Repository logo
 
Publication

A função tutorial na formação continuada docente

dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorReis, Verónica Lima dos
dc.date.accessioned2014-07-16T12:15:07Z
dc.date.available2014-07-16T12:15:07Z
dc.date.issued2009-12-04
dc.description.abstractA tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.por
dc.description.abstractMentoring is a topic of great relevance for the practice of the distance education as well as for the process of teaching and learning. Questions guiding this qualitative study related to the differences between mentoring and teaching and skills tutors must possess to ensure effective distance education. Our purpose was to identify tasks and skills teachers need to practice to serve as mentors. Our study highlighted some specific competencies and skills of great value to mentoring practice.por
dc.identifier.citationBarros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos - A função tutorial na formação continuada docente. "Revista Iberoamericana de Educación a Distancia" [Em linha]. ISSN 1138-2783. Vol. 12, nº 1 (2009), p. 37-62por
dc.identifier.issn1138-2783
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3314
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectMentoringpor
dc.subjectContinuing educationpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectThe distance educationpor
dc.titleA função tutorial na formação continuada docentepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage62por
oaire.citation.startPage37por
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Educación a Distanciapor
person.familyNameBarros
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
920-2911-1-PB.pdf
Size:
264.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: