CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Cultura, deficiência e família: abordagem (inter) cultural, de saúde e inclusãoPublication . Ramos, NatáliaO texto analisa e discute representações, estratégias, dinâmicas e processos relativamente ao modo de percecionar, acolher e intervir face à alteridade, à vulnerabilidade e à singularidade humana, nomeadamente à deficiência, na família, na cultura e na sociedade. Destaca-se como essas representações, atitudes, estratégias e políticas, poderão promover o acolhimento, o desenvolvimento, a saúde, os direitos e a inclusão da criança com deficiência e da sua família, ou pelo contrário, favorecer a discriminação, o preconceito, a violência, o sofrimento e a exclusão. Assinala-se a importância do apoio às famílias e aos profissionais que trabalham nesta área, a necessidade de informação, formação e desenvolvimento de competências, estratégias e políticas para um melhor desenvolvimento e acolhimento da criança com deficiência e da sua família, bem como a promoção de cuidados culturalmente competentes, tendo em vista a inclusão e gestão da singularidade humana e da diversidade nas suas múltiplas dimensões.
- Deficiência, cultura, família e migração: desafios e perspetivas de acolhimento e intervençãoPublication . Ramos, NatáliaO texto salienta a importância de analisar representações, processos, competências, estratégias e políticas relativas ao modo de percecionar, acolher, incluir, comunicar e intervir face à alteridade, à vulnerabilidade e à singularidade humanas, designadamente à deficiência e aos seus impactos psicológicos, familiares e societais, sobretudo nas sociedades contemporâneas caracterizadas pelo aumento da multi e interculturalidade, das migrações, da diversidade, da complexidade e de fenómenos de preconceito e exclusão. Acentua a necessidade de melhorar as competências parentais e familiares, de modo a que os familiares/cuidadores da pessoa com deficiência saibam enfrentar os processos psicológicos e situações emocionais e de stresse face ao nascimento de uma criança diferente ou ao surgimento de uma deficiência ao longo da vida e desenvolvam a comunicação e o conhecimento sobre o funcionamento dos serviços, dos apoios e direitos dos indivíduos com deficiência e das suas famílias, nacionais e sobretudo em contexto migratório. Destaca, igualmente, a importância da formação e competências dos diferentes profissionais que trabalham na área da deficiência com famílias nacionais ou culturalmente diferentes, particularmente ao nível das competências comunicacionais, psicológicas, educacionais e culturais. A discriminação, a invisibilidade e o desconhecimento estão na origem de muitas das necessidades sentidas e enfrentadas pelas pessoas com deficiência e suas famílias, sendo necessário desenvolver a investigação, a formação e os apoios nesta área, melhorar a informação e as infraestruturas e promover organizações e serviços mais inclusivos, intervenção que poderá contribuir para superar a ignorância e a exclusão, mudar atitudes e preconceitos, direcionar recursos e aumentar a qualidade e flexibilidade do atendimento, serviços e intervenções. A inclusão da questão da deficiência no discurso político, social e científico contribuirá para dar voz e visibilidade às crianças, jovens e adultos com deficiência, para sensibilizar os decisores políticos e a sociedade em geral para esta problemática, para o incremento de políticas públicas promotoras de desenvolvimento, igualdade de oportunidades, saúde e cidadania e para a construção de sociedades democráticas e inclusivas onde todos participem, dialoguem e coabitem.
- Família e maternidade em contexto migratório e interculturalPublication . Ramos, NatáliaAtravés de uma abordagem multidimensional, intercultural e de género, analisam-se algumas das problemáticas psicossociais, educacionais e de saúde que se colocam às famílias, mulheres e mães em contexto migratório, bem como algumas das estratégias e políticas públicas tendo em vista a integração, desenvolvimento, bem-estar e saúde dos indivíduos e famílias migrantes.
- Intervenção precoce na infânciaPublication . Gronita, JoaquimDepois de uma breve introdução, são apresentados os conceitos de intervenção precoce na infância, procede-se a um enquadramento teórico e perspetiva-se um enquadramento evolutivo das práticas nacionais e internacionais. Por fim, analisam-se as práticas e recomendações inerentes às práticas profissionais de qualidade e, em termos organizacionais, inerentes às respostas sociais implementadas.
- Intervenção social na deficiência: complexidade e trabalho de equipaPublication . Gronita, JoaquimEste capítulo incide sobre a temática da intervenção social na deficiência. Desenvolve uma abordagem concetual sobre o método de intervenção, para depois apresentar perspetivas teóricas da deficiência e modelos de intervenção social. Por último, analisa a complexidade da realidade social e das práticas profissionais, que requerem a colaboração dos profissionais e a introdução de uma dinâmica de trabalho em equipa. Esta operacionalização da intervenção implica a referência a diferentes modelos de trabalho em equipa e a compreensão das caraterísticas do trabalho individual e do trabalho colaborativo, que se carateriza por diferentes padrões de funcionamento.
- Migração, trabalho e cinema documentário: abordagem no contexto europeuPublication . Serafim, José; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaO objetivo deste texto é trazer uma reflexão sobre o binómio migração e trabalho e a sua representação através do cinema documentário. A crise social e política atual, bem como as catástrofes ambientais e os conflitos políticos e armados, como as guerras que o mundo enfrenta na atualidade, sobretudo no contexto europeu com a atual guerra da Ucrânia, reflete-se em estratégias de acolhimento de grandes parcelas da população que deixam o seu país, nomeadamente ucranianos que deixam a Ucrânia invadida pela Rússia, em situação de migração forçada e de refúgio. As imagens da guerra e de pessoas a abandonarem a sua terra natal, a Ucrânia, têm sido frequentes em todos os meios de comunicação social do mundo desde 24 de fevereiro de 2022. Um dos maiores documentaristas da atualidade, o ucraniano Sergei Loznitsas, nas suas obras documentais abordou a questão das lutas e guerras vividas pela população ucraniana, bem como as consequências desastrosas para a população após o fim do conflito, como em Maïdam (2014) e Donbass (2018). Portugal, antes da atual guerra na Ucrânia, contava já com um expressivo número de migrantes ucranianos no seu território, desde a década de 1990 (Ramos, 2007), sendo atualmente esta comunidade de imigrantes a segunda maior no país e este conflito irá aumentar o número de refugiados e emigrantes que se instalarão em Portugal. Alguns filmes documentários realizados em Portugal nestes últimos anos procuram representar a situação vivenciada por migrantes nas suas variantes e/imigração. A título de exemplo, o filme Lisboeta (Sérgio Tréfaut, 2004) visa contribuir para a elaboração de uma reflexão sobre a complexa questão do deslocamento de pessoas que, por razões muito diversas, se veem obrigadas a deixar os seus países de origem em busca de melhores condições de vida em países de acolhimento.
- Polifonia de vozes ou os feminismos como possibilidade de um mundo comum: elas estão (ou não estão) lá?Publication . Joaquim, TeresaCom este texto pretende-se abordar a diversidade de questões colocadas por novos tipos de movimentos de mulheres em particular no contexto democrático da sociedade portuguesa em que (talvez) só agora seja possível o aparecimento de “feminismos hifenizados”, nomeadamente, africanos. Percurso marcado também por omissões, por assimetrias de poder e pela necessidade de questionar qual o tipo de transmissão entre momentos históricos diversos.
- Solidariedade espontânea versus responsabilidade imposta: transferência pelo Estado Português dos encargos na integração de refugiados para a sociedade civilPublication . Costa, Paulo Manuel; Sousa, Lúcio; Bäckström, Bárbara; Magano, Olga; Albuquerque, Rosana; Topa, Joana; Duarte, Vera; Silva, Estefânia; Guerreiro, AnaEste capítulo analisa um momento histórico no processo de acolhimento e integração de pessoas refugiadas em Portugal: a “crise” de refugiados de 2015 e o subsequente processo de recolocação efetuado entre países da União Europeia (EU). A participação de Portugal neste processo só foi possível com o envolvimento de um elevado número de Organizações Não Governamentais (ONG), localizadas em diferentes partes do território nacional e que, na sua maioria, não tinham experiência de trabalho com refugiados. Para compreender como esta participação das organizações decorreu, realizámos um projeto de investigação recorrendo a uma metodologia mista, com a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos. Assim, e para além de entrevistas exploratórias, foi aplicado um questionário online e foram realizadas entrevistas de aprofundamento às organizações envolvidas no acolhimento de refugiados. Foi possível constatar que o Estado português não conseguiu implementar uma política de integração centrada no reconhecimento de direitos e deveres e na criação de condições para o exercício da cidadania, optando antes por uma intervenção determinada pela solidariedade e pelo humanitarismo, com o Estado a assumir o papel de fiscalização da ação das organizações. A dispersão geográfica dos refugiados foi, em larga medida, uma consequência dessa atribuição de responsabilidade às organizações, acabando por não revelar um sentido estratégico específico. A integração das pessoas refugiadas recolocadas não dependeu apenas dos recursos e das competências que cada uma das organizações tinha, mas também da capacidade de cada organização para responder às necessidades de integração das pessoas que acolheram. A inexperiência destas entidades fez com que a sua atividade estivesse centrada em dar resposta aos desafios concretos que lhes foram colocados, pelo que a sua ação não foi utilizada para questionar direta e politicamente a definição de políticas públicas relativas às migrações forçadas.
- O valor das competências interculturais nas equipas das Agências Europeias descentralizadasPublication . Ramos, Natália; Cabaço, JoãoEstivemos dois anos num cenário de pandemia mundial que provocou milhões de óbitos, problemas sociais, economias devastadas, e de repente, quase em ato continuo, entramos num cenário de guerra na Europa, que nos ameaça a todos. No entanto, têm sido as Agências Europeias descentralizadas que, com os seus milhares de funcionários e colaboradores, em trabalho contínuo, têm suportado e influenciado, com conhecimento técnico e científico, as decisões políticas que afetam diretamente os mais de 750 milhões de habitantes na Europa, em matérias como a saúde, segurança, economia, proteção de refugiados, ciência e educação, entre muitas outras. Estas Agências são locais de realidades diárias de multiculturalismo e de grande diversidade de nacionalidades e culturas. Estas organizações são caraterizadas por uma grande diversidade cultural e étnica. Os profissionais destas Agências deverão possuir uma sensibilidade e consciência cultural acrescida, desenvolvendo competências interculturais para uma melhor atuação. Somos constantemente bombardeados de ideias e de manifestações relativas à tolerância, à paz, aos direitos humanos, ao antirracismo, às igualdades de oportunidades, entre tantas outras relacionadas com o multiculturalismo e com as missões prioritárias destas agências, mas também vislumbramos diariamente o outro lado da violência e do conflito multicultural, pelas diversas manifestações de preconceitos, estereótipos, intolerância, racismo, xenofobia, marginalização, exploração e exclusão social, que, apesar de serem “oficialmente” banidas dos diversos serviços e espaços públicos, continuam a manifestar-se de uma forma clara e por vezes sem qualquer tipo de controlo. O objetivo deste artigo foca-se na análise dos diferentes domínios da competência intercultural e nas perceções e importância que estes profissionais dão à mesma, em organizações onde todos têm de cooperar para um objetivo comum. A investigação apresenta dados recentes e originais sobre o objeto da pesquisa, que não se encontra descrito, nem estudado diretamente nas Agências Europeias, revelando e descrevendo fenómenos internos dentro das agências europeias ao nível das componentes da competência intercultural. Podemos encarar a competência intercultural como um processo de desenvolvimento e adaptação aos múltiplos contextos dentro das organizações. O diálogo, a cooperação, a comunicação e a resolução de problemas fazem parte do dia a dia destas organizações, onde a diversidade cultural é um chão comum, daí a possibilidade de se contribuir ainda para uma maior acomodação de boas práticas, para a comunicação e cooperação intercultural dentro e entre organizações, aumentando a sensibilidade e consciência intercultural e a promoção da competência intercultural nas Agências Europeias, onde os cenários europeus e mundiais estão em constante mutação.
