Linguística | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Linguística | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Géneros textuais, oralidade e escrita no discurso académico: conceptualizações e contextosPublication . Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Marrengula, Emília; Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Faquir, Osvaldo; Sitoe, MartaA língua constitui-se em discurso ao ser utilizada num contexto. Nessa utilização, procura alcançar objetivos sociocomunicativos ligados aos diferentes campos da atividade humana. Não constitui somente um instrumento, um instrumento de comunicação, mas consiste num elemento estruturante das nossas vivências, configurando e reconfigurando a própria atividade social. Nesta, expressa e constrói o conhecimento, o posicionamento e a atuação do sujeito, em interação com os outros, ou seja, integrado numa comunidade. A comunidade em que o sujeito se integra faculta-lhe o domínio do sistema da língua, oral e escrita, e também padrões da sua organização em texto e em discurso. Estes padrões estão associados à sua utilização nos diversos contextos para alcançar finalidades. A apropriação desses padrões faz-se ou consolida-se, de forma geral, pela própria participação nas (sub)comunidades em que são utilizados. A essa dimensão, junta-se uma outra: a aprendizagem explícita proporcionada pela escola. A análise e descrição do discurso serve de base à aprendizagem escolar, relativa ao conhecimento do próprio discurso. Contudo, esta aprendizagem não se circunscreve à capacidade de enunciação das características encontradas e aprendidas. O seu alcance estende-se à própria atuação, ou seja, à concretização na comunidade da utilização da língua. Deste modo, a aprendizagem e as conceptualizações que estão na sua base projetam novamente o discurso para a comunidade. O papel das conceptualizações é, assim, relevante, nas duas dimensões: para construir o conhecimento e para mobilizar esse conhecimento em novas utilizações. O presente livro incide sobre as dimensões referidas: a sistematização ou organização do conhecimento por meio da conceptualização e a análise de concretizações do discurso, em contextos específicos, tendo como finalidade alargar e configurar essa utilização, segundo novas potencialidades.
- Gramática e texto: contextos, usos e propostas didáticasPublication . Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, Rute; Gonçalves, Matilde; Topa Valentim, HelenaEntre 18 e 20 de novembro de 2021, realizou-se a 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Tratou-se de uma edição em formato virtual, por videoconferência, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19, mas que, ainda assim, mobilizou mais de uma centena de investigadores, de diversos países, que participaram com 59 comunicações livres e 6 sessões coordenadas. Desta vez, lançámos aos participantes o desafio de se enquadrarem num dos seguintes eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto"; "Formas e construções – descrições e perspetivas"; "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais"; "Didática e literacia em Gramática e Texto". Os quatro eixos tiveram uma importante expressão, o que se saldou em três dias de produtiva partilha académica. A GRATO 2021 teve, ainda, o privilégio de contar com três conferências plenárias, proferidas por importantes investigadores das áreas da gramática, do texto e do discurso, respetivamente, Sarah de Vogüé, da Universidade de Paris Nanterre (“Variations sur l’opposition fait / opinion: pour un redéploiement des paramètres énonciatifs impliqués et de leur effets grammaticaux”); Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (“Malditas relativas! O uso das subordinadas relativas e a articulação didática língua e texto”); e Johannes Angermuller, da Open University de Londres (“Subjectivity in Discourse. Interpellating ‘Brexiteers’ and ‘Remoaners’ in UK print media”). O elevado número de participações motivou a publicação de dois volumes de textos selecionados: este que agora se apresenta, com 9 artigos, e um dossiê temático da revista Linha D’Água (36/2), intitulado “Estudos em Gramática, Texto e Discurso”, uma edição de agosto de 2023, com 10 artigos (disponível aqui: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p1-4). A todos os autores agradecemos a confiança depositada em nós para a divulgação do seu trabalho.
- História do português brasileiro: trajetórias e perspectivasPublication . Martins, Marco; Coelho, Izete; Osório, Paulo; PauloEsta coletânea reúne temas relacionados com a história linguística e sociocultural do Português Brasileiro, considerando aspetos relacionados com o desenvolvimento sócio-histórico do português do/no Brasil. A publicação traz a público o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Projeto 3 – “História do português brasileiro: desde a Europa até a América” – da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL).
- L’implicite dans les langues romanes: langue, texte et discoursPublication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle SimõesA obra reúne os textos que foram apresentados no Colóquio Internacional L´implicite dans les langues romanes : langue, texte, discours, que se realizou na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017. Neste volume coligem-se os textos de grande parte dos participantes neste colóquio, colegas, amigos e discípulos da Professora Maria Helena Araújo Carreira, pelo que este volume configura também uma homenagem. A Professora Maria Helena Araújo Carreira é unanimemente respeitada como pilar fundamental nos estudos de língua, literatura e cultura portuguesas, no mundo, tendo sabido superiormente ampliá-los, compará-los e contrastá-los com os estudos em línguas românicas, sendo capaz de reunir pessoas de todas as latitudes que se dedicam a este campo transdisciplinar, como aqui fica inequivocamente testemunhado.
- Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil)Publication . Batoréo, HannaO livro intitulado Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, Aplicações e Diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil), publicado em versão de E-book pela Universidade Aberta, surge a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito do núcleo de investigação do Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM (durante a sua vigência entre 2017 e 2020), ancorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). O livro é constituído por dezassete artigos da autoria de 15 investigadores portugueses, brasileiros e uma pesquisadora polaca, que trabalham no âmbito da área abrangente da Linguagem e Cognição. Segundo esta abordagem teórica, defende-se que a Linguagem é uma capacidade cognitiva humana em interacção com as outras capacidades cognitivas existentes (tais como, por exemplo, a percepção, atenção, memória, etc.), constituindo um meio de conhecimento em ligação com a experiência humana do mundo e abrangendo tanto a linguagem verbal como a não-verbal (p. ex., gestual, pictórica e multimodal). Os trabalhos reunidos focam o estudo da Língua Portuguesa na sua qualidade de uma língua pluricêntrica, observada e analisada em multiplicidade de registos, contextos sociais e culturais diferenciados, bem como níveis e tipos de variação linguística. Dado o carácter luso-brasileiro do grupo de investigadores reunidos, a pesquisa nele desenvolvida centra-se, predominantemente, nas Variedades Dominantes (VD) de carácter nacional: o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). Os dezassete artigos do livro estão organizados em duas partes: uma de carácter teórico e a outra de carácter aplicado. A parte teórica é intitulada Cognição e Linguagem: Propostas e abordagens teóricas e abrange os três primeiros capítulos, num total de oito artigos, que focam a Linguística Cognitiva e a Linguística Cultural, as interligações efectuadas por estas com a Linguística Funcional e a Pragmática Linguística, bem como com a área da Literatura. A segunda parte do livro, de carácter aplicado, tem por título Linguística Cognitiva: Aplicações, Pontes e Diálogos e abrange, igualmente, três capítulos, com nove artigos, que pretendem promover a interacção interdisciplinar não só com outras áreas da Linguística, mas também com a Comunicação Multimodal, Literatura e Tradução. O livro conta, ainda, com a Introdução, da autoria da coordenadora do projecto, e com o Prefácio, este de uma especialista brasileira em Linguística Cognitiva de renome internacional.
- Mundos em mudançaPublication . Moutinho, Lurdes de Castro; Gómez Bautista, Alberto; Rebelo, Helena; Salema, Luís; Roberto, Maria Teresa; Osório, Paulo; Coimbra, Rosa Lídia; Lima, Rosa Maria; Flores Pérez, Tamara; TamaraNos dias 20, 21 e 22 de julho de 2022, realizou-se no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal, o Congresso Internacional Mundos em Mudança, que reuniu investigadores de diferentes áreas científicas, Literatura, Linguística e Cultura, com o objetivo de refletirem, em conjunto, sob diversas temáticas, cujo tema agregador foi mundos em mudança. O evento incidiu sobre as causas subjacentes às mudanças que vão ocorrendo nas línguas, nas culturas e no mundo em geral. Este questionamento sobre o papel dessa diversidade na construção do pensamento contemporâneo, a visão do outro e a imagem que cada cultura constrói de si mesma, com os dilemas e desafios que coloca a diversidade linguística e cultural ou o seu desaparecimento, foram também objeto de análise neste encontro, já que nos devem merecer uma atenção permanente e aprofundada. O volume inclui textos de duas conferências e de diversas comunicações orais após terem sido submetidos a uma revisão científica cega por pares. As temáticas abordadas situam-se nos domínios da Linguística, da Literatura, da Cultura ou de outras áreas relacionadas.
- Vozes que moldam Abril: os discursos presidenciais na celebração da RevoluçãoPublication . Marques, Maria Aldina; Ramos, Rui; Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Pinto, Rosalice; Seara, Isabel; RosaliceVozes que moldam Abril pretende assinalar o cinquentenário de Abril, na atenção aos discursos presidenciais comemorativos da Revolução. A pertinência e importância desta investigação de base linguística assenta no pressuposto de que os discursos não são mero espelho do mundo, transparentes, antes são modos particulares de o construir. Não se pode dissociar o que o Presidente diz dos modos (linguísticos, discursivos) como o diz, dos contextos em que o diz. Analisar como são construídos os discursos presidenciais de celebração do 25 de Abril é um contributo fundamental para a compreensão dos usos e funcionamento da língua, mas também da recente História de Portugal.
