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- Casamentos prematuros no contexto dos ritos de iniciação femininos, praticados pela etnia Macua: olhares de finalistas do curso de licenciatura em Serviço SocialPublication . Pinto, Sara Maria Xavier; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, LúcioOs ritos de iniciação praticados em Moçambique pelo grupo etnolinguístico Macua têm como principal objetivo garantir a manutenção da estrutura social, da coesão e da continuidade da comunidade. Marcando a aquisição do estatuto de adultez, independentemente da idade fisiológica da jovem, a iniciação feminina Macua, consolida saberes construtores da identidade de género e de identidades sexuais discriminadas que se traduzem, a nível individual, na preparação de papéis de género para a vida conjugal. Esta prática, considerada por diversos autores como promotora de casamentos prematuros e consequentes casos de gravidez precoce e de abandono escolar, começa a ser percecionada como um problema social na medida em que se entende que violam os direitos humanos e legais da criança e da mulher. É neste contexto que se pensou ser relevante tentar perceber em que medida a formação académica superior em Serviço Social, lecionada pela primeira vez em Moçambique pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde e pela Universidade Eduardo Mondlane, alterou o entendimento que os finalistas destes cursos têm dos ritos de iniciação, que avaliação fazem dos impactos sociais com eles correlacionados, em particular com os decorrentes dos ritos de iniciação femininos praticados pelos Macua, e se entendem tais impactos como um problema social a ter em consideração nas suas futuras vidas profissionais.
- Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Polo UAB em Rio BrancoPublication . Farias, Ana Maria Agostinho; Mendes, António Quintas; Freire, FernandaA presente dissertação tem o objetivo de analisar a escrita conjunta de documentos por meio do Google Docs por integrantes do Polo de Apoio Presencial da (UAB) do Centro de Educação Permanente (CEDUP) da cidade de Rio Branco (AC/BRASIL). Tal análise busca discutir o modelo conceitual desse tipo de escrita, bem como as transformações interpessoais que se dão a partir dela no ambiente laboral. Com base em autores que estudam as transformações decorrentes do impacto do uso das tecnologias nas comunicações na constituição de espaços de interação (de aprendizagem e de trabalho conjunto) e de autores que investigam os processos de cooperação e de colaboração que, potencialmente, emergem nesses mesmos espaços, procuramos, por meio de um estudo de caso, apresentar e analisar dados referentes à escrita conjunta do texto do Projeto V Sarau. Esse texto elaborado é escrito por sete servidores que atuam em um mesmo espaço físico, alguns dos quais em horários diferentes. Algumas etapas de trabalho precedem a escrita do texto e contam com a participação de outros servidores. Quanto ao modelo conceitual de escrita adotado pela Equipe do CEDUP, os resultados mostram (i) que as etapas que antecedem à escrita conjunta do texto relacionam-se de forma importante com o texto propriamente dito, uma vez que as vozes de outras pessoas nele estão; (ii) que essas mesmas etapas se ajustam a um trabalho de caráter cooperativo (sobretudo porque há divisão de tarefas), (iii) enquanto a escrita conjunta se mostra mais colaborativa (sobretudo porque há interferência direta e explícita na materialidade do texto). Ressalta-se, porém, que (iv) os limites entre essas duas formas de atuar conjuntamente não são nítidos e ambos representam um esforço mútuo e coordenado para que o grupo alcance o resultado final a contento, sendo considerados, portanto, complementares. Os resultados mostram, também, que o desafio de escrever conjuntamente não se restringe ao conhecimento e manuseio eficiente dos recursos de um editor de textos compartilhado; exige, sobretudo, (v) ajustes socioafetivos dos participantes, nem sempre observáveis ou mensuráveis, para que o texto final possa ser um trabalho de multiautoria. Tal esforço conjunto, do ponto de vista das relações de trabalho, por se tratar de uma relação estabelecida dialogicamente, (vi) resulta na descentralização da gestão e (vii) na unificação da informação para os membros do setor, vistos como ganhos expressivos para o contexto laboral.