Browsing by Issue Date, starting with "2009-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Definable group extensions in semi-bounded o-minimal structuresPublication . Edmundo, Mário; Eleftheriou, P. E.In this note we show: Let ℛ = 〈 R, <, +, 0,...〉 be a semi-bounded (respectively, linear) o-minimal expansion of an ordered group, and G a group definable in R of linear dimension m ([2]). Then G is a definable extension of a bounded (respectively, definably compact) definable group B by 〈 Rm, +〉.
- A ideia de Europa na cultura portuguesa do século XVI: a afirmação da «Europa» como secularização da ideia de CristandadePublication . Franco, José EduardoO termo e o conceito de «Europa» a ele associado afirmam-se na cultura portuguesa do século XVI em concorrência, paulatinamente triunfante, com o conceito medieval de «Cristandade». A Europa começa de facto a conquistar cidadania cultural, povoando as letras lusitanas precisamente no século de Quinhentos. O Portugal cultural do século XVI pode ser considerado o século do nascimento da Europa. Antes a sua existência era exígua, esparsa, não passando de um mero conceito geográfico ocasionalmente referido em tratados, correspondência e crónicas.
- Migração e qualidade de vida: um estudo psicossocial com brasileiros migrantesPublication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaObjetivou-se estudar as representações sociais de 51 brasileiros (37 do sexo feminino e 14 do sexo masculino), de imigrantes residentes na cidade de Genebra, Suíça, sobre qualidade de vida e migração. Utilizou-se um teste de associação livre de palavras. Os dados apreendidos foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados por meio da análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciaram que as variáveis sexo e tempo de migração contribuíram com valores mais elevados para o significado dos fatores. Observaram-se nos diferentes grupos similitudes e diferenças de conteúdos representacionais, que colocam em evidência uma comunicação e orientação de condutas de acordo com as variáveis sociodemográficas circunscritas, favorecendo a sua identidade e comprovando sua função justificadora. Pretendeu-se, com este estudo, contribuir com os conhecimentos já existentes acerca dos construtos “qualidade de vida” e “migração” enquanto fenômenos globais e multidimensionais.
- A função tutorial na formação continuada docentePublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dosA tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.