Browsing by Author "Moreira, Darlinda"
Now showing 1 - 10 of 72
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens etnográficasPublication . Moreira, Darlinda
- “Agir e compreender o mundo”: contributos para uma visão ampla do ato educativo. Darlinda Moreira conversa com Rui CanárioPublication . Canário, Rui; Moreira, DarlindaNesta entrevista, conduzida por Darlinda Moreira, emerge o papel pioneiro de Rui Canário, sobretudo no campo da Educação de Adultos e na sua intervenção cívica associada, mas também no que nos ensinou ao longo de gerações, mostrando que os atos, as posições e os ideários são indissociáveis dos interesses profissionais e exemplificando como as opções e princípios de vida são importantes, tanto na obra pedagógica como no desenvolvimento e afirmação do cientista social.
- Análise do manual escolar de matemática “Amiguinhos”, do 2º ano de escolaridadePublication . Silva, Maria João; Moreira, DarlindaReconhecendo o impacto que a resolução de diferentes tipos de problemas aditivos/subtractivos têm no desenvolvimento do raciocínio matemático, e sabendo a relevância que o manual escolar tem dentro de sala de aula, pretendemos analisar as propostas de actividades apresentadas no manual de modo a perceber como estas podem mediar as actividades pedagógicas no tema das operações. Para isso, este trabalho irá apresentar a análise do manual escolar Amiguinhos, em utilização no 2º ano de escolaridade da disciplina de Matemática, do ponto de vista do tipo de problemas e do tipo de exercícios das operações aritméticas (adição e subtracção) que apresenta.
- ApresentaçãoPublication . Moreira, DarlindaApresentação do livro Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios, pp.11- 20 Jundiaí-SP: Paco Editorial Maria Cecilia Fantinato &. A. Vargas Freitas, (Eds)
- Apresentação. Da escola para o mundo: doo mundo para escolaPublication . Moreira, Darlinda; Asinelli-Luz, Araci; Rosa, Rodrigo
- Caros estudantes: queiram entrar e juntar-se a nós!Publication . Moreira, Darlinda
- Como estruturar atividades para o ensino online: orientações para a prática síncrona e assíncronaPublication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré VieiraComo Estruturar Atividades Online: Orientações para a Prática Síncrona e Assíncrona, apresenta uma síntese dos principais elementos que organizam a prática do ensino online.
- Contar histórias de vida: um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vidaPublication . Cardoso, Ricardo; Moreira, DarlindaEste artigo apresenta resultados preliminares de um estudo que se enquadra numa investigação decorrente no âmbito de um doutoramento onde, através de uma experiência educativa, se aborda a construção da identidade, na sua relação com o mundo, de 6 mulheres socialmente vulneráveis, com idades entre os 53 e os 78 anos, residentes no norte de Portugal. Pretende-se compreender se, ao narrarem as suas histórias de vida, ficam mais ou menos conscientes de si mesmas, numa partilha intercultural das suas experiências com outros sujeitos. Pretende-se igualmente envolver as participantes num processo de conhecimento numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
- Curricular transformation as context to share practices : a case in the portuguese schoolsPublication . Moreira, Darlinda; Campelos, SandraThis article emerged from a larger study of professional practices of mathematics teachers. It addresses the concept of practice discussing the balance between the collective and individual component of practices and its implications to comprehend some transformations and consolidations of mathematics teachers practice in the Portuguese contemporaneous context.
- Da educação à intervenção social: a construção do conhecimento na transformação da realidadePublication . Cardoso, Ricardo; Moreira, DarlindaEste artigo aborda as potencialidades que as ações educativas, enformadas num projeto de intervenção social, podem ter para a transformação da realidade de indivíduos que se encontram numa situação de vulnerabilidade. Através de duas experiências educativas construiu-se, numa linha metodológica de investigação-ação participativa, um projeto de educação e intervenção social que permitiu simultaneamente conhecer, planificar, transformar, observar e refletir sobre o aumento da consciência crítica e autonomia de seis mulheres. O ato de educar ganhou uma outra dimensão, quando, através de um projeto de intervenção, devidamente participado, se readaptou o conhecimento à prática a fim de a transformar e melhorar.