Centro de Estudos Globais | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- La question du partage du travail comme problématique de recherchePublication . Jacquinet, MarcLa question du partage du travail ou du temps du travail est non seulement un thème sociétal prégnant, mais aussi um sujet de recherche pertinent et actuel qui mérite que l’on s’attarde à sa problématique.
- Michel Crozier et le phénomène bureaucratique: une analyse sociologique critiquePublication . Jacquinet, MarcMichel Crozier, sociologue français majeur du XXe siècle, a profondément transformé notre compréhension des organisations bureaucratiques à travers son œuvre emblématique, Le Phénomène Bureaucratique, publiée en 1963. Cette étude novatrice offre une perspective unique sur le fonctionnement des organisations modernes, dépassant les analyses traditionnelles et mécaniques de la bureaucratie.Michel Crozier, sociologue français majeur du XXe siècle, a profondément transformé notre compréhension des organisations bureaucratiques à travers son œuvre emblématique, Le Phénomène Bureaucratique, publiée en 1963. Cette étude novatrice offre une perspective unique sur le fonctionnement des organisations modernes, dépassant les analyses traditionnelles et mécaniques de la bureaucratie.
- Qu'est-ce qu'une organisation ?Publication . Jacquinet, Marc
- Projeto de desenvolvimento da rede dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, 2016-2022Publication . Caeiro, Domingos; Moreira, J. António; Henriques, Susana
- Comunidades que cuidam: questionário a jovens. Açores, Portugal. RelatórioPublication . Henriques, Susana; Rabelo, RachelNo âmbito do projeto de investigação Frontline Politeia - Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline, cofinanciado pela Comissão Europeia , o CTCYS foi aplicado paralelamente nos países que já tinham essa prática e nos países onde foram diagnosticadas carências de dados sistematizados de suporte à decisão e à intervenção preventiva. Portugal integra-se neste segundo grupo de países onde o questionário foi aplicado com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e apoiar a atuação nas comunidades selecionadas. O CTCYS foi originalmente concebido para ser aplicado a adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, permitindo, assim, a avaliação dos níveis de exposição aos fatores de risco e aos fatores de proteção em idades diferentes. Orientando, deste modo, as intervenções preventivas de modo adequado. Para aplicação do instrumento em Portugal, foi necessário realizar as etapas de tradução e adaptação do questionário. Começamos por realizar uma tradução especializada com adaptação cultural. Esta etapa foi validada através de um pré-teste cognitivo, que consistiu na validação por especialistas em focus group. Seguiu-se um pré-teste piloto do instrumento, validando também os procedimentos de aplicação em sala de aula. Daqui resultou a validação da confiabilidade do instrumento, da validade das escalas, bem como da adaptação cultural e de linguagem dos itens do questionário. No final de todo este processo, ficamos com a versão final para aplicação . Neste processo foi decidido aplicar o questionário online aos alunos a frequentar o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário. O questionário CTCYS foi aplicado na Região Autónoma dos Açores (RAA) aos alunos a frequentar entre o terceiro ciclo do ensino básico e o ensino secundário, no período compreendido entre março e maio de 2023. Daqui resultaram 1.218 respostas completas.
- Fazer a inovação funcionar: um guia prático de gestão do conhecimento para as PMEPublication . Jacquinet, MarcPara as pequenas e médias empresas (PME), a gestão eficaz do conhecimento e a promoção da inovação não é apenas um exercício académico - é um imperativo de sobrevivência. Este guia explora formas práticas de as PME poderem tirar partido da relação entre conhecimento e inovação para obterem vantagens competitivas, apesar dos recursos limitados. Esta é uma abordagem prática que pode experimentar em algumas PME ou pequenas organizações (ONG).
- Fazer a inovação funcionar: um guia prático de gestão do conhecimento para as PMEPublication . Jacquinet, MarcPara as pequenas e médias empresas (PME), a gestão eficaz do conhecimento e a promoção da inovação não é apenas um exercício académico - é um imperativo de sobrevivência. Este guia explora formas práticas de as PME poderem tirar partido da relação entre conhecimento e inovação para obterem vantagens competitivas, apesar dos recursos limitados. Esta é uma abordagem prática que pode experimentar em algumas PME ou pequenas organizações (ONG).
- Breve nota sobre o plágio no ensino superior: desafios, detecção e prevençãoPublication . Jacquinet, MarcO plágio representa um dos desafios mais significativos para a integridade académica no ensino superior, e o problema atingiu proporções não previstas. A era digital e da inteligência artificial veio complicar a natureza do plágio e melhorar a nossa capacidade de o detectar, criando um cenário complexo que exige respostas sofisticadas por parte das instituições de ensino (superior, para lá de toda a educação primária e secundária), e em particular os docentes.
- Introduction to grounded theory: evolution, approaches, and critical perspectivesPublication . Jacquinet, MarcGrounded Theory (GT) emerged in the 1960s as an innovative or according to some quarters groundbreaking or revolutionary methodological approach to qualitative research, fundamentally challenging the dominant hypothetico-deductive model of scientific inquiry prevalent at the time. Initially developed by sociologists Barney Glaser and Anselm Strauss (1967) in their seminal work "The Discovery of Grounded Theory," this methodology proposed a radical departure from the traditional relationship between theory and empirical research. Rather than beginning with preexisting theoretical frameworks and testing hypotheses, GT advocates for the systematic generation of theory from data through rigorous analytical procedures, including coding.