Browsing by Author "Nobre, Ana"
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- a-REAEDUCA – Revista de Educação para o Século XXI: pensar, desenvolver e criar um REAPublication . Pereira, Hélder; Rosa, Rui; Nobre, AnaO presente artigo relata a concepção de uma revista online de Educação para o Século XXI – REAeduca, sustentada na filosofia dos Recursos Edu- cacionais Abertos. A sua origem encontra-se no desenvolvimento de uma atividade da unidade curricular Materiais e Recursos para E-Learning, do mestrado em Pedagogia do E-Learning da Universidade Aberta em Portu- gal. A metodologia seguiu a seleção do tema, o planejamento da revista e a revisão de literatura sobre a temática em foco para atingir-se uma revista cientificamente fundamentada e a criação efetiva da revista online. Com- posta por abordagens temáticas variadas e concebida em uma página web, apresenta outras referências para a temática em estudo. O efeito do pro- jeto foi extremamente satisfatório, quer pelos testemunhos recolhidos na página da revista, quer pelas partilhas nas redes sociais nas quais a revista foi compartilhada. Os resultados foram triangulados e evidenciam o movi- mento de recursos educacionais abertos como pilar de uma mudança do paradigma educativo, que integra tecnologia e metodologia, rumo a me- lhorias tanto para a prática docente quanto para o estudante. Com o de- senvolvimento da revista, adaptações foram necessárias, como a evolução do nome para a-REAeduca, com o prefixo alusivo à abertura da informação e do conhecimento na sociedade em rede em que vivemos, e o seu alarga- mento em três domínios: acadêmico, organizacional e didático-pedagógico, entre outras conquistas.
- Uma abordagem sobre o ensino de língua estrangeira no Brasil e acepções sobre traduçãoPublication . Santana, Ady Sá Teles; Nobre, AnaEste artigo trata do tema relacionado ao ensino de língua estrangeira, no contexto brasileiro, fazendo-se uma reflexão sobre seu histórico e a noção de tradução analisada pela perspectiva de Arrojo (1997), além de abordar o conceito de desconstrução desenvolvida por Derrida (2005). Para tanto, é feito um breve histórico do Ensino do Francês no Brasil, percorrendo de forma sumária os séculos XVIII, XIX, XX, XXI, até a atualidade. Verifica-se ainda o que informa o Conselho de Europa (2001) sobre as competências e habilidades no ensino de línguas estrangeiras que devem ser desenvolvidas pelo estudante aprendiz. Esse texto faz parte da pesquisa de doutoramento sobre o ensino de literatura de língua estrangeira através das traduções feitas pelo poeta francês Jean Pierre-Rousseau (2002) dos textos do poeta brasileiro Patativa do Assaré (1978). A proposta aqui apresentada é a de divulgar parte da abordagem teórica e histórica desse estudo que se encontra em andamento.
- Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discentePublication . Pereira, Jasete Maria da Silva; Nobre, Ana; Pinto, AnameleaNo presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didático- pedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.
- Autoria online, numa perspectiva multirreferencial na plataforma de aprendizagem virtual da Universidade Aberta de PortugalPublication . Pereira, Jasete Maria da Silva Pereira; Nobre, Ana; Pinto, AnameleaEste artigo objetiva compreender os fundamentos epistemológicos da multirrefenrencialidade haja vista a necessidade de ser ter uma melhor compreensão da abordagem, uma vez que a mesma é foco de investigação no estudo de doutoramento de uma das autoras deste texto. Justifica-se que a escolha pela pesquisa multirreferencial tem respaldo empírico no cúmplice sentido com o processo autoral docente online, pelo fato de supeitar que ambas primam pelos aspectos pluralidade, heterogeneidade e respeito à escuta de outras vozes. Para refinar possíveis semelhanças a parte inicial do texto traz reflexões de diálogos realizados junto aos autores que discutem sobre multirrefenrencialidade. Em seguida, com o aporte teórico pertinente à autoria online foi possível destacar as categorias similares entre ambas. Por fim admite-se que o aprofundamento teórico além de ampliar apreensões sobre a temática científica permitiu detectar o imbricamento metodológico da abordagem com as peculiaridades didáticas e técnicas aconselháveis para o processo autoral docente online, de modo que em um momento posterior o trabalho de ampliação da pesquisa em uma cidade européia proposto na tese venha a ser consolidado.
- Avaliação alternativa digital da oralidade “Em Qualquer Lugar do Mundo”Publication . Nobre, Ana; Relvas, Maria de JesusA avaliação de competências requer uma abordagem na qual conhecimentos, capacidades e atitudes estão integrados, o que implica, necessariamente, o recurso a uma variedade de estratégias de avaliação. Neste contexto, surge o que alguns autores designam como a Cultura de Avaliação. Por sua vez, os ambientes de aprendizagem em e-learning no ensino superior exigem o repensar de outras formas de avaliação digital. Assim, a utilização de novas ferramentas de comunicação online (tecnologias digitais) e o uso de novos modos de avaliação digital na área científica de Língua representaram um desafio para os docentes da Universidade Aberta (UAb) aquando da sua implementação, impondo, em simultâneo, um constante processo de actualização. Tendo em conta o contexto do ensino de línguas estrangeiras na UAb, são apresentadas algumas dessas estratégias e soluções de avaliação digital da competência oral – nomeadamente, a compreensão e a produção.
- Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digitalPublication . Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaA inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.
- Change life to online: pedagogical relationship in pandemic timePublication . Mouraz, Ana; Nobre, Ana
- Ciclo didático: infográficoPublication . Nobre, Ana
- Collaborative learning and co-author students in online higher education: a-REAeduca – collaborative learning and co-authorsPublication . Nobre, Ana; Nobre, VascoThe technologies themselves cannot be analyzed as instruments per se, nor can they be exhausted in their relation with science. There is a social and even an individual dimension that affects our own way of relating to society. It is in open education that we have been developing our educational practices. This chapter presents a collaborative learning activity, the curricular unit Materiais e Recursos para eLearning, part of an on-line Master in Pedagogy of eLearning, Universidade Aberta, Portugal. In the present work, the authors dedicate their attention to co-learning and co-research, as processes that help to exemplify some situations, the a-REAeduca. The data collection was supported essentially by the content analysis technique.
- Como aprender com recursos educacionais abertos?Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaEste artigo resulta da busca de ações para integrar REA nas práticas pedagógicas dos professores do ensino médio brasileiro. Os procedimentos metodológicos são baseados no Design-Based Research visando a elaboração de um guia para os professores com os seguintes objetivos: conceituar e caracterizar os REA, orientar a busca de REA para o ensino médio, destacar conhecimentos sobre direitos autorais e licenças abertas necessários para identificar os REA, definir orientações sobre como organizar e compartilhar materiais didáticos com REA, conceituar e identificar os estilos de aprendizagem e destacar a relevância dos REA e das estratégias didáticas para potencializar a aprendizagem. O resultado é a disponibilização do Guia na Internet para ser utilizado em cursos de formação de professores e por todas as pessoas que tenham interesse pelo tema. Em cada formação, realizada pelas autoras no ano de 2016, um novo ciclo iterativo da DBR será desenvolvido para melhorar o Guia.