CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 674
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem da problemática sexual no deficiente mentalPublication . Ramos, Natália; Serrano, AnaO artigo apresenta, de forma genérica, algumas questões que se colocam na abordagem da problemática da sexualidade na pessoa com atraso mental, apresentando igualmente resultados de investigações sobre a temática, implicações psicológicas e sociais, bem como algumas atitudes e procedimento a ter em conta na abordagem da problemática, a qual exige uma análise integrada, aprofundada e individualizada, adaptada a cada caso específico.
- Para um melhor acolhimento da criança deficientePublication . Ramos, NatáliaO presente trabalho acentua a importância da intervenção precoce na criança deficiente, apresentando algumas considerações que se prendem, sobretudo, com o apoio aos profissionais, e aos pais tendo em vista um melhor acolhimentos da criança deficiente nas instituições de saúde e na família.
- Intervenção comportamental e cognitiva nos comportamentos depressivos da criança e do adolescentePublication . Ramos, NatáliaA abordagem comportamental conceptualiza a depressão em termos multidimensionais, recorrendo a procedimentos e técnicas específicas. Numerosas investigações têm demonstrado a eficácia das psicoterapias comportamentais e cognitivas na diminuição dos comportamentos depressivos e no desenvolvimento psicológico da criança e adolescente. Para além da melhoria de sintomas, elas constituem para a criança e adolescente a aprendizagem de um saber agir face à rejeição, ao insucesso, à perda, à ansiedade, aos comportamentos depressivos. Fornecem instrumentos para aprender a decidir sobre a forma mais oportuna de fazer face aos problemas e dificuldades que se apresentam, proporcionando à criança e adolescente um melhor conhecimento sobre si mesmo, sobre os outros e sobre os factos psicológicos.
- Educação precoce e práticas de cuidados infantis em meio urbanoPublication . Ramos, NatáliaA presente investigação baseia-se numa perspetiva de prevençãp psicológica e social precoce. Debruça-se sobre as representações e comportamentos familiares, particularmente maternais, face aos cuidados e à educação da criança em idade precoce, em meio português urbano, através da análise de várias dimensões, nomeadamente familiares, culturais, sociais e ambientais. A investigação confirma a existência de uma grande variedade de práticas de cuidados infantis, assim como de representações e teorias sobre o desenvolvimento, a saúde e a natureza da criança, as quais respondem às expetativas da cultura e às exigências das condições de vida.
- Projecto de unidade integrada de atendimento à infânciaPublication . Campos, Ana Paula; Dantas, Dália; Gronita, Joaquim; Casaca, Maria da Graça; Ramos, Maria Paula; Fortuna, SílviaA UIAI corresponde assim à tentativa de operacionalizar os princípios contidos na filosofia de base e à procura de resposta integrada e inovadora às necessidades referidas. Em termos da sua estrutura interna podemos referir que esta Unidade inclui 4 Valências de Atendimento: ➢ Serviço Técnico de Intervenção Precoce ➢ Creche 8 ➢ Jardim de Infância ➢ Centro de Animação para a Infância Dentro deste Centro de Animação está ainda prevista a dinamização de um espaço exterior para Campo de Jogos e Espaço de Aventuras. No global as várias Valências são encaradas como um conjunto integrado e articulado, visando os objectivos gerais referidos. No entanto, cada um deles por si, terá uma estrutura própria dado que os âmbitos de intervenção específicos, objectivos, metodologias e recursos têm características próprias. Com este projecto colocamos um desafio às várias entidades no âmbito da saúde, da educação e do social, e à própria Cerci no sentido de ao nível deste Concelho e concretamente deste projecto se materializar a tão desejada articulação de serviços e disponibilização de meios. Na nossa perspectiva, a realidade social não se compadece com a divisão artificial (embora em parte necessária) de sectores de actividade distintos. A procura de solução a problemas desta natureza terá de ser multideterminada sob pena de dispendermos esforços e verbas para não darmos respostas cabais e eficazes. Os problemas são multifacetados as respostas devem-no ser também. Cabe às estruturas que estão no terreno e conhecem de perto a realidade, equacionar os problemas, dinamizar a comunidade, propor soluções.
- Le monde enchanté de l’apaisement et de l’endormissement au PortugalPublication . Ramos, NatáliaDans une perspective ethnopsychologique, interculturelle et comparative, sont présentées des représentations et des pratiques de soins, de protection et de santé aux jeunes enfants dans la famille et la culture portugaises, liés notamment aux rituels et aux soins de maternage pour endormir et apaiser les jeunes enfants.
- Modelos ibéricos de ensino superior a distância no contexto mundialPublication . Carmo, Hermano; Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Barata, Óscar SoaresO presente trabalho tem como objectivo comparar duas organizações de ensino superior a distância, a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) de Espanha e a Universidade Aberta de Portugal, como instrumentos de desenvolvimento de recursos humanos, no contexto global da problemática da educação no mundo contemporâneo e da contribuição dada pelo ensino a distância. Para atingir tal objectivo, o autor adoptou uma estratégia interdisciplinar, com recurso de forma mais frequente às contribuições da Sociologia das Organizações e da Educação e à abordagem sistémica. A dissertação está organizada em três partes distintas, precedidas de uma introdução e seguidas de uma bibliografia consultada e de cinco breves anexos. Na introdução, após situar-se o leitor quanto ao percurso teórico e empírico empreendido pelo autor até chegar ao objecto de estudo, procura-se elucidá-lo sobre as opções metodológicas feitas ao longo da pesquisa bem como das suas principais contribuições e limitações. Na primeira parte (caps. 1 e 2), partindo de uma perspectiva macrossociológica, identificam-se três grandes processos sociais contemporâneos que condicionam a emergência de seis necessidades educativas, tendo procurado demonstrar-se que os sistemas de ensino convencional, só por si, não lhes conseguem dar resposta. Seguidamente, após descrever-se o modo como se desenvolveram os sistemas de ensino a distância, foram identificadas as suas principais contribuições para a resolução de alguns dos problemas educativos referidos. Na segunda parte (caps.3 a 6), a aplicação, a diversos níveis, do modelo de análise organizacional adoptado, permitiu observar, nas suas linhas mestras, dois sistemas de ensino a distância bem diferentes - o espanhol e o português. Na terceira parte, (cap. 7 e conclusão), em jeito de reflexões finais, procurou-se identificar um novo campo de pesquisa no domínio da Sociologia da Educação, o da educação a distância, traçando-lhe os principais contornos e virtualidades. Seguidamente, procedeu-se à síntese do caminho percorrido, a uma análise contrastiva das duas universidades abertas estudadas, procurando-se daí extrair um conjunto de condicionantes estratégicas dos dois modelos.
- D. João e a Máscara de António Patrício : o teatro da palavraPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo incide na problmatização da linguagem amorosa a propósito do texto dramático D. João e a Máscara, publicado em 1924, da autoria de António Patrício.
- As crianças que recorrem à pedopsiquiatriaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daO enfermeiro tem um papel importante com as crianças "perturbadas" papel esse que deverá basear-se essencialmente nas necessidades individuais.
- Dom João Tenório : um estratega da sedução?Publication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo analisa as estratégias de sedução e os tipos de Don Juan na literatura, analisando as diferentes aceções de sedução e as diferentes caracterizações da personagem.