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- Projeto IMPACTARTE : "Piauí, nosso canto, nosso amor" : uma intervenção de arte-educação para a promoção da identidade culturalPublication . Flach, Sidneya Conrado de Amorim; Martins, AmílcarO trabalho de investigação que aqui se apresenta sob o título: Projeto IMPACTARTE: “Piauí, nosso canto, nosso amor”, foi concebido no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta, tendo como objetivo apresentar o percurso artístico-pedagógico dos educandos do Colégio Impacto, na promoção do reconhecimento à cerca da história, cultura, literatura e demais expressões artísticas do estado do Piauí. O Estudo Empírico é uma investigação-ação de análise qualitativa e interpretativa, com incidência nos sujeitos da pesquisa. Optamos pela aplicação do modelo de Relação Pedagógica proposto por Renald Legendre, apresentado por Amílcar Martins (2002) que perpassou por quatro andamentos: Fundamentação teórico-conceitual; Concepção; Implementação; Retroação e avaliação, O enquadramento teórico/conceitual focou na educação pela arte, na diversidade e identidade cultural, por meio dos variados conceitos e autores pertinentes a esta temática, dando força à construção e concepção do nosso projeto. Por meio de uma narrativa, damos a conhecer como foi concebido e implementado o projeto; apontamos as competências a serem adquiridas pelos sujeitos da pesquisa: conhecer, experimentar, criar e apreciar; e, expomos os conceitos das aprendizagens a serem desenvolvidas: expressão, criatividade, prazer e sensibilidade. Através dos registros extraídos dos diários de bordo, da observação-participante, dos portfólios dos educandos e das imagens fotográficas e fílmicas, pudemos analisar e interpretar os dados, o que nos possibilitou uma obtenção de informações relevantes para o nosso estudo. Este trabalho permitiu concluir que as expressões artísticas têm papel essencial na obtenção de conhecimento, nas aquisições de competências e habilidades fundamentais para toda a vida e na criação da identidade cultural dos jovens estudantes.