Centro de Estudos Globais | Livros / Books
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Browsing Centro de Estudos Globais | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Diagnóstico social: reflexões teóricas e desafios empíricos. redes, género e desenvolvimento socialPublication . Fialho, Joaquim; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Vieira, Cristina CoimbraA presente publicação reúne um conjunto de textos apresentados no IV Encontro do Programa Circulação de Saberes: uma iniciativa organizada em conjunto pela Delegação Regional do Porto, da Universidade Aberta e pela Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – nesta edição juntaram-se ainda outras instituições parceiras, nomeadamente: o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Pólo da Universidade de Évora e o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/ISCSP. O espaço Circulação de Saberes, que está a ser implementado desde novembro de 2015, tem como objetivo principal criar espaços de debate e produção de conhecimento sobre diferentes áreas temáticas das Ciências Sociais e Humanas, nos seus múltiplos aspectos e em contextos variados. Neste cenário, tem sido possível proporcionar momentos de debate e de conhecimento, aproveitando as sinergias do pensamento combinado dos vários participantes, numa discussão aberta e interativa, com o propósito de aproximação entre Academia e o Saber Técnico, de diferentes agentes de instituições/setores que interagem diretamente com a sociedade em múltiplos contextos profissionais. A IV edição deste programa, que decorreu nos dias 02 e 03 de junho de 2016, nas cidades de Coimbra e do Porto, respetivamente, procurou discutir a problemática do Diagnóstico Social associado a reflexões teóricas e aos desafios empíricos no Género, Saúde, Envelhecimento e Desenvolvimento Social. Nomeadamente, o que se propôs foi a reflexão do conceito de Diagnóstico Social, a partir do seu uso como ferramenta de intervenção social, naturalmente contextualizada a partir da crescente complexidade dos problemas sociais, que colocam aos diferentes agentes um conjunto de desafios que importam compreender. Neste sentido, o uso desta ferramenta permite conhecer a realidade social, desocultando e interpretando a sua complexidade. Paralelamente, há que refletir sobre formas de realização do diagnóstico especialmente numa abordagem a partir de diferentes problemáticas, mas também há que pensar na realização do diagnóstico como um processo de apuradamente de medidas e de programas, no âmbito de políticas setoriais ou transversais, pensadas no sentido da promoção de direitos humanos e do desenvolvimento social. Trata-se, pois, de uma obra que pretende promover uma reflexão aprofundada nesta área, combinando sinergias de investigadores e profissionais que vêm desenvolvendo atividades neste domínio. O capítulo I, intitulado Diagnóstico Prospetivo: teoria, métodos e pistas de aplicação, da autoria de José Saragoça, Joaquim Fialho e Carlos Silva, abre este livro, discutindo a prospetiva enquanto abordagem dos future studies e as potencialidades da sua aplicação no diagnóstico social enquanto base de intervenções orientadas para o desenvolvimento estratégico e amplamente participado das organizações e dos territórios que pretendem intervir em busca de um futuro desejável. Cristina Pinto Albuquerque assina o segundo capítulo, A dimensão estratégica do diagnóstico como mecanismo de desenvolvimento social, assumindo o diagnóstico social, simultaneamente, como uma ferramenta e um processo que permite não apenas conhecer e caracterizar os vários contextos e os respetivos constituintes e conexões, mas também perspetivar e analisar os obstáculos ou constrangimentos que os mesmos podem comportar. Sob este prisma, e como a autora defende, a relevância estratégica do diagnóstico é a possibilidade de orientar, de forma implícita ou explícita, a ação e as decisões que enquadra ou permite justificar, bem como de comportar alternativas e recomendações e de poder conduzir a novos estudos e aprofundamentos. Por sua vez, no terceiro capítulo, Descodificando interações sociais. A análise de redes sociais aplicada ao diagnóstico social, os investigadores Joaquim Fialho, José Saragoça e Carlos Alberto da Silva procuram demonstrar as potencialidades da análise de redes sociais enquanto metodologia passível de utilização na elaboração de diagnósticos sociais. Cristina Pereira Vieira, também organizadora desta obra, no quarto capítulo, “Diagnosticar o Género”: Desenvolvimento social a partir de princípios de igualdade e não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual, aborda o uso do diagnóstico social nas questões da igualdade de género e da não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual, analisando as implicações diretas na promoção do desenvolvimento da sociedade. Finalmente, no quinto capítulo, Diagnóstico de Género na promoção de Direitos Humanos, Dália Costa, debruça-se sobre a questão da realização de um diagnóstico de género para a promoção de Direitos Humanos, que implica, necessariamente, partir dos princípios universais definidos no principal instrumento de consagração de direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, designadamente dignidade, integralidade, igualdade e não discriminação. Do conjunto destes contributos resulta, pois, um menu de possibilidades que se pretende sejam ilustrativas da importância do diagnóstico social enquanto elemento desconstrutor da complexidade da realidade social. J. António Moreira Cristina Coimbra Vieira Cristina Pereira Vieira
- Direitos humanos em Portugal: história e utopia – Das origens à Época ContemporâneaPublication . Jesus, Susana Mourato AlvesA presente análise crítica apresentada, de âmbito diacrónico e em permanente diálogo com o contexto internacional, atravessa a época que preparou o reino de Portugal para a Contemporaneidade, numa transição fundamental entre o denominado Antigo Regime e a Era Constitucional. Pretende trazer à luz uma visão panorâmica e representativa, nomeadamente entre os sécs. XVIII e XIX, da emergência da ideia de direitos do homem em território nacional, expressão anterior dos direitos humanos afirmados a partir de meados do séc. XX no mundo ocidental e por todo o mundo globalizado. As tensões encontradas ao longo deste percurso, entre as teorias e as práticas, entre influxos e regressões, entre sintonias e debates, entre correntes de pensamento e concretizações políticas, entre o pensar e o viver os direitos humanos, parecem demonstrar que a busca por esse horizonte utópico que em última instância pretende defender planetariamente a eminente dignidade da pessoa humana continua a ser um campo fértil de pesquisa, não só pelas linhas de investigação e análise de fontes que continuam a merecer investigação aprofundada, mas também pelas questões e desafios que continuamente o presente tema nos dias de hoje levanta.
- Educação, cidadania e inclusão digital: práticas e desafiosPublication . Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. AntónioA presente publicação reúne um conjunto de textos apresentados no X Encontro do Programa Circulação de Saberes. Na sequência desta iniciativa, organizada pela Delegação Regional do Porto, da Universidade Aberta (UAb), que decorreu no dia 14 de fevereiro de 2017, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, juntamos, uma vez mais, outras instituições parceiras – com destaque, nesta edição, para o Centro Local de Aprendizagem, da UAb, de Reguengos de Monsaraz, juntamente com o apoio do Município. Desta feita, e em conjunto, potenciamos momentos de reflexão e discussão num seminário sob a designação “Circulação de Saberes – Educação, Cidadania e Inclusão Digital. Práticas e Desafios”. Este espaço de debate tem já a tradição de chamar a si saberes das comunidades técnica e académica e por isso, foi chamando à participação um público heterogéneo: que incluiu professores, formadores, estudantes de educação e ciências sociais, agentes do desenvolvimento local e de uma maneira geral todas as pessoas interessadas pela temática da educação de adultos, cidadania e inclusão digital. Nesta iniciativa tivemos como objetivo analisar questões relacionadas com Educação, Cidadania e Inclusão Digital, levando à discussão práticas e desafios que se colocam à sociedade contemporânea, no sentido de se caminhar em prol da justiça social, respeitando a igualdade e os direitos universais – tudo isto, sem perder de vista o reconhecimento das diferenças e das necessidades individuais dos diversos grupos sociais...
- Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesaPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira"Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.
- A população jovem e as infeções sexualmente transmissíveis: o papel da educação na transformação do comportamento juvenil frente à sífilisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio FreireQuando pensamos na ideia de jovens e de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), somos imediatamente remetidos para a complexidade associada aos conceitos jovens e sexualidade. Isto porque qualquer um destes dois conceitos não poderá ser pensado de forma singular e como uma unidade. Nomeadamente, porque estes conceitos não poderão ser circunscritos comcategorizações homogêneas e uniformes, ocultando, na sua essência, as construções sociais a que são sujeitos. A partir deste pressuposto, percebemos que as concepções de juventudes e sexualidades, aqui já pensadas num sentido plural, são produções e objetos de manipulação, o que as tornam, na sua gênese, subjetivas, estruturadas e estruturantes, a partir de um conjunto de valores e de práticas distintas, situadas em cada momento da história e nas sociedades, que partilham o mesmo tempo da história.
- Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distânciaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto PereiraA Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.