Linguística | Livros / Books
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Browsing Linguística | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Gramática e texto: contextos, usos e propostas didáticasPublication . Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, HelenaEntre 18 e 20 de novembro de 2021, realizou-se a 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Tratou-se de uma edição em formato virtual, por videoconferência, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19, mas que, ainda assim, mobilizou mais de uma centena de investigadores, de diversos países, que participaram com 59 comunicações livres e 6 sessões coordenadas. Desta vez, lançámos aos participantes o desafio de se enquadrarem num dos seguintes eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto"; "Formas e construções – descrições e perspetivas"; "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais"; "Didática e literacia em Gramática e Texto". Os quatro eixos tiveram uma importante expressão, o que se saldou em três dias de produtiva partilha académica. A GRATO 2021 teve, ainda, o privilégio de contar com três conferências plenárias, proferidas por importantes investigadores das áreas da gramática, do texto e do discurso, respetivamente, Sarah de Vogüé, da Universidade de Paris Nanterre (“Variations sur l’opposition fait / opinion: pour un redéploiement des paramètres énonciatifs impliqués et de leur effets grammaticaux”); Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (“Malditas relativas! O uso das subordinadas relativas e a articulação didática língua e texto”); e Johannes Angermuller, da Open University de Londres (“Subjectivity in Discourse. Interpellating ‘Brexiteers’ and ‘Remoaners’ in UK print media”). O elevado número de participações motivou a publicação de dois volumes de textos selecionados: este que agora se apresenta, com 9 artigos, e um dossiê temático da revista Linha D’Água (36/2), intitulado “Estudos em Gramática, Texto e Discurso”, uma edição de agosto de 2023, com 10 artigos (disponível aqui: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p1-4). A todos os autores agradecemos a confiança depositada em nós para a divulgação do seu trabalho.
- L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discoursPublication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle SimõesA obra reúne os textos que foram apresentados no Colóquio Internacional L´implicite dans les langues romanes : langue, texte, discours, que se realizou na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017. Neste volume coligem-se os textos de grande parte dos participantes neste colóquio, colegas, amigos e discípulos da Professora Maria Helena Araújo Carreira, pelo que este volume configura também uma homenagem. A Professora Maria Helena Araújo Carreira é unanimemente respeitada como pilar fundamental nos estudos de língua, literatura e cultura portuguesas, no mundo, tendo sabido superiormente ampliá-los, compará-los e contrastá-los com os estudos em línguas românicas, sendo capaz de reunir pessoas de todas as latitudes que se dedicam a este campo transdisciplinar, como aqui fica inequivocamente testemunhado.
- Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil)Publication . Batoréo, HannaO livro intitulado Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, Aplicações e Diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil), publicado em versão de E-book pela Universidade Aberta, surge a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito do núcleo de investigação do Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM (durante a sua vigência entre 2017 e 2020), ancorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). O livro é constituído por dezassete artigos da autoria de 15 investigadores portugueses, brasileiros e uma pesquisadora polaca, que trabalham no âmbito da área abrangente da Linguagem e Cognição. Segundo esta abordagem teórica, defende-se que a Linguagem é uma capacidade cognitiva humana em interacção com as outras capacidades cognitivas existentes (tais como, por exemplo, a percepção, atenção, memória, etc.), constituindo um meio de conhecimento em ligação com a experiência humana do mundo e abrangendo tanto a linguagem verbal como a não-verbal (p. ex., gestual, pictórica e multimodal). Os trabalhos reunidos focam o estudo da Língua Portuguesa na sua qualidade de uma língua pluricêntrica, observada e analisada em multiplicidade de registos, contextos sociais e culturais diferenciados, bem como níveis e tipos de variação linguística. Dado o carácter luso-brasileiro do grupo de investigadores reunidos, a pesquisa nele desenvolvida centra-se, predominantemente, nas Variedades Dominantes (VD) de carácter nacional: o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). Os dezassete artigos do livro estão organizados em duas partes: uma de carácter teórico e a outra de carácter aplicado. A parte teórica é intitulada Cognição e Linguagem: Propostas e abordagens teóricas e abrange os três primeiros capítulos, num total de oito artigos, que focam a Linguística Cognitiva e a Linguística Cultural, as interligações efectuadas por estas com a Linguística Funcional e a Pragmática Linguística, bem como com a área da Literatura. A segunda parte do livro, de carácter aplicado, tem por título Linguística Cognitiva: Aplicações, Pontes e Diálogos e abrange, igualmente, três capítulos, com nove artigos, que pretendem promover a interacção interdisciplinar não só com outras áreas da Linguística, mas também com a Comunicação Multimodal, Literatura e Tradução. O livro conta, ainda, com a Introdução, da autoria da coordenadora do projecto, e com o Prefácio, este de uma especialista brasileira em Linguística Cognitiva de renome internacional.
- Vozes que moldam Abril: os discursos presidenciais na celebração da RevoluçãoPublication . Marques, Maria Aldina; Ramos, Rui; Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Pinto, Rosalice; Seara, Isabel; RosaliceVozes que moldam Abril pretende assinalar o cinquentenário de Abril, na atenção aos discursos presidenciais comemorativos da Revolução. A pertinência e importância desta investigação de base linguística assenta no pressuposto de que os discursos não são mero espelho do mundo, transparentes, antes são modos particulares de o construir. Não se pode dissociar o que o Presidente diz dos modos (linguísticos, discursivos) como o diz, dos contextos em que o diz. Analisar como são construídos os discursos presidenciais de celebração do 25 de Abril é um contributo fundamental para a compreensão dos usos e funcionamento da língua, mas também da recente História de Portugal.