandre; Batista, Natalia Araujo do Nascimento; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Lima, Thaísa Góis Farias de Moura Santos; Morgado, Lina; Rêgo, Maria Carmem F. D.; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Coutinho, Karilany Dantas; Medeiros, Kelson C.; Bonfim, Marilyn; Melo, Ronaldo S.; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Lacerda, Juciano; Melo, Marcella da Rocha; Gallego, Almudena; Valentim, RicardoThe Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS) was developed by the Laboratory for Technological Innovation in Health (LAIS) and the Secretariat of Distance Education (SEDIS) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in partnership with Brazil’s Ministry of Health (MoH). AVASUS provides open educational resources in the health field and has emerged as the third largest platform for massive health education globally, with more than one million students. Among the various learning pathways AVASUS offers, some specifically focus on meeting the educational needs to address public health emergencies and overlooked health contexts. The main argument in this study is that technology mediated lifelong learning in health is an effective strategy for achieving the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda. This chapter analyzes the pathways related to COVID-19, syphilis, and prison health, focusing on the con tributions towards achieving SDGs 3, 4, 5, 10, 11, 16, and 17 and fulfilling the Global Health Security Agenda. Our analysis revealed two key findings. Lifelong learning in health (i) prompts decision-making on public health policies and (ii) contributes towards implementing the SDGs. Ultimately, AVASUS should be recognized as a tool to improve health services and support policy-making
- Os avós na família e sociedade contemporânea : uma abordagem intergeracional e interculturalPublication . Rodrigues, João Paulo Vieira; Ramos, NatáliaO estudo sobre a importância dos avós na família e sociedade contemporâneas visa compreender qual o papel que os avós têm para a dinâmica familiar, quer como recurso quer como transmissão de saberes numa perspectiva intergeracional. Foram analisadas neste estudo 50 famílias, 25 famílias num contexto rural e 25 famílias num contexto urbano. Foram entrevistadas diferentes gerações ou seja, pais, mães, avós e avôs do mesmo núcleo familiar perfazendo um total de 200 entrevistas. Concluiu-se que os avós são um recurso familiar, social e económico imprescindível e são muito importantes na transmissão de valores sociais e culturais e no cuidar dos seus netos. Também a transmissão de saberes por parte dos avós, sobretudo das avós sobre os cuidados infantis, são uma mais-valia para as mães que estão a iniciar o seu projeto maternal. Na atualidade, os recursos de saúde disponíveis são melhores no entanto os recursos de saúde locais nem sempre dão resposta às necessidades dos pais e das mães. A utilização de cuidados tradicionais diminuiu, apesar de alguns ainda continuarem a ser utilizados pelas avós. Verifica-se uma diminuição intergeracional na importância e transmissão das práticas e valores religiosos dos pais, educação e na proteção infantil, apesar dos mesmos não se oporem a que os seus filhos frequentem as igrejas ou pratiquem a religião. A investigação sublinha a manutenção da importância do núcleo familiar para a qualidade de vida, bem-estar e crescimento harmonioso dos seus elementos, assim como da solidariedade familiar existente entre avós, pais e netos.
- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- A censura aos livros no Portugal de SalazarPublication . Melo, DanielEste é um novo capítulo do presente livro, agora na sua 4.ª edição (revista e aumentada), e que serve justamente como texto de contextualização histórica e de problematização da temática da censura sob a ditadura de Salazar e Caetano.
- Climate change and societyPublication . Alves, Fátima; Schmidt, LuísaClimate change represents the greatest challenge of the 21st Century and will affect human societies in multiple ways. Our knowledge about the nature and physics of climate change, its causes and its consequences, is far greater than our understanding of the societal changes it poses. Climate change is a social production, a complex process of societal transformations, which we all need to understand to better cope with the challenge it presents. Climatic conditions play a significant role in people's lives and can interfere with lives in multiple ways. The causes are known, and they put human action at the center of the debate. The consequences of climate change to ways of life are complex, diversified, inevitable, and will likely become worse over time. The nations that contributed most to the problem are often those that least suffer the consequences while those who contributed the least are often the most affected, vulnerable and unprepared. In addition to the expected impacts in the most diverse economic and environmental sectors, human health has emerged as an important area associated with climate change. Although not frequently mentioned or targeted as a key political concern, it is expected that the impact of climate change on human health will be severe, both in the distribution and incidence of diseases. Moreover, climate change will have extensive implications to human well-being, which will reflect on social structures and ways of life. The aim of this E-Book is to highlight and share knowledge on the social, economic, political and cultural implications of climate change, as well as reflect upon the required transformations in policy, governance and social-cultural strategies to mitigation, adaptation and prevention. To understand the multiple dimensions of climate change and their interdependencies, we need to bring together various sciences, knowledges and powers. The social sciences, and sociology, play a central role in analyzing the effects of human activities on natural systems. Social Sciences can scrutinize those phenomena and relations that, within human societies, produce social structures that ultimately have negative impacts on the environment. This E-Book also aims to provide an overview of social sciences literature and research on climate change, identifying key areas for further research and development.
- Climatério/menopausa, relacionamento conjugal e qualidade de vidaPublication . Presado, Helena; Ramos, NatáliaO climatério é uma etapa especial do ciclo de vida natural da mulher que integra a menopausa. Esta fase de transição encontra-se associada a mudanças que podem influenciar a saúde e a qualidade de vida da mulher; as necessidades de adaptação bio-psico-sócio-culturais e espirituais devem ser consideradas nesta etapa de vida que apresenta características análogas a outras etapas do ciclo de vida da mulher. As repercussões no relacionamento do casal, implicam que ambos façam readaptações, a todos os níveis, no sentido de manter ou melhorar a qualidade do relacionamento conjugal e de vida de que desfrutavam. Desenvolvemos um estudo descritivo de abordagem mista em duas fases: na primeira pretendeu-se identificar as representações sociais através da resposta a palavras estímulos: menopausa, climatério, relacionamento conjugal e sexualidade. Na segunda fase pretendeu-se compreender as implicações do climatério no relacionamento conjugal, recorrendo-se ao questionário de auto-preenchimento com utilização das escalas EASAVIC, ISS e WOQOOL (Bref) a 116 casais. Destacamos algum desconhecimento relativamente ao climatério e uma conotação da menopausa associada a disfuncionamento e problemas de saúde. Os indivíduos com idades mais baixas e nível de escolaridade superior apresentam maior qualidade de vida, satisfação sexual e satisfação conjugal. O sexo masculino apresenta melhor qualidade de vida e uma visão mais positiva do casamento. O funcionamento conjugal alvitra (re)ajustes ao longo do tempo de relacionamento conjugal. A forma como cada casal se entrega e vivencia o próprio relacionamento, influência e é influenciado pelas etapas do climatério. Os casais consideram ainda que não têm preparação suficiente para vivenciar saudavelmente esta etapa do ciclo de vida. Investir na formação dos profissionais para uma intervenção individual e culturalmente adequada no processo de transição da menopausa e melhorar a resposta dos serviços de saúde parece um desafio importante na melhoria da qualidade de vida, bem-estar e equilíbrio da mulher e do casal.
- Co-creating a sustainability performance assessment tool for public sector organisationsPublication . Ramos, Tomás B.; Domingues, Ana Rita; Caeiro, Sandra; Cartaxo, Joana; Painho, Marco; Antunes, Paula; Santos, Rui; Videira, Nuno; Walker, Richard M.; Huisingh, DonaldOrganisations are increasingly being pushed to manage, assess and report their sustainability performance, including public sector organisations (PSO). Several approaches were developed to implement sustainability assessments at the organisation level. However, the majority are still for the private sector and are often not supported by active stakeholder involvement. Several PSO have adapted private-oriented models to assess their sustainability performance, which are often not adequate due to public administration, whose main mission is to provide public services. The present work aims at developing a conceptual framework to support PSO and to assess their sustainability performance. The proposed approach is supported by two sustainability performance assessment systems – Formal and Informal Sustainability Performance Assessment. The Formal Sustainability Performance Assessment system, which is the main focus of this paper, consists of a checklist of objectives and practices and a set of twenty-nine (29) performance indicators. An initial proposal was drawn from the literature review and then assessed through a participatory process involving practitioners and academics in semistructured interviews, questionnaire surveys and a collaborative workshop. The Portuguese central public administration was used as a case study. The developed checklist of objectives and practices and related performance indicators will allow PSO to assess and communicate complex information about organisational sustainability. Reference values support the normalization of indicators’ results, and consequently, the comparison of sustainability-related performance between PSO integrated into the context of the Portuguese central public administration. This research contributes to the debate on organisational sustainability assessment and communication, and the importance of selecting and developing sustainability indicators using co-creation processes with key stakeholders.
- Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância?: estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO estudo centra-se na experiência do estudante a distância e na forma como é experienciado e gerido o tempo, bem como a relação dessa gestão com as tecnologias digitais. O universo dos estudantes maduros universitários é ainda pouco estudado quer nos contextos presenciais quer online. A investigação reveste o carácter de um estudo de caso numa universidade a distância, numa abordagem e metodologia mista tendo como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas semidiretivas com a consequente análise triangulada. Os resultados obtidos ainda são preliminares.
- A competencia escrita en español como lingua extranjera en el contexto digital: propusta de invetestigación en una universidad portuguesaPublication . Navas de Pereira, Grauben Helena; Morgado, Lina; Chenoll, AntonioSe presenta un proyecto doctoral circunscrito al área de didáctica de lenguas extranjeras que busca profundizar en la investigación sobre las herramientas digitales utilizadas por estudiantes universitarios de español como lengua extranjera (ELE) en el contexto universitario portugués. Se plantea explorar cómo los estudiantes integran (o no) los recursos lingüísticos digitales al escribir en un contexto digital para mejorar sus textos en el nivel lingüístico. Se propone trabajar con un diseño de investigación cuasiexperimental que proporcionará datos cuantitativos y cualitativos sobre la influencia del uso de tales recursos digitales en sus textos escritos. Esta propuesta de investigación se nutre de los aportes de disciplinas como la lingüística aplicada y análisis de errores e interlengua con el fin de ofrecer un aporte a la didáctica de lenguas extranjeras, particularmente a la promoción de la competencia escrita en español como lengua extranjera en el contexto universitario.