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- As bibliotecas escolares nos Açores : perceções e expetativas dos professores bibliotecáriosPublication . Silva, Lázaro Manuel Lopes da; Novo, AnaEsta investigação visa contribuir para o conhecimento da implementação e estado atual das Bibliotecas Escolares (BE) na região autónoma dos Açores, desde a primeira década do século XX até à atualidade. Pretende-se adquirir um melhor conhecimento do que estas têm vindo a desempenhar gradualmente ao longo dos anos, até aos dias de hoje, em que parecem assumir um legítimo espaço próprio, no importante papel da promoção do sucesso educativo que, infelizmente, se mantém como uma fragilidade na região. Portugal destaca-se, no contexto da União Europeia, como um país com taxas de escolaridade muito baixas e os Açores, comparados com a média nacional, apresentam taxas de escolaridade muito baixas no contexto nacional, o que torna estas particularmente baixas no contexto europeu. No caso açoriano torna-se de crucial importância saber como é que as atuais BE podem alterar este cenário de insucesso escolar e tentar compreender os “percursos do passado” (Nóvoa, 1993) no que diz respeito a esta temática emergente na região da Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE). É também nosso objetivo, com este estudo, compreender o valor que as BE têm para os seus coordenadores, e as percepções que estes têm das BE como espaços promotores de mudança e de sucesso escolar. Este trabalho tem características de um estudo exploratório, já que procede ao reconhecimento de uma dada realidade pouco ou deficientemente estudada e tenta levantar hipóteses de entendimento dessa realidade. Julgamos não existir até à data nenhum trabalho de investigação neste domínio e, se corremos o risco de tentar dar um entendimento geral de um fenómeno pouco ou nada abordado, esta investigação irá permitir desbravar terreno, como as “arroteias” que por estas terras se fizeram no século XV, deixando “adubo” para futuros investigadores. Para esta investigação adotámos uma abordagem mista: a) cariz quantitativo, com o recurso a inquéritos por questionário aos trinta e oito coordenadores de BE dos Açores, e b) cariz qualitativo, uma vez que recorremos a vários inquéritos por entrevista a um antigo coordenador de uma BE, ao ex-secretário Regional da Educação dos Açores, a duas técnicas superiores do Plano Regional de Leitura (PRL), e diretamente envolvidas na implementação da Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE), e à própria Coordenadora da RRBE. Os resultados deste estudo parecem indicar-nos que os agentes de educação envolvidos nas BE dos Açores reconhecem a importância destas, não deixando de apontar várias vertentes que deverão ser melhoradas ou corrigidas para que a sua missão possa ser alcançada com outra eficiência que a realidade açoriana exige. Constatámos ainda que os orgãos responsáveis pela sua gestão e organização estão conscientes de que existe à sua frente um longo caminho a fazer, para se concretizarem os objetivos que procuram para as suas BE, de modo a que a aprendizagem dos alunos seja efetivamente melhorada, que é, no fundo, a grande missão destes centros do conhecimento.
- A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infânciaPublication . Gonçalves, Ana Isabel; Bastos, GlóriaO presente trabalho compreende as áreas da educação, da literatura e das artes e integra um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito de um programa de desenvolvimento da literacia emergente, o PROL. Trata-se de um programa que decorre em contexto de Jardim-de-Infância, dirigido a crianças entre os três e os cinco anos e dinamizado por um mediador. Com uma periodicidade semanal e a duração aproximada de 45 minutos, através da literatura e de outras expressões artísticas procura-se diversificar e ampliar a linguagem da criança. Pretende-se com esta investigação estudar o contributo do texto poético na promoção da literacia emergente partindo da descrição e análise de um conjunto de atividades realizadas no âmbito do referido programa. De cariz descritivo e interpretativo, o projeto de investigação-ação foi realizado segundo uma metodologia qualitativa. Para a análise, recolheram-se elementos do diário pessoal do mediador e dos inquéritos por entrevista às educadoras de infância que acompanharam o projeto. Os resultados evidenciam os benefícios da utilização do texto poético na promoção da linguagem e da comunicação da criança. A diversidade do repertório literário e a intervenção do mediador, com uma forte componente criativa e artística, contribuem para os bons resultados obtidos em poucos meses.