Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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- A educação para o desenvolvimento sustentável em manuais escolares da área científica de ciências da natureza : um estudo transversal (2º e 3º ciclos do Ensino Básico)Publication . Alves, Fátima da Ascenção Medeiros Botelho; Amador, FilomenaA consciência da impossibilidade de um crescimento contínuo num planeta finito e a necessidade de preservar os recursos naturais e ambientais, de modo a que as gerações futuras disponham do máximo de opções para maximizar o seu bem-estar e qualidade de vida, fez emergir a noção de Desenvolvimento Sustentável (DS). Isto pressupõe uma mudança de valores e atitudes em relação ao ambiente e ao progresso, tendo a educação um papel primordial nessa mudança. É neste contexto que surge a noção de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O DS possui várias dimensões, sendo a dimensão ambiental uma delas e que se encontra mais directamente relacionada com as Ciências Naturais. Sabendo ainda, que os professores de Ciências, na sua prática pedagógica, são influenciados pelo manual escolar e que este é um dos recursos mais acessíveis ao aluno, decidimos efectuar um estudo sobre a forma como a EDS é abordada nos manuais escolares de Ciências da Natureza no 2º ciclo e de Ciências Naturais do 3º ciclo. Como dispúnhamos de pouco tempo, optámos por analisar os dois manuais de cada ano escolar mais adoptados em 2008-2009. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e os resultados a que chegámos indicam que há a preocupação de introduzir temas de EDS nos manuais e de ir ao encontro do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB) que preconiza essa introdução. Porém, verifica-se alguma discrepância entre manuais do mesmo ano escolar no que diz respeito à frequência com que são referidos os temas de EDS. Constatámos também que em todos os manuais é dado um destaque maior à dimensão ambiental em detrimento das restantes dimensões do DS (social, económica e institucional). Verifica-se ainda que a abordagem dos temas de EDS não está bem distribuída pelos anos escolares dos dois últimos ciclos do ensino básico.
- Educação ambiental e cidadania : a escola na promoção do desenvolvimento sustentável : um estudo de caso no 1º CicloPublication . Diniz, Ilídio dos Santos; Amador, FilomenaA Educação Ambiental, a nível dos primeiros anos do Ensino Básico, poderá desempenhar um papel significativo na formação dos estudantes não só em termos de conservação do ambiente como também influenciando significativamente no sentido de que os jovens que a frequentam se tornem cidadãos interventivos nas questões sociais,permitindo novas formas de vivência social, mais solidárias. Este estudo coloca três questões a partir das quais se pretende compreender, se projectos ambientais realizados no âmbito das reservas naturais poderão contribuir para formar crianças e jovens numa perspectiva de cidadania ambiental. Com esse objectivo foi analisado o trabalho desenvolvido por duas turmas que participaram no projecto “Quinta da Educação e Ambiente “, durante o ano lectivo de 2008/2009. Em termos metodológicos optou-se por um estudo de caso, socorrendo-nos a nível de recolha de dados às técnicas da observação participante e da entrevista semi-estruturada. Procurou-se identificar as representações que alunos, professores e técnicos ambientais tinham sobre as actividades realizadas e as dificuldades encontradas, assim como a percepção destes sobre a evolução do conhecimento, atitudes, valores e comportamentos ambientais dos alunos. Os dados obtidos nas entrevistas foram objecto de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o projecto “Quinta da Educação e Ambiente” teve um papel dinamizador importante contribuindo para que estes alunos tenham alterado alguns dos seus comportamentos ambientais, traduzindo-se na sua participação em clubes de ambiente, nomeadamente numa fase posterior do seu trajecto escolar. Deste modo poder-se-á considerar como um estímulo para que se venham a tornar cidadãos mais críticos e interventivos na sociedade.
- Concepção de materiais pedagógicos interactivos para jovens sobre a biodiversidade do Parque Natural da Ria FormosaPublication . Martins, Ana Paula Correia; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, SandraA sociedade actual está cada vez mais consciente de que a diversidade de problemas de pobreza, saúde, esgotamento de recursos e catástrofes naturais, entre outros, está interligada com questões ambientais e sustentabilidade. Este facto é evidente nos alertas da comunicação social, nas preocupações veiculadas pelas organizações não governamentais ou pela própria sociedade civil, nas políticas dos países que cada vez mais se uniformizam para uma abordagem integrada, “sem fronteiras”, para a defesa do mundo comum. Contudo, para que este novo paradigma possa funcionar o cidadão deve estar informado, consciente das problemáticas que o assolam e dispor das competências necessárias para ser um sujeito activo de mudança. Este trabalho é um contributo para a consciencialização e aquisição de conhecimentos sobre biodiversidade junto de públicos infanto-juvenis. Toda a pesquisa realizada e os seus resultados servirão de fundamento à construção de materiais pedagógicos digitais. Estes materiais querem-se democráticos e portanto acessíveis a todos num espaço Web. Neste sentido, fez-se uma travessia pelas temáticas que se considera poderem dar consistência às decisões tomadas em relação às metodologias, aos formatos e à adequação dos materiais pedagógicos interactivos por conteúdos aos níveis etários. Essencial neste processo: 1. abordar a biodiversidade nos seus aspectos gerais centrando-nos depois nos valores do Parque Natural da Ria Formosa tomando, por fim como estudo de caso, a zona entre marés ou habitat intertidal; 2. pesquisar sobre os espaços de aprendizagem Web e metodologias aconselhadas para a construção de hiperdocumentos, enquanto objectos de aprendizagem de ambientes online; 3. identificar a teoria de aprendizagem mais adequada no âmbito da construção de hiperdocumentos e seus fundamentos teóricos; 4. perceber o papel da educação ambiental abordando a educação como percurso indispensável para a tomada de consciência e aquisição de competências. Este tema remete para os espaços onde a educação se implementa pelo que nos interessaram os aspectos ligados à educação formal e não formal e a necessidade de transversalidade deste campo relativamente à formação ao longo da vida e aos diferentes públicos. Não poderemos deixar de falar de como o formal e o não formal se articulam e complementam para atingir uma meta comum definida pelos principais documentos orientadores da educação ambiental – cidadãos comprometidos em encontrar soluções para as problemáticas com que se confrontam; 5. pesquisar qual o tipo de adequação que os materiais didácticos deverão ter para o público-alvo através da aplicação de questionários a professores e sua análise. Os professores para além de elementos fundamentais na identificação da adequação dos materiais constituem um grupo de potenciais mediadores na utilização dos recursos pedagógicos finais; 6. finalmente é proposto um modelo para o desenvolvimento de um hiperdocumento para um dos habitats do PNRF em que explanaremos o modo como os materiais se disporão no ambiente de aprendizagem e como poderão ser usados.
- Processo de participação pública colaborativa em planeamento : o estudo de caso do plano de gestão da região hidrográfica do AlgarvePublication . Dores, Anabela Cabrita das; Caeiro, SandraA Directiva Quadro da Água introduz um novo conceito de gestão integrada da água por bacia hidrográfica, dando ênfase à componente de participação pública nas várias fases de elaboração dos respectivos Planos de Gestão. Diversos estudos e artigos científicos sobre o estado da cidadania activa, de âmbito internacional e nacional, têm revelado que a grande maioria dos cidadãos ainda não tem o hábito de participar e evidenciam também a deficiente preparação das instituições para a promoção e incentivo à prática contínua da participação pública activa, optando, preferencialmente, por um formato de participação de carácter passivo assente na transmissão de informação e ou na consulta pública. O presente trabalho de projecto teve como objectivo geral proceder à concepção do processo de participação pública para o estudo de caso do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Algarve, bem como à implementação da participação pública da 2ª fase deste Plano relativa à identificação das Questões Significativas sobre a Gestão da Água. Os resultados dos procedimentos adoptados para esta fase, que incluíram as vertentes da informação (internet, imprensa, desdobrável, boletim informativo), consulta (brochuras e ficha de participação pública em papel e online) e envolvimento activo (sessão e fórum de participação públicas), foram positivos e deram indicação de que os actores chave envolvidos estão motivados para dar continuidade a este trabalho ao longo das várias etapas de elaboração do referido Plano. No entanto, é necessário melhorar ainda alguns aspectos, salientando-se, entre outros, o reforço do envolvimento de alguns actores chave nas vertentes da transmissão de informação e consulta pública, a simplificação da linguagem e conteúdo dos documentos disponibilizados, assegurar uma maior representatividade do público - alvo e fomentar a utilização de tecnologias de informação como ferramentas de apoio à decisão. Concluiu-se, ainda, ser fundamental garantir a integração dos resultados da participação pública nos documentos finais, constituindo este um dos principais factores potenciadores da prática da cidadania activa e aumento da confiança dos cidadãos nas instituições.
- As dinâmicas internas geradas pelo programa eco-escolas numa escola secundária : estudo de casoPublication . Painço, Cidália Maria Denis Pereira; Amador, FilomenaNão obstante a crescente preocupação com as questões ambientais, quer a nível internacional, quer a nível nacional, a sua influência na adopção de comportamentos e atitudes ambientalmente correctos não tem sido significativa. Apesar de recomendações para que a escola se envolva na promoção da “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, os resultados de vários estudos recentes mostram que os projectos vocacionados para este tipo de educação se concentram nos primeiros graus de ensino, reduzindo-se significativamente no ensino secundário e tornando-se praticamente inexistentes no ensino superior. Tomando em consideração o referido, esta investigação, teve como objectivos principais: - Averiguar as dinâmicas internas geradas pelo Programa Eco-Escolas numa escola de ensino secundário; - Indagar os obstáculos colocados, ou não, à concretização do Programa Eco- Escolas, pelas dinâmicas específicas de uma escola secundária. Para atingir estes objectivos analisámos os Planos Anuais de Actividades da Escola Secundária de Vila Verde relativos aos anos lectivos 2006/07-2007/08 e ao ano de implementação do Programa, 2008/09; efectuámos entrevistas a elementos da escola, três alunas, duas professoras, dois elementos do Conselho Executivo e uma funcionária não docente e procedemos a uma observação directa e participante. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, na escola, pelo Programa: algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, todavia muito aquém das expectativas. Situações como a existência de exames nacionais, o grau de exigência dos conteúdos programáticos, a excessiva carga horária, obstam à concretização plena dos objectivos do Programa, devido à indisponibilidade de alunos e de professores para a participação em actividades inerentes ao Programa. Porém, os resultados sugerem que, mesmo neste contexto, programas como o Programa Eco-Escolas podem contribuir para a “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, mesmo numa escola de ensino secundário, pois ao longo do ano lectivo observou-se uma crescente mudança de comportamentos.
- Programa eco-escolas : um contributo para a sua avaliaçãoPublication . Gomes, João Carlos Serra e Moura; Caeiro, Sandra; Amador, FilomenaOs desafios que as questões ambientais nos colocam hoje requerem alterações profundas na nossa visão e funcionamento da sociedade. Caminhar no sentido de uma sociedade humana em equilíbrio com a natureza implica mudar determinadas questões estruturais, quer na vertente conceptual quer prática, de forma a alavancar um processo com maiores probabilidades de sucesso. A década das Nações Unidas da educação para o desenvolvimento sustentável, iniciada em 2005, constitui uma oportunidade ímpar para inscrever o tema na agenda nacional neste domínio, sendo que, o programa Eco-Escolas é uma importante ferramenta ao seu serviço, podendo fornecer um contributo para formar crianças e jovens geradores de mudanças de comportamentos. Mas como é que as escolas implementam a metodologia dos sete passos relativa ao programa Eco-Escolas? Ou, como são envolvidos os alunos no processo de implementação de um projecto de educação ambiental no âmbito do programa Eco-Escolas? Para responder a estas questões foi desenvolvido um estudo que pretende fornecer um contributo para compreender a forma de implementação da metodologia deste programa na perspectiva de construção de um instrumento de avaliação, visando uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido e consequente correcção/melhoria de futuras acções. Tendo por base uma investigação do tipo mista qualitativa-quantitativa, o trabalho realizado compreendeu visitas a Eco-Escolas e a aplicação de um estudo de caso com utilização da técnica de observação não participante. Este estudo realizou-se entre Dezembro de 2007 e Janeiro de 2009, e contou com a colaboração da coordenação nacional do programa Eco-Escolas bem como da respectiva comissão nacional. Identificámos alguns aspectos que são considerados como pontos fortes do programa EE, bem como outros que devem ser alvo de uma reflexão. Apresentamos no final uma proposta de um instrumento de acompanhamento do programa que se propõe que venha a ser aplicado nas Eco-Escolas portuguesas, preenchendo assim uma lacuna na avaliação deste programa. A sua utilização permitirá à comunidade escolar melhorar as suas práticas ao nível da implementação do programa Eco-Escolas e do envolvimento dos alunos, tendo em vista a sustentabilidade.
- Queijo da Ilha do Pico de denominação de origem protegida : impactes no ambiente a nível das explorações agro-pecuáriasPublication . Simas, Jeni Carla Valim; Moura, Ana Pinto de; Azeiteiro, UlissesO Queijo do Pico (DOP) é um dos seis produtos açorianos com nomes protegidos, não existindo dados oficiais relativos à sua produção efectiva e comercialização, uma vez que ainda existe um mercado muito limitado e estruturas de produção muito incipientes. De forma análoga aos restantes produtos tradicionais sob protecção jurídica, estes são produtos aos quais está intrinsecamente associada uma marca de qualidade, de genuidade, autenticidade, bem como uma perspectiva de ecossustentatibilidade, de acordo com as novas orientações da PAC em que, para além da segurança alimentar e padrões elevados de protecção da saúde e bem-estar animal, têm também como objectivo preservar os espaços naturais onde são produzidos, promovendo orientações estratégicas que assegurem a viabilidade económica, bem como a gestão dos recursos naturais, representando um papel essencial no equilíbrio sócio-económico e natural destas comunidades. Apesar de existirem compromissos agro-ambientais através de incentivos comunitários, consolidados por normas jurídicas, com o objectivo de assegurarem boas práticas agrícolas numa perspectiva ambiental, através da análise das explorações agro-pecuárias que são o suporte da produção da matéria-prima utilizada no fabrico de queijo do Pico (DOP), o leite, e que são o objecto de estudo no presente trabalho, pode constatar-se que existem impactes no ambiente decorrentes das práticas de produção que utilizam. Embora o trabalho não abarque uma avaliação propriamente dita, uma vez que tal âmbito deveria ser levado a cabo por uma equipa científica pluridisciplinar e num período de tempo mais dilatado, é abordado o método de avaliação fundamentado em indicadores agro-ecológicos e estabelecidos com base nas práticas de produção que são levadas a cabo nas explorações em apreço. É de salientar que os mesmos foram definidos tendo por base toda a conjuntura associada ao sector agro-pecuário no contexto geográfico do qual faz parte integrante. Através da abordagem exploratória efectuada a cada um dos indicadores agro-ecológicos estabelecidos e efeitos provenientes dos mesmos a nível do sistema de exploração e repercussões no produto final (queijo), mas essencialmente a nível do meio ambiente, que é o campo de acção no presente trabalho, são evidentes perturbações no meio, nomeadamente a nível das componentes ambientais naturais, tais como o solo, a água e o ar, bem como a nível da biodiversidade faunística e florística. Desta forma, torna-se manifesta a necessidade de se realizar estudos mais aprofundados sobre as temáticas em causa, com dados qualitativos e/ou quantitativos que permitam obter resultados concretos e objectivos que sejam os “alicerces” à definição de políticas de intervenção no sentido de colmatar estes efeitos prejudiciais que alguns dos indicadores base definidos possuem sob o ambiente, de modo a que este produto tradicional possua valor acrescentado em todas as vertentes a ele associadas, não descurando a integridade e pureza do mundo rural do qual faz parte integrante.
- Projecto de sensibilização e educação ambiental na área da prevenção da produção dos resíduos urbanos : proposta de integração da temática nos currícula do ensino básico de Cabo VerdePublication . Graça, Maria Paulina Moreira Barreto da; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana PaulaO presente trabalho de projecto tem como principal objectivo a concepção de um projecto de sensibilização e educação ambiental na área da prevenção da produção dos resíduos urbanos com enfoque na apresentação de uma proposta metodológica de integração desta temática nos Currícula do Ensino Básico de Cabo Verde. Do estudo desenvolvido resultou, além da concepção do projecto, a elaboração de um guia, bem como um caderno de actividades, instrumentos a serem utilizados pela comunidade educativa e mais directamente pelos professores do Ensino Básico (EB) de Cabo Verde visando o reforço de conhecimentos na área de estudo identificada e o desenvolvimento de competências juntos dos referidos professores, para a planificação de actividades de prevenção da produção dos resíduos urbanos. O trabalho realizado compreendeu visitas a várias fontes de informação consideradas pertinentes assim como a aplicação e validação de algumas actividades numa população-teste com utilização da técnica de observação participante. Deste modo, o estudo contou com a colaboração da comunidade educativa da Cidade da Praia nomeadamente professores do EB, Equipa pedagógica e Promotores do novo Currículo do EB. O estudo permitiu dar um contributo na perspectiva da definição da metodologia do trabalho do projecto e instrumento de avaliação, visando uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido e sua consequente correcção/melhoria de futuras acções. Apresentamos ainda uma proposta de instrumentos de acompanhamento e avaliação do projecto cuja aplicação se propõe no decorrer da implementação do mesmo. A sua utilização permitirá à comunidade escolar melhorar as suas práticas e facilitará o envolvimento da comunidade educativa tendo em vista a sustentabilidade ambiental.
- Sistemas de gestão integrada de resíduos urbanos : um estudo de caso realizado no Concelho de SátãoPublication . Oliveira, António de Almeida; Martinho, Ana PaulaA presente dissertação corresponde a todo o trabalho desenvolvido e necessário para: Analisar atitudes, comportamentos da população do Concelho de Sátão em relação à produção e à forma de gestão dos resíduos; conhecer toda a estrutura que suporta o sistema de gestão integrada de resíduos urbanos; identificar os principais problemas a corrigir; identificar e avaliar as diferenças comportamentais entre diversos tipos de famílias. Recorremos a alguns instrumentos de análise, primordialmente ao inquérito por questionário, tendo por objectivo obter respostas a um conjunto de questões. Formulouse um grupo de hipóteses relacionadas com algumas variáveis: situacionais, demográficas, de opinião, de informação e conhecimento e, comportamentais, cujo resultado nos permitiu apresentar linhas de acção possibilitadoras da mudança - que mobilizem a sociedade, estimulem a colaboração e sirvam de apoio à tomada de decisão. O projecto foi definido através de cinco acções prioritárias: Acção I – Promoção da redução e separação na fonte; Acção II – Promoção da recolha selectiva para reciclagem/valorização; Acção III - Criação do regulamento municipal dos resíduos higiene e limpeza; Acção IV - Comunicação e sensibilização; Acção V - Monitorização e avaliação das acções. O sucesso destas proposições depende do envolvimento de todos os intervenientes e somente poderá ser avaliado no futuro, por comparação dos indicadores de monitorização dessa actualidade, com os indicadores da situação de referência inicial.
- A problemática do desempenho ambiental na indústria de curtumes : o estudo de caso das indústrias do concelho de AlcanenaPublication . Balcky, Olívia Maria; Caeiro, SandraA Indústria de Curtumes, a mais importante no concelho de Alcanena, pertence a um dos sectores da actividade económica com maior incidência ambiental, resultado do processo de curtimento das peles dos animais. O processo de curtimento gera várias fontes de poluição, quer por descarga de efluentes – por utilizar água em abundância e produtos químicos em grande quantidade, quer por produção de resíduos, correspondentes a restos de materiais que, também, contêm produtos químicos tóxicos, quer por descargas ou emissões para a atmosfera de odores desagradáveis resultantes da decomposição da matéria orgânica. São vários os instrumentos de política de ambiente ao dispor dos agentes económicos, que podem ser utilizados voluntariamente como forma de assegurar um melhor desempenho ambiental das empresas, beneficiá-las economicamente, garantir o cumprimento das disposições regulamentares, prevenir os riscos e inconvenientes resultantes da exploração das actividades, visando salvaguardar a segurança de pessoas e bens e a qualidade do ambiente. O objectivo deste trabalho foi avaliar causas ou situações que originam as dificuldades inerentes à implementação de instrumentos de informação e de actuação voluntária pelos operadores de curtumes sedeados no concelho de Alcanena de forma a se propor soluções para melhorarem o seu desempenho ambiental. A investigação, de carácter prático, aplicou-se ao estudo de caso das indústrias de curtumes localizadas no concelho de Alcanena, utilizando como universo as empresas de curtumes sedeadas neste concelho. Considerou-se um estudo de caso em que se recorreu a uma abordagem de carácter misto (qualitativo e quantitativo), procurando resposta para o problema identificado. A inércia demonstrada pelas empresas na implementação de instrumentos de política de actuação voluntária prende-se com o facto da existência de soluções menos trabalhosas ao nível das responsabilidades internas de gestão e menos dispendiosas financeiramente. No imediato já existem soluções para atenuar os problemas ambientais. A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, o Sistema de Reciclagem e Recuperação de Crómio e o Sistema de Recolha e Tratamento dos Resíduos constituem espaços destinados a receber todas as substâncias que estas empresas têm de eliminar, permitindo o tratamento dos efluentes e resíduos de forma integrada. Os problemas ambientais, visto terem a mesma origem, devem ser tratados por todos os responsáveis, em conjunto, e não individualmente por cada empresa. A solução deve encontrar-se primeiro na prevenção ou correcção na fonte e posteriormente nos tratamentos de fim de linha.