Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A biodiversidade vista pelas comunidades locais na Reserva Especial de Maputo, MoçambiquePublication . Nunes, Maria José de Almeida; Alves, Fátima; Nicolau, Paula BacelarEm Moçambique, a sobrevivência de grande parte da população depende maioritariamente da agricultura de subsistência e da biodiversidade. Esta dissertação pretende investigar de que forma as comunidades locais se relacionam com a biodiversidade na Reserva Especial de Maputo (REM), com a finalidade de compreender como entendem, explicam e como lidam com a biodiversidade e os serviços de ecossistema que ela fornece. Definiu-se como estudo de caso exploratório a Reserva Especial de Maputo, onde, apoiadas numa metodologia qualitativa assente em entrevistas, procuramos compreender de que forma as comunidades locais tiram partido da biodiversidade, compreendem e valorizam os serviços que ela fornece. Pela importância que a gestão e conservação desta área geográfica assume, a compreensão das perceções da equipe fiscal da REM, bem como da Administração da Reserva afiguram-se importantes, pelo que o nosso estudo a elas também se dirige. Com base nas observações efetuadas e nas informações recolhidas junto destas comunidades e agentes da fiscalização e gestão da reserva procurámos caracterizar e descrever as perceções e as práticas em torno da reserva natural numa primeira fase, para de seguida identificarmos as lógicas leigas subjacentes, ou seja as racionalidades leigas, enquanto formas de produzir sentidos e significados em torno da biodiversidade e sua preservação, seu uso ambiental, socioeconómico e cultural.
- O contributo da biblioteca escolar na aquisição de competências de oralidade em contexto escolarPublication . Sousa, Paula Cristina de Santos e; Henriques, SusanaO estudo que se apresenta neste documento foi concebido e concretizado graças ao trabalho colaborativo entre a docente de Português do 3º Ciclo do Ensino Básico, os seus alunos do 9ºF, e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. Este estudo visa demonstrar o contributo da Biblioteca Escolar na melhoria da qualidade de sucesso dos alunos, nomeadamente no desenvolvimento da Literacia da Informação aliada às Metas Curriculares da disciplina de Português para o 3º Ciclo do Ensino Básico, no domínio da oralidade. Ao longo deste documento serão objetivados um conjunto de procedimentos desenvolvidos para o projeto “Prontos para Falar”, mais precisamente a sua planificação, operacionalização e avaliação, seguida de uma reflexão dos alunos, por um lado e da docente e Professora Bibliotecária, Paula Sousa, por outro. Este projeto cuja metodologia decorreu da investigação-ação visa demonstrar o grau de sucesso educativo dele decorrente, assim como os pontos / aspetos a trabalhar futuramente com vista à sua melhoria e implementação no Agrupamento. Paralelamente, este projeto foi o ponto de partida para que, no futuro, todo o Agrupamento possa usar os materiais construídos e estes possam estar disponíveis a toda a comunidade educativa. O projeto “Prontos para falar” originou resultados bastante positivos, embora alguns aspetos tenham ficaram por aferir. Uma vez mais ficou demonstrado que a Biblioteca Escolar é uma mais-valia para todo o processo ensino-aprendizagem e que é necessário um trabalho bastante colaborativo e articulado de docentes e equipa da BE para a concretização de determinadas metas e objetivos.
- Interação - poder, conflito e negociação : estudo realizado num pólo educativo de Cabo VerdePublication . Carvalhal, Maria Gomes Gonçalves; Amador, FilomenaO presente trabalho enfoca o fenómeno interação-poder, conflito e negociação, um assunto pouco discutido na realidade educativa cabo-verdiana, embora de extrema importância, uma vez que a sua perceção no seio da comunidade educativa permite à liderança a elaboração de estratégias mais adequadas na busca de soluções de modo a promover uma convivência equilibrada entre os agentes escolares. Dado que a escola enquanto espaço cujo ambiente alberga as mais diversas inter-relações de diferentes níveis é natural que desta confluência resultem diversas situações de conflito, causadas por múltiplos fatores e a exigirem uma abordagem pluridisciplinar. Assim, neste trabalho questionamos em que medida a interação-poder, conflito e negociação, vem sendo vivenciado nas escolas do ensino básico cabo-verdiano. Na presente dissertação, procuramos compreender os fenómenos que circunscrevem esta temática no contexto da escola Pólo XX de Terra Branca. A partir de um estudo de caso, procuramos atingir o objetivo a que nos propomos que consiste em compreender em que medida a interação-poder, conflito e negociação vem sendo vivenciada no contexto do referido Pólo. A investigação por nós realizada é de natureza não experimental, qualitativa e exploratória, tendo sido adotado o questionário e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os questionários sobre o conflito assim como o papel da liderança na resolução dos mesmos foram utilizados para avaliar a perceção dos alunos, encarregados de educação e professores. Por sua vez, a entrevista à diretora do Pólo foi utilizada para avaliar a sua perceção relativamente a interação entre os restantes intervenientes do Pólo, a sua própria liderança e influência no modo de interação dos mesmos. Este estudo permitiu-nos constatar que as relações que se estabelecem nesta organização escolar são marcadas pelas tensões conflituais nas interações entre os seus diferentes agentes. Do mesmo modo, permitiu-nos verificar ainda que a liderança exercida no Pólo tem encontrado algumas dificuldades relativamente à tomada de decisões.