Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD
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- Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Polo UAB em Rio BrancoPublication . Farias, Ana Maria Agostinho; Mendes, António Quintas; Freire, FernandaA presente dissertação tem o objetivo de analisar a escrita conjunta de documentos por meio do Google Docs por integrantes do Polo de Apoio Presencial da (UAB) do Centro de Educação Permanente (CEDUP) da cidade de Rio Branco (AC/BRASIL). Tal análise busca discutir o modelo conceitual desse tipo de escrita, bem como as transformações interpessoais que se dão a partir dela no ambiente laboral. Com base em autores que estudam as transformações decorrentes do impacto do uso das tecnologias nas comunicações na constituição de espaços de interação (de aprendizagem e de trabalho conjunto) e de autores que investigam os processos de cooperação e de colaboração que, potencialmente, emergem nesses mesmos espaços, procuramos, por meio de um estudo de caso, apresentar e analisar dados referentes à escrita conjunta do texto do Projeto V Sarau. Esse texto elaborado é escrito por sete servidores que atuam em um mesmo espaço físico, alguns dos quais em horários diferentes. Algumas etapas de trabalho precedem a escrita do texto e contam com a participação de outros servidores. Quanto ao modelo conceitual de escrita adotado pela Equipe do CEDUP, os resultados mostram (i) que as etapas que antecedem à escrita conjunta do texto relacionam-se de forma importante com o texto propriamente dito, uma vez que as vozes de outras pessoas nele estão; (ii) que essas mesmas etapas se ajustam a um trabalho de caráter cooperativo (sobretudo porque há divisão de tarefas), (iii) enquanto a escrita conjunta se mostra mais colaborativa (sobretudo porque há interferência direta e explícita na materialidade do texto). Ressalta-se, porém, que (iv) os limites entre essas duas formas de atuar conjuntamente não são nítidos e ambos representam um esforço mútuo e coordenado para que o grupo alcance o resultado final a contento, sendo considerados, portanto, complementares. Os resultados mostram, também, que o desafio de escrever conjuntamente não se restringe ao conhecimento e manuseio eficiente dos recursos de um editor de textos compartilhado; exige, sobretudo, (v) ajustes socioafetivos dos participantes, nem sempre observáveis ou mensuráveis, para que o texto final possa ser um trabalho de multiautoria. Tal esforço conjunto, do ponto de vista das relações de trabalho, por se tratar de uma relação estabelecida dialogicamente, (vi) resulta na descentralização da gestão e (vii) na unificação da informação para os membros do setor, vistos como ganhos expressivos para o contexto laboral.
- Infantinho.xyz, um portal digital pedagógicoPublication . Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de; Bidarra, JoséNos últimos anos, a disseminação de artefactos tecnológicos e a utilização de recursos online é uma constante nas salas de aula de Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC). No entanto, os portais pedagógicos analisados parecem manter uma relação agnóstica com as correntes pedagógicas existentes. Neste projeto, é descrito o processo de desenvolvimento de um portal pedagógico agregador de recursos pedagógicos utilizados no contexto de pedagogias ativas. O portal é concebido para facilitar a adoção destas pedagogias ativas nas aulas da atividade de enriquecimento curricular TIC, no Pré-Escolar e Primeiro ciclo do Colégio Infante D. Henrique; convertendo para um modelo digital os instrumentos da gestão cooperada da sala de aula, como é o caso das listas de verificação dos conhecimentos e do diário de turma; facilitando o acesso aos documentos de apoio ao trabalho de aprendizagem por projetos cooperativos, de construção de cenários de aprendizagem e de planificação do trabalho autónomo; e mantendo um registo de todo o trabalho realizado, deste modo o portal pode torna-se num meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos cooperativamente.
- Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learningPublication . Silva, Sónia Maria Teixeira da; Barros, Daniela Melaré VieiraOs desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.
- Tecnologias de comunicação digital : uma proposta de uso do Facebook na educação superiorPublication . Fontana, Lígia de Assis Monteiro; Amante, LúciaO presente estudo busca investigar como as redes sociais digitais podem auxiliar ou interferir no processo de ensino e na construção da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é verificar as facilidades e dificuldades apresentadas através da utilização do Facebook como instrumento pedagógico na educação superior, especificamente na formação inicial de professores. O embasamento teórico partiu da ideia de Castells (2003), que mostra como a sociedade passou por várias transformações no âmbito educacional e com advento das novas tendências tecnológicas, que acarretam em novas metodologias de ensino. Dentro disso, Litwin (2001) levanta as possibilidades que as inovações promovem, como a flexibilidade digital, facilitando as interações entre professores e alunos e gerando novas competências e habilidades. Para Moran (2001), o objetivo de educar para ação é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas e relações em processos permanentes de aprendizagem para que se tornarem cidadãos produtivos nessa sociedade globalizada. Este estudo trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, utilizamos o método de pesquisa-ação, tendo realizado observação participante no desenvolvimento de atividades pedagógicas usando a rede social Facebook e recorrido também à aplicação de um questionário para a realização da pesquisa de campo, que ocorreu em duas universidades em São Paulo, sendo que a primeira nos orientou e foi utilizada como projeto piloto. Após a observação do objeto de estudo, identifica-se que para cada atividade desenvolvida online houve um avanço diferenciado, promovendo flexibilidade de comunicação entre os colegas da turma, as estudantes desenvolveram autoconfiança, autoconhecimento, capacidade de criticar, analisar, justificar, comentar, opinar, sugerir, perguntar e formular ideias e outros pontos que trataremos no decorrer do trabalho. Neste contexto, concluímos que, apesar do Facebook ser uma plataforma comercial e um atrativo para uso pessoal, também é um facilitador da aprendizagem para a educação presencial. As ações pedagógicas realizadas na rede social evidenciam as competências e habilidades de cada participante, pois a atuação se constitui em um ato coletivo. Observamos que requer um novo modo do aprender, novos olhares e ações dos envolvidos que são responsáveis pela própria aprendizagem.
- Utilização das TIC no contexto das universidades senioresPublication . Macedo, Carla; Barros, Daniela Melaré VieiraA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por parte dos seniores tem vindo a verificar-se, sendo as universidades seniores um meio através do qual esta população pode iniciar a utilização das mesmas, adquirindo competências tecnológicas, ou colmatar necessidades relacionadas com a sua utilização. No presente trabalho pretende-se analisar o uso das TIC por parte de pessoas idosas que frequentam duas Universidades Seniores no concelho de Almada durante o ano letivo de 2017/2018. Pretende-se ainda investigar quais as aplicações e equipamentos tecnológicos mais utilizadas, quais as suas dificuldades e receios na utilização das TIC e de que forma estas contribuíram para a melhoria do bem-estar diário do sénior. Trata-se de um Estudo de Caso de caráter exploratório e descritivo, através de um estudo de levantamento de natureza qualitativa. Os métodos de recolha de dados foram a aplicação de um inquérito aos sessenta e sete discentes frequentadores da disciplina de Informática e entrevistas aos diretores das UTI em estudo e ao docente da disciplina. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Este estudo serviu para perceber quais as opiniões, motivações e dificuldades dos seniores na utilização das TIC e consequentemente de que forma conseguem colmatar essas dificuldades. Esta investigação permitiu apurar que os seniores procuram obter maior conhecimento ao nível das tecnologias, desta forma sentem-se mais autónomos e confiantes na utilização da internet, aplicação que mais utilizam pela vasta informação que dispõe, aprenderam outras formas de comunicação entre os familiares e amigos através do email e das redes sociais, consequentemente a diminuição da solidão, o aumento da autoestima, e, cumulativamente, aumenta a qualidade de vida dos seniores.
- Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticasPublication . Ferrão, Mela Pedro João; Amador, FilomenaA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.
- Redes sociais e idosos : um estudo de caso em SilvesPublication . Gonçalves, Fernanda Maria Ramos; Barros, Daniela Melaré VieiraAtualmente vive-se numa era digital, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tomaram o seu lugar na sociedade irreversivelmente, difundindo a informação e o conhecimento. Em Silves à semelhança do que se passa no resto de Portugal e da Europa, o desenvolvimento da medicina e o melhoramento das condições de vida, tem vindo a proporcionar à população um aumento da esperança média de vida que, em conjunto com o declínio da natalidade tem-nos levado a assistir a um abrupto envelhecimento demográfico. Concomitantemente assiste-se também à rápida e constante evolução das tecnologias que têm vindo proporcionar à população novas formas de comunicação e socialização. Numa sociedade em que a maioria dos cidadãos são idosos e o desenvolvimento das tecnologias e o seu uso apresenta níveis tão elevados, despertou-nos o interesse desenvolver um estudo que nos permitisse analisar a perceção que os idosos de Silves têm sobre a influência que as redes sociais podem ter no seu bem-estar. A investigação foi de caráter exploratório, desenvolvida através de um estudo de caso com o propósito de compreender a perceção que os idosos participantes têm sobre as redes sociais digitais. Para isso fez-se um estudo no concelho de Silves que contou com a participação de 70 idosos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental com o objetivo de reunir um extenso conjunto de informações. O tratamento de dados foi efetuado no software Maxqda, uma vez que este nos permite trabalhar dados de natureza quantitativa e qualitativa. Das conclusões do presente estudo, salienta-se como principal barreira, a falta de conhecimentos de como lidar com o “mundo” virtual, fator que priva os idosos de usufruir da vasta gama dos benefícios que as redes sociais apresentam para o combate à solidão e isolamento, assim como para a promoção do seu envelhecimento ativo.
- A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CEDPublication . Simão, Heitor Simão Mafanela; Mendes, António QuintasO presente estudo tem como tema a interacção tutor-estudante na EAD: caso do Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED. O Curso em estudo decorre em ambiente virtual. Com o advento da internet novas formas de comunicação vem sendo exploradas pela educação à distância (EAD), suportadas pela Web 2.0, contribuindo dessa forma para uma maior interacção entre os tutores e os estudantes. Um dos meios privilegiados são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como a Plataforma Moodle, que é de fácil acesso, gratuito e permite a customização consoante os objectivos da instituição, oferecendo para tal ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. A pesquisa visava estudar a interacção tutor-estudante na EAD permitida pelas tecnologias digitais tendo em vista promover a melhoria da qualidade do contexto de aprendizagem no curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCMCED com base nas ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0. As perguntas de partida foram: Quais são as ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 mais usadas na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as razões por detrás do baixo nível de interacção tutorestudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as directrizes pedagógicas que orientam a utilização das ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais estratégias adoptar para elevar a quantidade e qualidade da interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Uma vez que pretendia-se investigar para poder intervir utilizou-se uma metodologia mista, com enfoque na investigação acção, recorrendo para a colecta dos dados ao inquérito por questionário online a seis tutores e oito estudantes, a análise documental e aos comentários nos fóruns de discussão. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Na interacção entre os tutores e os estudantes no curso as principais ferramentas usadas foram o fórum de discussão no Moodle e a videoconferência no Webex, cuja exploração pedagógica continua sendo reduzida e precisa ser melhorada.
- A educação a distância no ensino secundário e as tecnologias : estudo de caso de duas escolas secundárias da Província de SofalaPublication . Joaquim, Domingos Neto João; Aires, LuísaO estudo que ora se apresenta, tem como tema “A Educação a Distância no Ensino Secundário e as Tecnologias: Estudo de caso de duas Escolas da Província de Sofala”. Sabe-se que algumas Escolas Secundárias do País – Moçambique - introduziram a Educação a Distância para dar resposta aos alunos que não conseguiram vagas para o ensino presencial e, no âmbito da educação inclusiva ou educação básica para todos, iniciou-se a educação a distância, em algumas escolas piloto. Nesta investigação, pretende-se: a) Avaliar como estão a ser usadas as tecnologias na implementação da Educação a Distância no Ensino Secundário nas duas Escolas da província de Sofala” e, mais especificamente, b) Verificar as ferramentas tecnológicas usadas na Educação a Distância do Ensino Secundário; c) Verificar o impacto da Educação a Distância e das Tecnologias em uso nas duas Escolas Secundárias da Província; d) Propôr o uso de uma Plataforma de ensino para a Educação à Distância do Ensino Secundário. Brito (2010) afirma, que são muitos os desafios que o país tem diante da implementação desta modalidade de ensino e cita – os na seguinte ordem: 1) o reduzido número de profissionais e técnicos com competências específicas em EaD de que o país dispõe; 2) a credibilidade da EaD, pelo facto de ainda estarem muito presentes os valores culturais do modelo tradicional presencial, em grande parte das instituições provedoras, particularmente de Ensino Superior; 3) o forte investimento financeiro inicial que exige a implementação de sistemas de EaD; 4) as fracas competências de “auto - estudo”, autonomia e leitura e extrema dependência do professor que caracteriza a maioria dos estudantes no país; 5) o acesso extremamente limitado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os seus elevados custos, as fracas competências no seu uso e até a inexistência de uma “cultura de tecnologias”, na grande maioria da população (Brito, 2010, p. 38). Para alcançar os objetivos referidos, foi usada uma metodologia mista que consistiu na aplicação de uma Entrevista de natureza qualitativa e dois Questionários (de tipo quantitativo). Também foi feita uma análise documental para aferir alguns aspetos ligados à legislação e ao processo organizacional da Educação à Distância no País. A investigação trouxe - nos resultados que mostram que na Província existem escolas onde está a decorrer a Educação a Distância. As nossas escolas não têm meios de Tecnologias de Informação e Comunicação, para praticarem o ensino e aprendizagem. O ensino a Distância está totalmente centrado no material impresso e sessões tutoriais ministradas de forma ainda tradicional de aulas presenciais. Em relação a formação dos professores e alunos em relação a TIC, estes o tem através das suas próprias formações ao longo do tempo estudantil. Não existe também uma atitude positiva em relação a uso das TIC no âmbito pedagógico.
- Utilização das TIC pelos estudantes do ensino a distância do centro de recursos de Chimoio: um estudo de casoPublication . Zua, Ana Paula Marcelino Derroteia Paiva; Amante, LúciaVerificou-se que a maioria dos alunos apresenta dificuldade em adaptar as mudanças ocorridas na sociedade da informação e comunicação, ou seja, muitos alunos continuam a persistir no uso do método tradicional de aprendizagem, onde o professor é o centro no processo de ensino e aprendendizagem. Para o caso específico do centro de recurso de CHIMOIO, os alunos limitam-se à leitura de módulos, impressão de trabalhos e a comunicação com os tutores é feita apenas nas sessões presenciais, não verificando o uso das TIC como meio de interação no processo de construção de conhecimento. Com esta pesquisa pretende-se compreender as motivações, dificuldades / constrangimentos no uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem no ensino à distância. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo de caso exploratório, com abordagem mista no sentido de utilizar técnicas de coleta de dados quantitativas (aplicação de questionários fechados para alunos e professores) e qualitativas (Entrevistas com dois responsáveis do centro de recurso de CHIMOIO. Os resultados do estudo apontam para a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos pessoais com acesso à Internet pelos alunos, bem como ao nível da instituição, a falta de capacitação no que tange o uso das TIC que contribui em grande parte no fraco domínio dos estudantes, o que se reflete na não utilização dessas mesmas ferramentas nas atividades acadêmicas. Constatou-se também que há falta de incentivo no uso das TIC tanto por parte dos tutores, como a nível institucional, os estudantes ainda mostram certa resistência na atitude face ao uso das TIC na atividade acadêmica.