Browsing by Author "Pereira, Pedro"
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- A 5Ps approach to teaching and e-learning sustainability: the case of Universidade AbertaPublication . Mapar, Mahsa; Nicolau, Paula Bacelar; Dias, Marco; Ferreira, Célia; Manuelito, Helena; Martins, Rute; Martinho, Ana Paula; Pereira, Pedro; Simão, João; Trindade, Jorge; Fernandes, Paula Vaz; Caeiro, Sandra
- Amianto em Portugal: a difícil aplicação da Lei 2/2011Publication . Janela, José; Pereira, PedroPara fazer face a problemas de saúde ambiental provocados pelo amianto, o Parlamento Português aprovou a Lei 2/2011, visando a remoção de materiais com amianto existentes em edifícios públicos. Após consulta de documentos oficiais e entrevistas a responsáveis de entidades públicas e outros atores chave, demonstra-se que a lei só muito parcialmente foi cumprida. A maior parte da Administração Pública não estava preparada cientificamente nem tinha recursos humanos e financeiros suficientes para aplicar a legislação. O resultado foi um levantamento muito incompleto de edifícios com amianto. Só dois anos após o prazo previsto, e após grande pressão pública, com ampla e determinante cobertura mediática, se publicou uma primeira lista dos edifícios públicos com amianto em Portugal continental, não existindo ainda previsão do prazo de remoção total desse material.
- ARK multi-userPublication . Pereira, Pedro; Matos, Nuno; Grave, Luís; Marcos, AdéritoThis paper presents a monitor-based prototype for the visualisation and interaction of an Augmented Reality (AR) system, which recently developed at CCG and demonstrated during the SIACG2002 conference held in Guimarães, Portugal. ARK – Augmented Reality Kiosk - is a set-up based on the prototypes developed in the European Virtual Showcases project to which direct interaction has been added. A normal monitor and a half-silvered mirror constitute the usual set-up for the kiosk. By integrating a half-silvered mirror and a black virtual hand, the CCG solution solves the occlusion problem that normally occurs when a user interacts with a virtual environment displayed by a monitor or other projection system. Conceived with limited monetary resources this portable solution can be deployed in different application contexts as, for instance, culture heritage. This paper presents an extension of the solution to a multi-user platform for a Portuguese museum.
- ARK: augmented reality kioskPublication . Pereira, Pedro; Matos, Nuno; Marcos, AdéritoThis paper aims at presenting a very first prototype of an Augmented Reality (AR) system that as been developed in recent months at our research group. The prototype adopts a kiosk format and allows users to directly interact with an AR environment using a conventional data glove. The most relevant feature of this environment is the use of a common monitor to display AR images, instead of employing specific Head-Mounted Displays. By integrating a half-silvered mirror and a black virtual hand, our solution solves the occlusion problem that normally occurs when a user interacts with a virtual environment displayed by a monitor or other projection system.
- Avaliação da atividade de mineração de areia em Imperatriz – MAPublication . Aguiar, Valdina dos Santos; Pereira, PedroObjetivou-se com este trabalho avaliar qualitativamente a atividade de mineração de areia por draga na dinâmica fluvial do Rio Tocantins, no limítrofe do município de Imperatriz. A pesquisa foi realizada entre 2013 e 2014, com base na abordagem e na metodologia qualitativa. Foram realizadas visitas aos locais de extração, observação, registro por meio de imagens fotográficas, aplicação de questionário, estudo bibliográfico e consultas a sites. A mineração de areia tornou-se, um dos grandes contribuintes para o desenvolvimento socioeconômico do município, por gerar serviço direto e indireto. Porém, ao mesmo tempo, expõe traço impactante de ordem antrópica, representado pela modificação paisagística ribeirinha, dos logradouros e via de acesso das jazidas aos pontos de comercialização e aplicação da areia. Nos dados colhidos durante o período da pesquisa, não foram observados políticas ou projetos que viabilizem a mineração de forma sustentável no município, nem tão pouco a revitalização para as áreas degradadas.
- Catalogue of Cenozoic echinoid type specimens in the Geological Museum (Lisbon, Portugal)Publication . Pereira, PedroThe present catalogue lists the Cenozoic echinoid type specimens housed in the collections of the Geological Museum (Lisbon, Portugal). This material comprises a total of 69 type specimens (seven holotypes, one paratype, 52 syntypes, two lectotypes, and seven paralectotypes) of fifteen Miocene species from Angola and Portugal. Additionally, it is considered that Echinolampas (Echinolampas) maxima de Loriol, 1896 is a valid species and E. (E.) barcinensis Lambert, 1907 is its junior synonym.
- Uma centena de mestres em cidadania ambiental e participaçãoPublication . Pereira, Pedro; Nicolau, Paula BacelarO presente documento visa caracterizar a investigação em Cidadania Ambiental e Participação, realizada entre 2006 e 2021, no âmbito do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação, da Universidade Aberta. Procede-se também à análise dos dados académicos dos mestres e dos resumos e palavras-chave das dissertações, trabalhos de projeto ou relatórios de estágio para avaliar a relação da investigação desenvolvida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e à elaboração do inventário de publicações científicas resultantes da investigação realizada pelos mestres no âmbito do curso.
- Comparação entre modelos pedagógicos de dois cursos de licenciatura na modalidade a distância em ciências aplicadas em Portugal e no BrasilPublication . Ishida, Márcia; Martinho, Ana Paula; Amante, Lúcia; Pereira, Pedro; Caeiro, SandraA Universidade Aberta de Portugal, fundada em 1988, é a única instituição pública de ensino superior a distância no país, oferecendo cursos para qualquer parte do mundo. Tornou-se referência no domínio avançado do e-learning e da aprendizagem online através do desenvolvimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. No Brasil, a partir da implantação do Sistema Universidade Aberta, a educação a distância vem sendo implementada sistematicamente nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como uma das políticas governamentais de inclusão social e acesso ao ensino superior público de qualidade. O presente trabalho tem por objetivo comparar dois modelos pedagógicos de cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância na área das ciências aplicadas: Ciências do Ambiente da Universidade Aberta de Portugal e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil. As diferenças são realçadas e é efetuada uma análise SWOT a cada curso (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Condicionantes), tendo em conta que são cursos na área das ciências e normalmente associados a componentes presenciais práticas. Concluiu-se que a troca de experiências entre universidades que adotam o sistema de aprendizagem e-learning e a parceria com instituição de prestígio como a Universidade Aberta de Portugal que possui tradição nessa modalidade de ensino possibilitam o aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico dos cursos superiores no Brasil e contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e em Portugal.
- Comunicação para a sustentabilidade através de websites: um estudo em instituições de ensino superior internacionaisPublication . Pinheiro, Ted; Mapar, Mahsa; Pereira, Pedro; Fernandes, Ana Paula; Caeiro, Sandra
- Desafios, modelos e práticas de gestão hoteleira sustentávelPublication . Gomes, Luciana; Pereira, Pedro; Javier Pardo Abad, Carlos; Dantas, Andréa
