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- Virtual tutor: a case of study in University AbertaPublication . Carvalho, Elizabeth; Marcos, AdéritoThe project VIRTUAL TUTORING – the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education, is an ongoing project, with the main goal of analyzing the pedagogic impact of an anthropomorphic user interface on a typical distance learning environment targeted to support online higher education. It implies the development of 3D rigged avatars that should perform typical online tutor activities. The virtual tutor should mimic a human tutor, being a kind of emphatic interface between the student and the course module in Moodle. But more than this, the virtual tutor should give support in the learning process of the student, working as much as a guide inside the contents offered by the e-learning course. This paper gives an overview of the project present development status.
- Tecnologias de comunicação digital : uma proposta de uso do Facebook na educação superiorPublication . Fontana, Lígia de Assis Monteiro; Amante, LúciaO presente estudo busca investigar como as redes sociais digitais podem auxiliar ou interferir no processo de ensino e na construção da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é verificar as facilidades e dificuldades apresentadas através da utilização do Facebook como instrumento pedagógico na educação superior, especificamente na formação inicial de professores. O embasamento teórico partiu da ideia de Castells (2003), que mostra como a sociedade passou por várias transformações no âmbito educacional e com advento das novas tendências tecnológicas, que acarretam em novas metodologias de ensino. Dentro disso, Litwin (2001) levanta as possibilidades que as inovações promovem, como a flexibilidade digital, facilitando as interações entre professores e alunos e gerando novas competências e habilidades. Para Moran (2001), o objetivo de educar para ação é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas e relações em processos permanentes de aprendizagem para que se tornarem cidadãos produtivos nessa sociedade globalizada. Este estudo trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, utilizamos o método de pesquisa-ação, tendo realizado observação participante no desenvolvimento de atividades pedagógicas usando a rede social Facebook e recorrido também à aplicação de um questionário para a realização da pesquisa de campo, que ocorreu em duas universidades em São Paulo, sendo que a primeira nos orientou e foi utilizada como projeto piloto. Após a observação do objeto de estudo, identifica-se que para cada atividade desenvolvida online houve um avanço diferenciado, promovendo flexibilidade de comunicação entre os colegas da turma, as estudantes desenvolveram autoconfiança, autoconhecimento, capacidade de criticar, analisar, justificar, comentar, opinar, sugerir, perguntar e formular ideias e outros pontos que trataremos no decorrer do trabalho. Neste contexto, concluímos que, apesar do Facebook ser uma plataforma comercial e um atrativo para uso pessoal, também é um facilitador da aprendizagem para a educação presencial. As ações pedagógicas realizadas na rede social evidenciam as competências e habilidades de cada participante, pois a atuação se constitui em um ato coletivo. Observamos que requer um novo modo do aprender, novos olhares e ações dos envolvidos que são responsáveis pela própria aprendizagem.