Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-27"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticasPublication . Ferrão, Mela Pedro João; Amador, FilomenaA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.
- Formação em eLearning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadorasPublication . Marques, António Jorge Nunes; Morgado, LinaO objetivo desta dissertação pretende constituir-se como um contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras na sala de aula, alicerça-se num projeto de formação de professores de vários níveis de ensino para o uso de ambientes e ferramentas digitais específicas, como é o caso dos Quadros Interativos Multimédia (QIM) e as Plataformas de Ensino a Distância (EaD). O estudo realizado enquadra-se na temática dos “novos ambientes virtuais de aprendizagem”, e sua relação com a utilização por professores destas ferramentas digitais em contexto de formação em eLearning. De acordo com a literatura da área, apesar de os professores frequentarem ações de formação proporcionadas pelas entidades educacionais, para a promoção da integração das tecnologias digitais e mudança e inovação de práticas pedagógicas, nem sempre essas práticas são de facto alteradas, ou demoram tempo a fazê-lo. A metodologia utilizada consistiu num estudo de caso sobre dois cursos de formação de professores na modalidade de oficina de formação, “Aprender Mais, Integrando as Potencialidades das Plataformas de Ensino à Distância nos Processos de Ensino e Aprendizagem”, ministrado em eLearning em que estiveram envolvidos professores de diversas escolas. Este curso com a duração de 25 horas foi desenhado com recurso à plataforma LMS Moodle. Em termos dos instrumentos de recolha de dados recorreu-se a questionários aplicados aos professores, no início e após as ações de formação e à análise documental dos relatórios dos formadores dos cursos. Em termos globais, os resultados que se obtiveram foram encorajadores, nomeadamente no que diz respeito a alterações nas práticas docentes, na implementação e no alargamento dos ambientes de aprendizagem na sala de aula. Foi possível também, analisar o impacto do uso desta ferramenta na aprendizagem colaborativa e motivação dos alunos, criando competências que serão mais-valias preciosas a médio e longo prazo das suas vidas pessoais e profissionais.