Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
264.29 KB | Adobe PDF |
Authors
Barros, Daniela Melaré Vieira
Advisor(s)
Abstract(s)
A tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação
a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente.
Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.
Mentoring is a topic of great relevance for the practice of the distance education as well as for the process of teaching and learning. Questions guiding this qualitative study related to the differences between mentoring and teaching and skills tutors must possess to ensure effective distance education. Our purpose was to identify tasks and skills teachers need to practice to serve as mentors. Our study highlighted some specific competencies and skills of great value to mentoring practice.
Mentoring is a topic of great relevance for the practice of the distance education as well as for the process of teaching and learning. Questions guiding this qualitative study related to the differences between mentoring and teaching and skills tutors must possess to ensure effective distance education. Our purpose was to identify tasks and skills teachers need to practice to serve as mentors. Our study highlighted some specific competencies and skills of great value to mentoring practice.
Description
Keywords
Tutoria Ensino a distância Formação continuada Formação docente Mentoring Continuing education Teacher training The distance education
Citation
Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos - A função tutorial na formação continuada docente. "Revista Iberoamericana de Educación a Distancia" [Em linha]. ISSN 1138-2783. Vol. 12, nº 1 (2009), p. 37-62