Psicologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 93
Results Per Page
Sort Options
- Communication, éducation et interculturalité. Vers une éducation à la tolérancePublication . Ramos, NatáliaAvec la mondialisation, les migrations, le multiculturalisme, les conflits internationaux, avec la construction européenne, nous sommes confrontés à de nombreux enjeux et a un énorme défi de communication. Les rencontres interculturelles font aujourd'hui et feront de plus en plus partie de notre environnement social, économique, politique, religieux, scolaire, sanitaire, informationnel. Le pluralisme culturel ne peut faire abstraction de la diversité et des relations entre les différents individus et groupes, que ces rapports soient ou non structurés, qu'ils soient coopératifs, conflictuels ou pacifiques. Notre culture est de plus en plus une culture transnationale et globalisée, combinant diversement les éléments des cultures planétaires. La question de la diversité culturelle renvoie à celle de l'altérité, de la rencontre, du dialogue, de la communication et de l´éducation. L'introduction et la reconnaissance de cette diversité dans la recherche et dans l’action entrainent un repositionnement méthodologique, conceptuel et épistémologique que l’on retrouve à partir des champs notionnels comme celui des identités, des tensions, des stratégies, de la négociation, de la communication. L'interculturalité conduit à s'interroger, à mettre en question des analyses, des représentations, des pratiques, des identités, des appartenances, des systèmes de valeurs propres à chacun, des significations culturelles et sociales.
- Contextos e problemáticas na infância: da prevenção à saúde e ao desenvolvimentoPublication . Ramos, NatáliaReconhecer os direitos da criança passa por criar as condições necessárias para que seja possível oferecer-lhe um ambiente familiar, educativo e social adequado, um sistema de saúde e educativo eficiente, não podendo a satisfação destes direitos ser efetiva, sem políticas públicas adequadas, sem uma abordagem multidisciplinar e global destinada a responder às suas necessidades psíquicas, físicas e sociais desde o início da vida e capaz de transformar a vulnerabilidade, as situações de risco e de exclusão, num processo estruturante, dinâmico, enriquecedor e inclusivo.
- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . Gronita, JoaquimOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação harmoniosa e equilibrada da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, este estudo desenvolve uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos pelos profissionais de saúde e impacto e significado desta informação ao nível parental e familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos e mais interesse, empatia e compaixão pelo seu problema, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse os profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponderem ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste estudo.
- Relações interpessoais em famílias com crianças prquenas: práticas em intervenção precocePublication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, CátiaAo longo de três anos, este estudo pretende, analisar o trabalho que está a ser implementado num serviço de intervenção precoce, tendo em conta a sua muldimensionalidade, o que implicou a definição de diversos objectivos que incidem nos diferentes participantes (profissionais, famílias e crianças). Face aos diferentes objectivos delineados, importou definir diferentes métodos, instrumentos e participantes. Pretende-se partilhar resultados parciais que têm constituído orientações para a formação em serviço, para a definição de directrizes políticas do Serviço e, consequentemente, para o processo de construção de práticas recomendadas, dando especial relevo às relações interpessoais na famílias e desta com os profissionais. Com estes resultados, proceder-se-á a uma breve caracterização do modelo teórico e organizacional do Serviço e da equipa; à sua análise comparativa com as práticas recomendadas em Intervenção Precoce; à análise da auto-avaliação dos profissionais do serviço, assim como da integração destes resultados na dinâmica e planificação da equipa; à explanação da análise documental efectuada; ao estudo das percepções dos profissionais e dos principais prestadores de cuidados às crianças relativamente aos serviços prestados e a sua confrontação com as práticas recomendadas; à explanação das expectativas face ao serviço, por parte das famílias que iniciaram o atendimento e o grau de satisfação dos serviços recebidos, pelas famílias que deixaram o programa; por último, serão partilhados os resultado da análise dos PIAF. Em suma, pretende-se partilhar os resultados e identificar procedimentos que facilitam as relações interpessoais na construção de um modelo de intervenção precoce, adaptado à realidade Portuguesa.
- Distúrbios psicoafetivos na infância e adolescência: um estudo transculturalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaA depressão encontra-se associada às perturbações do humor de duração variáveis, que é em geral acompanhada por sintomas físicos e mentais, interferindo na forma de sentir, pensar e agir. Este estudo tem como objetivo identificar as representações sociais de crianças acerca da depressão através de uma abordagem transcultural. Participaram desse estudo crianças inseridas no contexto escolar braslileiro e português. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos: Children Depression Inventory (CDI) e Associação Livre de Palavras. Os resultados apontam uma prevalência da depressão em crianças brasileiras (11%) e portuguesas (14%). De forma consensual, a depressão emerge como sinônimo de tristeza, doença e choro. A pessoa deprimida é representada como angustiada, que chora, cabisbaixo, desanimada, sem amigo, com auto- imagem negativa (depreciativa), e que chora. Espera-se contribuir na compreensão da etiologia da depressão em contextos culturais diferenciados, bem como, na elaboração de estratégias preventivas para uma melhor qualidade de vida dessa população.
- Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural: políticas e estratégias de promoção do diálogo interculturalPublication . Ramos, NatáliaAs problemáticas da diversidade cultural e da interculturalidade são da maior actualidade no contexto do mundo globalizado, estando no centro das preocupações dos Estados, dos profissionais e da população, em geral. Elas implicam um novo reposicionamento metodológico e epistemológico em nível da pesquisa, intervenção e formação, colocando novos desafios às sociedades e políticas do século XXI, no que diz respeito à gestão da diversidade cultural, das identidades, dos conflitos, da educação e da comunicação interculturais, às interacções entre o eu e o outro, entre o universal e o singular. São apresentados e analisados alguns princípios, estratégias e políticas de: acolhimento e promoção da diversidade cultural; aquisição de competências pedagógicas, comunicacionais, interculturais e de promoção de valores democráticos; gestão das identidades múltiplas e da diversidade cultural; reforço da cidadania, da interculturalidade e da participação de grupos subrepresentados ou em exclusão na sociedade; criação de espaços de diálogo intercultural nos diferentes setores da sociedade; promoção da comunicação e diálogo intercultural nas relações individuais, intergrupais e interculturais.
- Saúde, migração e direitos humanosPublication . Ramos, NatáliaOs fluxos migratórios são hoje mais numerosos, mais rápidos, mais diversificados e complexos do que no passado,atingindo todos os continentes, géneros, classes sociais, gerações e os vários domínios da vida pública. As questões da saúde, da qualidade de vida, dos direitos humanos e da cidadania das populações migrantes estão no centro das preocupações dos países da União Europeia, nomeadamente Portugal, dos profissionais e dos investigadores. O acesso à saúde é um direito fundamental indispensável para o exercício dos outros direitos humanos. A presente comunicação analisa as múltiplas e complexas relações e variáveis individuais e colectivas, nomeadamente psicológicas, sociais, culturais, ambientais e políticas, implicadas nas questões da saúde e da doença, na acessibilidade aos serviços de saúde e, ainda, no processo migratório e de aculturação. Estas variáveis podem originar isolamento, stresse, ansiedade, depressão, conflito, exclusão e doença, elementos que poderão afectar não apenas a saúde mental e física, o bem-estar e a qualidade de vida dos homens e das mulheres migrantes, como dificultar, igualmente, o seu acesso aos cuidados de saúde e à prevenção, a reivindicação dos seus direitos e o exercício de cidadania.
- Migração e qualidade de vida: um estudo psicossocial com brasileiros migrantesPublication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaObjetivou-se estudar as representações sociais de 51 brasileiros (37 do sexo feminino e 14 do sexo masculino), de imigrantes residentes na cidade de Genebra, Suíça, sobre qualidade de vida e migração. Utilizou-se um teste de associação livre de palavras. Os dados apreendidos foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados por meio da análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciaram que as variáveis sexo e tempo de migração contribuíram com valores mais elevados para o significado dos fatores. Observaram-se nos diferentes grupos similitudes e diferenças de conteúdos representacionais, que colocam em evidência uma comunicação e orientação de condutas de acordo com as variáveis sociodemográficas circunscritas, favorecendo a sua identidade e comprovando sua função justificadora. Pretendeu-se, com este estudo, contribuir com os conhecimentos já existentes acerca dos construtos “qualidade de vida” e “migração” enquanto fenômenos globais e multidimensionais.
- Cinema e pesquisa em ciências sociais e humanas: contribuição do filme etnopsicológico para o estudo da infância e culturasPublication . Ramos, NatáliaA introdução da imagem em movimento na pesquisa veio produzir grandes desafios e modificações ao nível da observação directa e diferida, da descrição e linguagem, da interpretação e análise e da comparação e comunicação. A imagem animada fornece contributos valiosos para o desenvolvimento do conhecimento, tanto ao nível da investigação, como no âmbito da intervenção e da formação. O filme etnopsicológico possibilita o estudo do facto total, favorecendo a análise das várias dimensões da comunicação, o estudo da relação das representações e das práticas, facultando múltiplos significados e perspectivas de estudo, muito em particular, a análise, a descrição e a comparação intercultural. O texto realça a importância e as vantagens da metodologia fílmica, da utilização da imagem animada, das técnicas audiovisuais, no âmbito das ciências sociais e humanas, nos estudos interculturais e comparativos, particularmente, no domínio da infância onde se apresentam exemplos de aplicação.
- Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa SantosPublication . Teixeira, Leônia Cavalcante; Ramos, NatáliaO momento civilizatório atual define-se como de crise epistémica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, este estudo centra-se sobre as conceções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da atualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspetivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjetiva que conduzam à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjetividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar. Mesmo a partir de perspetivas teóricas distintas, Habermas, apoiando-se em Kohlberg, e Santos afirmam-se como solidários à ideia de movimento, de emancipação e de resistência sociais, vislumbrando espaços de acolhimento da estranheza e pluralidade que caracterizam o alteritário, inclusive aí situando possibilidades de mudanças. Ao reivindicar-se um ethos para a educação, insiste-se na instituição educacional como locus forjador de subjetividades, acolhedor das diversidades, pluralidades, interculturalidades e vicissitudes humanas, da heterogeneidade, da singularidade, da diferença, da ambivalência, da contradição e do paradoxo que marcam o sujeito que, de modo algum, se reduz ao racional, ao biológico e ao homogéneo. Há que acolher uma mudança paradigmática no campo da educação, tanto epistemológica quanto metodológica, onde profissionais, familiares, alunos e sociedade em geral possam construir modelos de pertença do diferente, da diversidade e da complexidade na rede social e educacional.