Ciências da Vida / Life Sciences
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Ciências da Vida / Life Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 103
Results Per Page
Sort Options
- Adesão às escolhas alimentares saudáveis: intervenção dos fatores psicológicos modificáveisPublication . Moura, Ana Pinto de; Moura, Ana Pinto deO presente trabalho visa debater, do ponto de vista do consumidor, os principais fatores psicológicos modificáveis que influenciam as escolhas alimentares individuais a favor de uma alimentação saudável, bem como os obstáculos inerentes à sua adesão, particularizando para a realidade portuguesa.
- Alimentação : promoção da saúdePublication . Carapeto, Cristina; Parente, Ana Maria; Trindade, Ana JoséA relação da alimentação saudável com a prevenção da saúde; a evolução da alimentação portuguesa ao longo dos tempos; os principais erros alimentares; o álcool na alimentação. Participação da professora Maria Daniel Vaz de Almeida, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e o dr. Vítor Barros, nutricionista.
- Alimentação : rotulagem e publicidade dos produtos alimentaresPublication . Carapeto, Cristina; Parente, Ana Maria; Trindade, Ana JoséRotulagem de produtos alimentares: rótulo alimentar / rótulo nutricional. Publicidade de produtos alimentares: a publicidade e a saúde, a publicidade dirigida a crianças e a adultos. Participação de Maria Daniel Vaz de Almeida e Pedro Graça, nutricionistas, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
- Alimentação: alimentação de idosos e adolescentesPublication . Carapeto, Cristina; Trindade, Ana José; Parente, Ana MariaA alimentação dos idosos: principais problemas e como corrigi-los. A alimentação dos adolescentes e sua relação com a saúde no presente e no futuro. Participação dos nutricionistas Cláudia Ramos e Pedro Moreira, da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto.
- Assessing the relation between career satisfaction in psychiatry with lifelong learning and scientific activityPublication . Afonso, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Saraiva, Sérgio; Moreira, Cátia Alves; Figueira, Maria LuísaLifelong learning (LLL) is an essential feature for the doctor to keep clinically updated and has been described as an indicator of competence and professionalism. The aim of this study was to evaluate the association between career satisfaction in psychiatry, lifelong learning, and commitment in scientific activities, taking into account other personal and professional effects. The survey was sent to 453 national psychiatrists and 190 surveys (41.9%) were completed online and validated. The Jefferson Scale of Physician Lifelong Learning (JSPLL) was used to assess the level of LLL for each doctor. The results of the analysis of JSPLL showed that participants more satisfied with their career have greater motivation and invest more in the LLL. Furthermore, participants who were more satisfied with their career had a higher percentage of scientific activity in the last year. Multiple linear regression with these two effects in the model revealed a positive association between career satisfaction in psychiatry, LLL and the publication of scientific papers, leading to the main conclusion that satisfaction with a career in psychiatry has a significant correlation with LLL and with involvement in scientific activities.
- Avaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São ToméPublication . António, Dilúvia Boa Morte Viegas d' Abreu; Mendonça, Álvaro Luís Pegado de; António, Meyer Madre de Deus Do Rosário António; Oliveira, Maria Rita Marques de; Moura, Ana Pinto deINTRODUÇÃO: O enriquecimento da alimentação escolar deve ser acompanhado da utilização de produtos agrícolas locais e de baixo custo e que sejam bem aceitos pelas crianças. Em São Tomé e Príncipe, a banana é um dos alimentos mais produzidos, consumidos, e do seu cultivo, existem subprodutos como a lula/flor de bananeira com potencial uso na alimentação. Segundo a Lei n.º 4/2012, Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), para que sejam introduzidos novos ingredientes nos menus escolares, devem ser objeto de testes de aceitabilidade. OBJETIVOS: O objectivo do presente trabalho, foi avaliar a aceitabilidade da introdução e o aproveitamento de lula de bananeira na limentação escolar em São Tomé e Príncipe. METODOLOGIA: foram utilizados os métodos de avaliação sensorial, nomeadamente o teste de escala hedónica facial e duo trio, aonde participaram 106 provadores, sendo o primeiro teste com 92 alunos do ensino básico (6-14 anos) e segundo com 14 mestrandos treinados do Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe. As receitas avaliadas foram aquelas já utilizadas na alimentação escolar sendo, molho de peixe com arroz, salada de feijão e sopa de hortaliças preparadas com as variedades de lula de banana prata e maçã. RESULTADOS: Os resultados revelaram uma aceitabilidade acima do limite mínimo estabelecido pela Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde do Escolar (PNASE) para inclusão de novas receitas, 85% (molho de peixe com arroz: 88%; salada de feijão: 87%; e sopa de hortaliças: 87%). No teste duo trio, não foram observadas diferenças significativas de sabor entre as variedades de lula de bananeira utilizadas (maçã e prata) (Tabela 1). CONCLUSÕES: A inclusão da lula/flor de bananeira nos menus escolares não é apenas uma alternativa economicamente viável, mas também culturalmente respeitosa e com uma aceitabilidade satisfatória dos alunos, representando uma alternativa promissora para enriquecer os menus escolares.
- Body composition, nutritional intake assessment, and perceptions about diet for health and performance: an exploratory study for senior futsal playersPublication . Brum, Sílvia Zambujo; Franchini, Bela; Moura, Ana Pinto deThis study aims to assess the body composition and nutritional intake of senior male futsal players from the II Futsal Division—Azores Series and explore their individual viewpoints regarding the benefits and barriers of healthy eating and performance. Two groups were identified: those who only completed the sociodemographic questionnaire and the anthropometric data (Group 1, n = 48), and those who additionally had their food intake assessed using three 24-h dietary recalls and were interviewed (Group 2, n = 20). Although most of the players have a healthy body composition, those from Group 2 had a significantly higher Body Mass Index, showing that they are under “pre-obesity”, and have a higher percentage of body fat compared to the players from Group 1. Findings from the nutritional intake assessment revealed that players from Group 2 met dietary recommendations for protein, but not for energy and carbohydrate, and they slightly exceeded recommendations for fat. Findings from the interviews revealed that most of these players reported low levels of satisfaction with their sport performance, explained by their deviation from a healthy eating practice in their daily lives. They recognized the need to alter their diets, identifying food items that should be taken and avoided.
- Ciências do consumo alimentar : determinantes da escolha alimentarPublication . Moura, Ana Pinto de; Pereira, Paulo Jorge; Antunes, Ana PaulaPrograma com autoria e apresentação da professora Ana Pinto Moura, docente da Universidade Aberta. Participação de Luís Miguel Cunha, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e de Maria Daniel Vaz de Almeida, professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
- Ciências do consumo alimentar : nutrição e envelhecimentoPublication . Fernandes, Ana Paula; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaPrograma apresentado pela professora Ana Paula Vaz Fernandes, docente da Universidade Aberta, sobre nutrição e o envelhecimento saudável.
- Ciências do consumo alimentar : percepção do risco alimentarPublication . Moura, Ana Pinto de; Pereira, Paulo Jorge; Antunes, Ana PaulaPrograma apresentado pela professora Ana Pinto Moura, docente da Universidade Aberta, sobre segurança e qualidade alimentar, o conceito de risco alimentar e o projeto AGRO 803 (Projeto Agro Consumidor, desenvolvido entre 2003 e 2007). Participação do professor Luís Miguel Cunha, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.