CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 114
Results Per Page
Sort Options
- Social citizenship and motherhoodPublication . Joaquim, TeresaA exclusão ou inclusão das mulheres no espaço publico a partir da sua definição na cultura ocidental a partir do seu estatuto reprodutivo. Na atualidade, homens e mulheres,são definidos na multiplicidade espaços e lugares.
- Etnoteorias do desenvolvimento e educação da criança: uma perspectiva intercultural e preventivaPublication . Ramos, NatáliaNos diferentes grupos socioculturais, sociedades, épocas, culturas, pais e adultos em geral, desenvolvem conceções, crenças, representações, etnoteorias, sobre a criança, o seu desenvolvimento, as suas necessidades, a sua saúde e educação. Estas ideias, teorias dos adultos sobre a natureza e as competências da criança, sobre os seus ritmos de desenvolvimento, sobre as formas de cuidar, educar e proteger a criança, variam no espaço e no tempo, em função dos contextos histórico-sociais e ecológico-culturais e respondem a expetativas e valores culturais, a exigências do quotidiano e das condições de vida das famílias.
- Feminismo ou o aparecimento de (um) "Sujeito" (feminino)Publication . Joaquim, Teresa
- A família nos cuidados à criança e na socialização precoce em Portugal e no Brasil: uma abordagem intercultural comparativaPublication . Ramos, NatáliaNos diferentes países, continentes e culturas, em particular em Portugal e no Brasil, os cuidados de maternagem são fundamentais para a saúde e o desenvolvimento da criança. Eles reúnem o individual e o colectivo, o particular e o universal, a tradição e a modernidade, o estilo proximal e distal de interacção, constituindo a metodologia fílmica e comparativa um suporte fundamental para a análise intercultural dos mesmos.
- Educação matemática, língua materna e língua de escolarização : três linguagens em interacçãoPublication . Moreira, Darlinda
- Que lugar para os estudos empíricos, hoje?Publication . Sequeira, Rosa MariaA vertente dos estudos empíricos que, desde os finais dos anos 1960, participou da renovação dos estudos literários na Alemanha a par da hermenêutica histórica e fenomenológica, respetivamente protagonizadas por Jauss e Iser, nunca chegou a atingir a projeção do projeto hermenêutico. Depois da importância que na época teve o documento apresentado em 1969, “Ansichten einer künftigen Germanistik”, assinado por Robert Jauss, Wolfgang Iser e Siegfried Schmidt, os estudos empíricos ficaram aquém das suas expectativas iniciais, quer na sua ambição de se constituírem como um projeto alternativo e melhor no sentido de ser mais abrangente em relação à hermenêutica, quer até de se afirmarem com uma perspetiva significativa nos novos caminhos dos estudos literários. Este artigo analisa as razões deste facto, discutindo as limitações e virtualidades dos Estudos Empíricos e a sua importância atual.
- Escolas, prisões e aulas de língua estrangeira... becos sem saída?Publication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo discute a força do contexto de ensino-aprendizagem na aula de língua estrangeira que impõe um certo tipo de comunicação regulada com as suas convenções próprias e comportamentos tipificados. Um dos problemas com que a didática de línguas sempre se deparou foi como contemplar o contexto real de comunicação na sala de aula. A abordagem comunicativa tentou ultrapassar este problema, mas embora os seus princípios sejam de difícil contestação, possuem muitas dificuldades de aplicação prática.
- Da noite à luz, o medoPublication . Joaquim, TeresaO texto trata dos medos nas gravidez e como do ponto de vista técnico se tentou/a apagar esses medos como "não racionais"!
- Luce Irigaray: mulher, corpo, pensamentoPublication . Joaquim, Teresa
- Saúde das mulheres:cuidar dos outros, cuidar de siPublication . Joaquim, Teresa