CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
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Browsing CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusivaPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaO presente estudo aborda a relevância das competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas, focando princípios éticos e metodológicos, assim como desafios para uma prática inclusiva. O principal objetivo é analisar como o desenvolvimento de competências interculturais promove uma investigação ética, inclusiva e sensível às especificidades culturais das participantes. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa fundamentada na revisão da literatura sobre esta matéria, contemplando modelos de competência intercultural como os de Deardorff (2009) e de Bennett (2013), cujas abordagens pedagógicas fundamentam a sua aplicação no contexto da investigação científica com mulheres refugiadas. Paralelamente, foram consideradas abordagens teóricas sobre comunicação e diálogo intercultural, o paradigma intercultural, a intersecional idade e ética de representação, estabelecendo-se uma perspetiva crítica sobre dinâmicas de poder e representatividade. A análise evidencia que a adaptação cultural e a aquisição de competências interculturais é determinante para ultrapassar barreiras comunicacionais, estabelecer relações de confiança e evitar a reprodução de estereótipos e desigualdades. Verifica-se que modelos teóricos oferecem ferramentas para a adaptação metodológica e ética na investigação com população etnocultural, promovendo um processo educativo que alerta para a importância de reconhecer e mitigar assimetrias de poder nas interações com as participantes. Conclui-se que a incorporação de competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas é fundamental para garantir a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo uma interpretação mais precisa e contextualizada das narrativas. Esta abordagem não só previne o reforço de eventuais vulnerabilidades, como contribui para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.
- As crianças e a igualdade de oportunidades: riscos múltiplos, necessidades especiaisPublication . Gronita, JoaquimNo Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi oportuno reflectir sobre as políticas de prevenção existentes e do rumo que se perspectiva para as respostas a todas as crianças com necessidades especiais, sem excluir a dimensão preventiva. Isto, sob pena de estarmos a desrespeitar várias Declarações Internacionais de que somos signatários e de não estarmos a proporcionar a igualdade de oportunidades a todas as crianças . A Intervenção Precoce e a Educação Inclusiva são dimensões complementares da construção de uma sociedade inclusiva. As equipas já em funcionamento deverão manter os seus profissionais a fim de garantir a qualidade e a continuidade das relações já estabelecidas com as famílias. Sugere-se no que respeita à organização e gestão da Intervenção Precoce: o A supervisão técnica e exterior à equipa o E como nos aconselhou Bairrão & Almeida, em 2002, “partir das experiências positivas de alguns projectos integrados já existentes e procurar progressivamente alargá-las”, respeitando a diversidade existente. o A homogeneização dos aspectos metodológicos da intervenção, deverá ocorrer da avaliação e investigação, conforme acordo as práticas recomendadas O Estado deverá incrementar uma Avaliação Externa de todo o sistema de Intervenção Precoce por uma estrutura independente, com envolvimento de estabelecimentos do Ensino superior, efectivada num consórcio inter universitário. Todos quantos em Portugal têm contribuído para a implementação de respostas em Intervenção Precoce, no contacto directo com as famílias, já concluíram que esta resposta não se prescreve e também não se concretiza através de o chamado “trabalho com as famílias” que significa “convencer as famílias a fazer aquilo que os profissionais consideram mais adequado”. Constrói-se numa relação de parceria com a família, de acordo com o que ela sente necessário e de acordo com os recursos que consegue activar na comunidade.
- Em busca de uma pedagogia da igualdade: visão e estratégia em Fernanda HenriquesPublication . Pinto, TeresaO projeto "Em Busca de uma Pedagogia da Igualdade", urdido por Fernanda Henriques quando exerceu funções na então Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM) , evidencia exemplarmente a visão prospetiva e o sentido de oportunidade estratégica que dela fazem uma pensadora invulgarmente lúcida na interseção, em cada momento, das suas convicções com as oportunidades mais favoráveis para a sua concretização e logrando delinear caminhos concretos a percorrer. Este projeto deu relevo à formação contínua de docentes em matéria de género, educação e currículo, através de investigações conjuntas entre professoras e professores de Portugal e de Espanha, projetos de escolas que proporcionaram a aplicação de conteúdos e materiais não sexistas, duas Universidades de Verão (Lisboa, 1994; Palência, 1995), várias edições de um curso de formação contínua.
- Entre Nós : Dia Internacional da Mulher 2005Publication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Leão, HelenaPrograma dedicado a Maria de Lourdes Pintasilgo na passagem do Dia Internacional da Mulher, baseado na entrevista a Teresa Joaquim, responsável pelo Mestrado em Estudo sobre as Mulheres da Universidade Aberta, conduzida por Raquel Santos.
- Entre Nós : Dicionário no feminino (séculos XIX-XX)Publication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Antunes, Ana PaulaApresentação do Dicionário no Feminino (séculos XIX-XX), por dois dos investigadores e coordenadores da obra: António Ferreira de Sousa e Maria Emília Stone.
- Entre Nós : Elina GuimarãesPublication . Universidade Aberta; Antunes, Elisa; Ribeiro, IsabelPrograma dedicado a Elina Guimarães mulher notável que se definiu a si própria como feminista, jurista e escritora. Para falar sobre a sua vida e obra convidámos Olga Ribeiro e Helena Campos. Inclui reportagem da exposição evocativa do centenário do nascimento de Elina Guimarães, que esteve patente, em 2004, no Palácio Foz, Lisboa.
- Entre Nós : entrevista a Ana BarradasPublication . Universidade Aberta; Antunes, Elisa; Leão, HelenaRaquel Santos entrevista Ana Barradas, reconhecida voz do feminismo em Portugal, tradutora e autora de vários livros.
- Entre Nós : entrevista a Ana HatherlyPublication . Universidade Aberta; Piedade, Guilherme; Almeida, VítorEntrevista de Raquel Santos à escritora, artista plástica e professora universitária portuguesa, Ana Hatherly. Inclui exposição “Mix Media”, que esteve patente em 2003, na Galeria Diferença, em Lisboa.
- Entre Nós : entrevista a Ana Luísa AmaralPublication . Universidade Aberta; Vaz, Luís Armando; Almeida, VítorEntrevista com a poeta Ana Luísa Amaral.
- Entre Nós : entrevista a Ana VicentePublication . Universidade Aberta; Luder, Luís; Almeida, VítorAna Vicente dá-nos a conhecer a sua obra relacionada com o estudo sociológico das mulheres com destaque para o livro "Arcádia-Notícia de uma Família Anglo-Portuguesa.