Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem às boas práticas de consumo sustentável com alunos do 3º ciclo e suas famíliasPublication . Carvalheiro, Maria de Fátima Gonçalves; Caeiro, SandraO consumo desmesurado das últimas décadas é apontado como um dos principais fatores do aquecimento global. Para que haja hipóteses de reverter as suas consequências, ou pelo menos minimizá-las, torna-se imprescindível que sejam alterados os atuais hábitos de consumo. A fim de atingir esse objetivo, torna-se necessário envolver as empresas, instituições, assim como a sociedade em geral. É também crucial transmitir-lhes informações e dar-lhes conhecimentos, salientando o que devem fazer e as razões porque o devem fazer. No intuito de se poder contribuir para as alterações dos hábitos de consumo da população em geral, relativamente aos padrões atuais, nada melhor do que envolver e motivar os jovens para tentar corrigir esses comportamentos. É neste contexto que o consumo sustentável se tornou num tema incontornável que está cada vez mais presente nas preocupações de quem se dedica ao estudo do desenvolvimento sustentável. Assente nesses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto de “sensibilização para a diminuição de consumos excessivos”, com alunos do 3.º ciclo, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade de uma escola no concelho de Palmela (Setúbal). Através de várias ações, tentou-se implementar e aprofundar com os alunos, a tomada de consciência sobre os consumos desmesurados dos dias de hoje. Conseguiu-se como resultado, promover o interesse e a vontade de desenvolver conhecimentos e competências necessárias à sua formação como cidadãos, capazes de participarem ativa e civicamente nas tomadas de decisão na vida pública. O projeto foi baseado numa metodologia investigação-ação que contemplou atividades realizadas pelos alunos, algumas das quais em conjunto com as respetivas famílias. Foi essencial para se aprofundarem conhecimentos de temas como a sustentabilidade, a economia circular, o desenvolvimento sustentável e a evolução do consumo; foi ainda possível desenvolverem capacidade de reflexão e de espírito crítico e também, as competências necessárias para agirem ativamente na redução dos consumos, adotando comportamentos de estilos de vida mais sustentáveis, através de escolhas mais conscientes. As propostas que os alunos fizeram para estilos de vida mais sustentáveis nas suas Famílias, na Escola e no Concelho, mostraram que não só estão disponíveis para reduzir consumos, mas também para serem cidadãos ativos nas ações comunitárias imprescindíveis às mudanças que urgem.
- Aferir o nível de sustentabilidade na gestão de resíduos urbanos na Ilha do FaialPublication . Mateus, Guida do Carmo Alexandre Coelho; Martinho, Ana PaulaA existência de uma lixeira na ilha do Faial até meados de 2017 motivou o desenvolvimento deste projeto que tem como objetivo “Avaliar o nível de sustentabilidade na gestão dos resíduos urbanos no Faial”. Para responder à questão norteadora do projeto desenvolveu-se uma investigação-ação. Fez-se um levantamento do Estado da Arte, caracterizou-se, os Sistemas em Baixa e em Alta, os indicadores de desempenho avaliados pela ERSARA para os mesmos sistemas. Utilizou-se uma metodologia mista, numa fase inicial qualitativa, seguida de uma abordagem quantitativa, com os dados analisados estatisticamente para validação das conclusões, consolidando uma visão abrangente sobre o impacto e a eficácia da gestão de resíduos urbanos (RU) na promoção da sustentabilidade e circularidade na ilha do Faial. Realizou-se uma análise comparativa entre os indicadores utilizados pela ERSAR de 4.ª geração a nível nacional com os regionais utilizados pela ERSARA ainda de 2.ª geração mostrando-se fundamental a atualização do quadro regulatório para atender às metas da monitorização, sustentabilidade e circularidade. Para conhecer a perceção dos habitantes sobre a gestão dos RU desenvolvida na ilha do Faial, recorreu-se a um inquérito por questionário. Difundiram-se 200 inquéritos por quesonário, validaram-se 140, obteve-se uma taxa de resposta de 70% e foram abrangidas as 13 freguesias da ilha do Faial. Percecionou-se a opinião da população em questões abertas: Sugestões, Problemas e Ações e conheceu-se as práticas efetuadas pelos respondentes. Em termos gerais, as informações recolhidas permitiram, identificar desafios únicos em contextos insulares. O modelo que combina os Sistemas em Baixa e em Alta, mostrou-se eficaz. Identificaram-se lacunas de informação, evidenciou-se a necessidade de fortalecer a educação ambiental na promoção da prevenção e redução da produção de RU. Espera-se que o Faial continue a progredir rumo à economia circular, servindo como um modelo de adaptação inteligente e eficiente em contextos insulares. A gestão integrada dos RU, garante o bem-estar ambiental e a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras, consolidam o papel da ilha do Faial como referência na gestão sustentável de resíduos urbanos.
- Aplicação de uma ferramenta de análise de ciclo de vida no planeamento da gestão integrada de resíduos urbanos : estudo de caso da LiporPublication . Ferreira, Alexandre Ventura Miranda; Martinho, Ana Paula; Caeiro, SandraA utilização da metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV), como ferramenta de apoio à tomada de decisão e à avaliação dos impactes gerados, tem adquirido cada vez mais importância como uma metodologia objetiva e fiável. Com base neste pressuposto, o principal objetivo deste estudo consiste em aplicar uma metodologia de ACV à gestão de resíduos, tendo como referência o estudo de caso da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Este trabalho teve como base a análise ambiental aos impactes gerados pelo Sistema Integrado de Gestão de Resíduos (SIGR) da Lipor, analisando-se o desenvolvimento de dois cenários, tendo em consideração as orientações e metas definidas no atual Plano Estratégico de Resíduos Urbanos (PERSU). Nesta investigação foram utilizados dois softwares: LCA-IWM - Life Cycle Assessment Integrated Waste Management e o WAMPS - Waste Management Planning System. Através do software LCA-IWM, desenvolveu-se uma previsão para a produção de resíduos para o ano de 2020. Os resultados obtidos em ambos os softwares foram analisados e comparados tendo em consideração 4 categorias de impacte: aquecimento global, acidificação, eutrofização e formação de foto oxidantes. Concluiu-se neste trabalho, dentro das limitações estabelecidas e independentemente do software utilizado, que o cenário em que são atingidas as metas definidas no PERSU 2020 é aquele que apresenta um melhor desempenho ambiental. Com o objetivo de apresentar os principais resultados obtidos neste trabalho, desenvolveu-se um grupo focal, em que participaram técnicos e especialistas que trabalham na Lipor, pretendendo-se com esta metodologia participativa disseminar o conhecimento resultante deste trabalho e obter feedback relativamente aos resultados obtidos e às ferramentas de ACV utilizadas.
- Avaliação da comunicação da sustentabilidade em relatos integrados: um estudo de caso no BrasilPublication . Godoi, Wagner da Costa; Caeiro, Sandra; Jacquinet, MarcEsta dissertação apresenta um trabalho de pesquisa que visa analisar, em uma amostra, a comunicação sobre a sustentabilidade em Relatos Integrados (RI) de organizações no Brasil. O objeto deste trabalho é avaliar se nestes relatos as informações financeiras e não financeiras são tratadas de forma holística e com a mesma importância, e como esta evidenciação de informações permite o relato da sustentabilidade em seus aspetos económicos, sociais e ambientais. Na revisão de literatura foi possível identificar outros trabalhos que realizaram análises semelhantes, dos quais muitos destes evidenciam que o enquadramento do relato integrado demonstra ter grande potencial para a comunicação da sustentabilidade tornando-a importante para avaliações estratégicas por parte das empresas. Apesar desta condição estas pesquisas evidenciam que ainda há uma tendência a valorização das informações económicas, em detrimento das informações sociais e ambientais. O trabalho analisa os relatos integrados de uma amostra, que relaciona empresas do setor privado, setor público e de economia mista, em três fases: Leitura dos relatos integrados que compõem a amostra, grelha de avaliação respondida por gestores e, por fim, o método Analytic Hierarchy Process (AHP – Processo Analítico Hierárquico), que permitiu trabalhar a informação recolhida, de forma a determinar o grau de importância da comunicação da sustentabilidade. A análise da hierarquia foi pautada sobre os pilares da sustentabilidade, portanto alinhadas aos aspetos económicos, sociais e ambientais, desta forma a compreender se há diferenças substanciais no tratamento e divulgação de aspetos financeiros e não financeiros representados pelos capitais do enquadramento do RI, o que permitiu compreender o quanto organizações dedicaram para os aspetos sociais, ambientais e económicos na comunicação de suas informações sobre sustentabilidade. Através destas avaliações foi possível confirmar pesquisas anteriores, que destacam uma maior atenção aos stakeholders interessados em informações financeiras. Os resultados apontam que os RI analisados, na amostra, ainda são um instrumento que mais prioriza a informações económicas, com menor valorização dos capitais que abordam recursos naturais, humanos e intelectuais, o que corrobora com estudos apresentados na revisão da literatura que encontraram a mesma tendência. No entanto, os resultados também permitem avaliar que este enquadramento pode ser utilizado para comunicar, com qualidade, sobre a sustentabilidade a ainda auxiliar para que esta seja utilizada para apoio das decisões estratégicas da empresa, desde que o RI esteja adequadamente estruturado e a considerar os impactos sociais e ambientais como fatores decisivos na gestão destas organizações.
- Avaliação da sustentabilidade da gestão de resíduos sólidos urbanos e participação de atores chave nas propostas de melhorias: caso de estudo município de Manaus – AMPublication . Oliveira, Daniel Rodrigues de; Martinho, Ana PaulaA gestão dos resíduos sólidos urbanos constitui uma necessidade humana básica, sendo também considerada um direito, ao lado da provisão de água potável, abrigo, alimentos, energia, transporte e comunicações. O aumento da população mundial agrava a produção de resíduos sólidos urbanos, uma problemática ampla da sociedade e um desafio de grandes proporções para os gestores públicos. Deficiências na gestão dos resíduos sólidos urbanos podem acarretar danos à sociedade e ao meio natural, causando riscos não desejados às comunidades, problemas de saúde pública e de ordem social, estética, econômica e administrativa. O objetivo principal da investigação foi analisar como é realizada a gestão de resíduos sólidos urbanos na cidade de Manaus e se esta pode ser uma gestão integrada de resíduos que promove o desenvolvimento sustentável. Para isso, promoveu-se uma investigação bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas, aplicação da Matriz de Indicadores de Sustentabilidade para a Gestão dos resíduos sólidos urbanos, aferição do Nível de Sustentabilidade existente, levantamento dos problemas presentes, realização de um Grupo Focal com a participação dos principais atores envolvidos para validar a pesquisa e obter sugestões de melhoria para aperfeiçoar a gestão dos resíduos sólidos urbanos de Manaus como integrada e que promova o desenvolvimento sustentável. Os elementos caracterizadores da Gestão Integrada estão presentes, porém, é necessário implementar medidas que elevem o nível de sustentabilidade existente, principalmente quanto a não geração de RSU, redução, reaproveitamento e reciclagem. A Matriz de Indicadores de Sustentabilidade desenvolvida por Santiago e Dias (2012) mostrou-se viável para a avaliação da sustentabilidade da GRSU no município de Manaus e para ser utilizada pelos gestores como ferramenta de planejamento estratégico. A metodologia participativa contemplou as principais preocupações dos atores chave e reforçou a importância de se incluir as partes interessadas na formulação das políticas públicas.
- Biodiversidade em ambiente urbano, espaços verdes urbanos e sustentabilidade: caso de estudo da cidade de Maputo em MoçambiquePublication . Miguel, Cornélio Coelho; Nicolau, Paula BacelarO Município de Maputo, localizado no sul de Moçambique, tem uma superfície de cerca de 347 km2, uma população estimada em 1.127.565 habitantes, e está em desenvolvimento com a implantação de infra-estruturas urbanas constituídas por serviços básicos indispensáveis. O desenvolvimento urbano diminui as áreas de ocorrência da biodiversidade e espaços verdes, elementos fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dos cidadãos através dos serviços de ecossistemas. A presente pesquisa foi realizada com o objectivo de compreender como é que o Município e Munícipes da Cidade de Maputo valorizam a biodiversidade e os espaços verdes para garantir a sua sustentabilidade e benefício para as gerações actuais e vindouras. Os dados foram recolhidos por amostragem não probabilística, isto é, por conveniência e bola de neve, com aplicação de inquéritos por entrevista a 132 pessoas, das quais 38 mulheres, entre conservacionistas, agricultores, militares, religiosos e cidadãos comuns. Foi também feita pesquisa bibliográfica e observação de campo. Com os dados recolhidos seguiu-se a análise de conteúdo e sistematização em tabelas (Excel) sendo produzidos os respectivos gráficos. Os resultados da pesquisa revelaram que a composição actual da biodiversidade nos espaços verdes é constituída por plantas autóctones e exóticas. Dos entrevistados, 87% não tem conhecimento sobre as plantas existentes e os critérios usados para manter e conservar os espaços verdes e a biodiversidade. Quanto às estratégias para conservar e manter os espaços verdes e biodiversidade urbana, 57% dos entrevistados não tem conhecimento, embora 43% tenham reconhecido iniciativas individuais, colectivas e institucionais. Os entrevistados mostraram ter conhecimento dos valores da biodiversidade / serviços de ecossistema de regulação, estético, cultural e educacional, aprovisionamento e de suporte, com percentagens que variaram de 60 a 92%. à Das causas percecionadas a conservação da biodiversidade, destacaram-se, a falta de conhecimento (38%), o crescimento da população humana (37%), poluição e saneamento do meio deficiente (30%), governação, políticas e recursos humanos (26%). Relativamente as propostas para melhorar a conservação e manutenção dos espaços verdes e biodiversidade, os inquiridos sugeriram a elaboração de uma estratégia de comunicação e sensibilização (69%), o restauro da vegetação autóctone (59%), e a melhoria da governância e das políticas ambientais (40%).
- A biodiversidade vista pelas comunidades locais na Reserva Especial de Maputo, MoçambiquePublication . Nunes, Maria José de Almeida; Alves, Fátima; Nicolau, Paula BacelarEm Moçambique, a sobrevivência de grande parte da população depende maioritariamente da agricultura de subsistência e da biodiversidade. Esta dissertação pretende investigar de que forma as comunidades locais se relacionam com a biodiversidade na Reserva Especial de Maputo (REM), com a finalidade de compreender como entendem, explicam e como lidam com a biodiversidade e os serviços de ecossistema que ela fornece. Definiu-se como estudo de caso exploratório a Reserva Especial de Maputo, onde, apoiadas numa metodologia qualitativa assente em entrevistas, procuramos compreender de que forma as comunidades locais tiram partido da biodiversidade, compreendem e valorizam os serviços que ela fornece. Pela importância que a gestão e conservação desta área geográfica assume, a compreensão das perceções da equipe fiscal da REM, bem como da Administração da Reserva afiguram-se importantes, pelo que o nosso estudo a elas também se dirige. Com base nas observações efetuadas e nas informações recolhidas junto destas comunidades e agentes da fiscalização e gestão da reserva procurámos caracterizar e descrever as perceções e as práticas em torno da reserva natural numa primeira fase, para de seguida identificarmos as lógicas leigas subjacentes, ou seja as racionalidades leigas, enquanto formas de produzir sentidos e significados em torno da biodiversidade e sua preservação, seu uso ambiental, socioeconómico e cultural.
- Cidadania ambiental ativa de jovens na prevenção de resíduos: um estudo de caso em cursos profissionaisPublication . Rosário, Patrícia Rosália Ferreira do; Martinho, Ana PaulaO presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de Cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. O projeto colocou estes jovens no centro de todas as dinâmicas, realizaram pesquisas bibliográficas, refletiram sobre os seus hábitos de consumo, debateram, formularam opiniões, partilharam ideias e experiências, desenvolveram ações que eles próprios planearam, definiram medidas de prevenção de resíduos para diferentes contextos e, por último avaliaram o próprio projeto. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate e de vídeos, foi também aplicada a metodologia pesquisa-ação e a realização de um workshop, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Para melhor compreender os interesses e ações dos jovens foi feita uma abordagem qualitativa com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade.
- Concepção de materiais pedagógicos interactivos para jovens sobre a biodiversidade do Parque Natural da Ria FormosaPublication . Martins, Ana Paula Correia; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, SandraA sociedade actual está cada vez mais consciente de que a diversidade de problemas de pobreza, saúde, esgotamento de recursos e catástrofes naturais, entre outros, está interligada com questões ambientais e sustentabilidade. Este facto é evidente nos alertas da comunicação social, nas preocupações veiculadas pelas organizações não governamentais ou pela própria sociedade civil, nas políticas dos países que cada vez mais se uniformizam para uma abordagem integrada, “sem fronteiras”, para a defesa do mundo comum. Contudo, para que este novo paradigma possa funcionar o cidadão deve estar informado, consciente das problemáticas que o assolam e dispor das competências necessárias para ser um sujeito activo de mudança. Este trabalho é um contributo para a consciencialização e aquisição de conhecimentos sobre biodiversidade junto de públicos infanto-juvenis. Toda a pesquisa realizada e os seus resultados servirão de fundamento à construção de materiais pedagógicos digitais. Estes materiais querem-se democráticos e portanto acessíveis a todos num espaço Web. Neste sentido, fez-se uma travessia pelas temáticas que se considera poderem dar consistência às decisões tomadas em relação às metodologias, aos formatos e à adequação dos materiais pedagógicos interactivos por conteúdos aos níveis etários. Essencial neste processo: 1. abordar a biodiversidade nos seus aspectos gerais centrando-nos depois nos valores do Parque Natural da Ria Formosa tomando, por fim como estudo de caso, a zona entre marés ou habitat intertidal; 2. pesquisar sobre os espaços de aprendizagem Web e metodologias aconselhadas para a construção de hiperdocumentos, enquanto objectos de aprendizagem de ambientes online; 3. identificar a teoria de aprendizagem mais adequada no âmbito da construção de hiperdocumentos e seus fundamentos teóricos; 4. perceber o papel da educação ambiental abordando a educação como percurso indispensável para a tomada de consciência e aquisição de competências. Este tema remete para os espaços onde a educação se implementa pelo que nos interessaram os aspectos ligados à educação formal e não formal e a necessidade de transversalidade deste campo relativamente à formação ao longo da vida e aos diferentes públicos. Não poderemos deixar de falar de como o formal e o não formal se articulam e complementam para atingir uma meta comum definida pelos principais documentos orientadores da educação ambiental – cidadãos comprometidos em encontrar soluções para as problemáticas com que se confrontam; 5. pesquisar qual o tipo de adequação que os materiais didácticos deverão ter para o público-alvo através da aplicação de questionários a professores e sua análise. Os professores para além de elementos fundamentais na identificação da adequação dos materiais constituem um grupo de potenciais mediadores na utilização dos recursos pedagógicos finais; 6. finalmente é proposto um modelo para o desenvolvimento de um hiperdocumento para um dos habitats do PNRF em que explanaremos o modo como os materiais se disporão no ambiente de aprendizagem e como poderão ser usados.
- Conservação da biodiversidade urbana: contributos para a cidade de ChavesPublication . Fachada, Marco António B. S.A maioria da população mundial vive em áreas urbanas, havendo uma competição pelo espaço e pelos recursos, entre a cidade e o espaço rural e natural envolvente e dentro das próprias cidades. Isto acarreta perdas de ecossistemas e habitats vitais para espécies vegetais e animais, pondo em causa a própria biodiversidade. Há compromissos para aplicação a nível nacional, mas também a nível local: Convenção sobre a Diversidade Biológica, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Estratégia da Biodiversidade da UE para 2030 ou Agenda21Local. No contexto urbano, as ações de cariz local são particularmente relevantes pela proximidade dos órgãos de decisão ao território e pelo impacto mais rapidamente sentido nos espaços e cidadãos. Procura-se contribuir para os estudos sobre metodologias de avaliação de biodiversidade urbana, ainda pouco frequentes na Europa. Este trabalho propõe-se estudar a biodiversidade urbana de Chaves, cidade de pequena dimensão numa região tradicionalmente agrícola do Norte de Portugal, elaborando recomendações de intervenção pública e privada, que salvaguardem a biodiversidade. Partimos da metodologia que fundamenta a aplicação do Índice de Biodiversidade Urbana (CBI), selecionando e estimando o valor de vários dos seus indicadores, recorrendo a dados oficiais, bibliografia e projetos das especialidades cujas temáticas contribuem diretamente para a aferição destes indicadores. Caracteriza-se a perceção da comunidade utilizadora sobre a biodiversidade urbana, através de um inquérito, analisando a correspondência entre a perceção social da biodiversidade urbana e os valores obtidos para os indicadores do CBI. Esta abordagem apoia as recomendações para promover a biodiversidade urbana.