Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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- ACTivARTE: um estudo sobre o envelhecimento activo através da arte teatralPublication . Sesinando, Vítor Bruno Freitas; Saldanha, ÂngelaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta. O projeto que lhe deu origem surgiu a partir da minha prática como professor voluntário na disciplina de Teatro na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) O envelhecimento populacional é, inquestionavelmente, uma realidade do mundo contemporâneo. Assim sendo, a senioridade saudável e ativa deve ser uma preocupação de todos os agentes sociais. Este relatório de projeto visa, através da análise de um estudo de caso, investigar a relação entre o Teatro e o Envelhecimento Ativo/Criativo e compreender os benefícios da atividade teatral para a promoção do mesmo. Este estudo de caso incidiu no Grupo de Teatro Sénior da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão.
- O apropriar-se da arte como uma forma de socializaçãoPublication . Teixeira, Janete Moura; Neves, Cláudia; Sousa, Maria do Socorro deEste estudo propôs tratar reflexões na educação sobre o apropriar-se da arte como estratégias de socialização de sujeitos contribuindo para inclusão e socialização de educandos da Educação Básica. É resultado de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. É interessante essa perspectiva metodológica por utilizar a pesquisa-ação como método, permitindo assim, ao pesquisador entender os fenômenos sobre a ótica dos participantes da situação estudada e a partir daí ter realizado as interpretações necessárias. O projeto foi realizado em duas Escolas Públicas Municipais- EMPNMPS Escola Municipal Professora Neuza Maria Pires da Silva e CEB – Centro Municipal de Educação Básica, nos municípios de Santo Estevão e Feira de Santana, no estado da Bahia, Brasil. Participaram deste estudo 18 alunos, com a realização de seis oficinas didáticas, na qual a arte foi o instrumento de interação. A pesquisa visou analisar possíveis mudanças comportamentais dos sujeitos após interação com expressões artísticas. Compreender que algumas competências são importantes para se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva, tendo a escola como um território promissor para a conquista desses objetivos. É fundamental que a escola possa trabalhar com os alunos competências que englobem os aspectos cognitivos e sócio emocionais de responsabilidade, colaboração, comunicação, criatividade, autocontrole, pensamento crítico, resolução de problemas e abertura ao outro. O Ministério da Educação, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais- (Pensa), enfatiza que a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. O interessante nessa reflexão é a possibilidade de relacionar-se com a arte de forma criadora partindo do pressuposto que conhecendo a arte de outras culturas, os alunos podem compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que podem criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana e relacionando criativamente consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
- "Aulas invadidas" : uma estratégia operativa de intervenção pedagógica na área da expressão dramáticaPublication . Vargas, Catarina; Pais, Carlos CastilhoEste trabalho consiste na criação e implementação de uma Aula-Invadida. Uma aula invadida é um conceito por mim criado em que uma série de atores/performers invadem a sala (sempre com o conhecimento do professor) e desenvolvem um determinado assunto/conteúdo que está a ser mais difícil de compreender por aquela turma (indicado pelo professor). A problemática deste estudo centra-se na utilização da Expressão Dramática como veículo de transmissão de conhecimentos, mais concretamente, com a realização de um teatro sobre determinado conceito, em sala de aula. Após a fundamentação teórica, é explanada a criação e implementação de uma Aula-Invadida sobre um determinado assunto (Graus dos Adjetivos), numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo. Através de entrevistas e questionários, avalia-se como esta aula invadida funcionou e se atingiu os seus objetivos. A análise dos dados permitiu verificar como a expressão dramática funciona enquanto instrumento de ensino. O uso da expressão dramática pelo professor titular pode ajudá-lo no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente no ensino de conteúdos em que os alunos têm mais dificuldades.
- O corpo pluralPublication . Martins, Carla Sofia de Jesus; Saldanha, ÂngelaNa investigação O Corpo Plural pretende-se, a partir da base metodológica da A/r/tografia, refletir sobre a multiplicidade, a multidimensionalidade do que é ser simultaneamente artista, professor e investigador, refletindo igualmente sobre os interstícios, o entre, as aberturas onde se entrecruzam estes três “eus” que vivem num mesmo corpo. Assumem, por isso, grande importância os registos de caráter autobiográfico, produzidos com recurso às ferramentas da arte contemporânea, que traçam uma narrativa complementar à que se esboça no estudo sobre o objeto artístico Opus 3, espetáculo de cariz performático e itinerante, destinado à primeira infância, que é mote e está na origem desta investigação.
- A importância do brincar para os pais e educadores na educação infantilPublication . Barrionuevo, Clevani; Goulão, FátimaO brincar contém o mundo e ao mesmo tempo, contribui para expressá-lo, pensá-lo e recriá-lo. Brincando, jogando e criando narrativas, as crianças estão falando de si próprias, de seus medos, coragens, angústias, sonhos e ideais. Estão falando de seu tempo, da cultura em que vivem, aprendem e se desenvolvem. Pensando nisso, o presente estudo busca com-preender a importância atribuída ao brincar, presente na cultura lúdica infantil, diante do amplo contexto que envolve as crianças dentro dos diversos ambientes sociais (escola e casa) e como esses processos educativos são produzidos e valorizados. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta e quatro famílias com filhos que cursam a educação infantil (de 4 a 6 anos de idade), de uma escola privada no interior do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Essencialmente o estudo está dividido em três partes. A primeira parte consta um resumo do brincar como um conceito e delineia algumas considerações teóricas em relação ao brincar, como alguns motivos para valorizar a sua prática e a resolução de problemas. A segunda parte trata das metodologias utilizadas na investigação e referência as concepções analisadas, utilizaram-se fontes múltiplas de evidência, como questionários prontos, observações e conversas. Na terceira parte é realizada uma análise de toda questão do brincar e o valor atribuído a ela na investigação, resumindo alguns conceitos e colocando novas considerações, trazendo à tona as concepções da família e educadores sobre o assunto. No decorrer de toda pesquisa as observações e sugestões são apoiadas por referenciais à literatura.
- A oficina-atelier de criação artística multidisciplinarPublication . Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de; Saldanha, ÂngelaO trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário.
- A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infânciaPublication . Gonçalves, Ana Isabel; Bastos, GlóriaO presente trabalho compreende as áreas da educação, da literatura e das artes e integra um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito de um programa de desenvolvimento da literacia emergente, o PROL. Trata-se de um programa que decorre em contexto de Jardim-de-Infância, dirigido a crianças entre os três e os cinco anos e dinamizado por um mediador. Com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 45 minutos, através da literatura e de outras expressões artísticas procura-se diversificar e ampliar a linguagem da criança. Pretende-se com esta investigação estudar o contributo do texto poético na promoção da literacia emergente partindo da descrição e análise de um conjunto de atividades realizadas no âmbito do referido programa. De cariz descritivo e interpretativo, o projeto de investigação-ação foi realizado segundo uma metodologia qualitativa. Para a análise, recolheram-se elementos do diário pessoal do mediador e dos inquéritos por entrevista às educadoras de infância que acompanharam o projeto. Os resultados evidenciam os benefícios da utilização do texto poético na promoção da linguagem e da comunicação da criança. A diversidade do repertório literário e a intervenção do mediador, com uma forte componente criativa e artística, contribuem para os bons resultados obtidos em poucos meses.
- Projeto IMPACTARTE : "Piauí, nosso canto, nosso amor" : uma intervenção de arte-educação para a promoção da identidade culturalPublication . Flach, Sidneya Conrado de Amorim; Martins, AmílcarO trabalho de investigação que aqui se apresenta sob o título: Projeto IMPACTARTE: “Piauí, nosso canto, nosso amor”, foi concebido no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta, tendo como objetivo apresentar o percurso artístico-pedagógico dos educandos do Colégio Impacto, na promoção do reconhecimento à cerca da história, cultura, literatura e demais expressões artísticas do estado do Piauí. O Estudo Empírico é uma investigação-ação de análise qualitativa e interpretativa, com incidência nos sujeitos da pesquisa. Optamos pela aplicação do modelo de Relação Pedagógica proposto por Renald Legendre, apresentado por Amílcar Martins (2002) que perpassou por quatro andamentos: Fundamentação teórico-conceitual; Concepção; Implementação; Retroação e avaliação, O enquadramento teórico/conceitual focou na educação pela arte, na diversidade e identidade cultural, por meio dos variados conceitos e autores pertinentes a esta temática, dando força à construção e concepção do nosso projeto. Por meio de uma narrativa, damos a conhecer como foi concebido e implementado o projeto; apontamos as competências a serem adquiridas pelos sujeitos da pesquisa: conhecer, experimentar, criar e apreciar; e, expomos os conceitos das aprendizagens a serem desenvolvidas: expressão, criatividade, prazer e sensibilidade. Através dos registros extraídos dos diários de bordo, da observação-participante, dos portfólios dos educandos e das imagens fotográficas e fílmicas, pudemos analisar e interpretar os dados, o que nos possibilitou uma obtenção de informações relevantes para o nosso estudo. Este trabalho permitiu concluir que as expressões artísticas têm papel essencial na obtenção de conhecimento, nas aquisições de competências e habilidades fundamentais para toda a vida e na criação da identidade cultural dos jovens estudantes.