Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
300.63 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Reconhecendo o impacto que a resolução de diferentes tipos de problemas aditivos/subtractivos têm no desenvolvimento do raciocínio matemático, e sabendo a relevância que o manual escolar tem dentro de sala de aula, pretendemos analisar as propostas de actividades apresentadas no manual de modo a perceber como estas podem mediar as actividades pedagógicas no tema das operações. Para isso, este trabalho irá apresentar a análise do manual escolar Amiguinhos, em utilização no 2º ano de escolaridade da disciplina de Matemática, do ponto de vista do tipo de problemas e do tipo de exercícios das operações aritméticas (adição e subtracção) que apresenta.
Description
Keywords
Resolução de problemas Manuais escolares Adição Subtração
Pedagogical Context
Citation
Silva, Maria João; Moreira, Darlinda - Análise do manual escolar de matemática “Amiguinhos”, do 2º ano de escolaridade [Em linha]. "Investigação em Educação Matemática: comunicação no ensino e na aprendizagem da matemática". Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2010. ISSN 2182-0023. p. 168-179
Publisher
Sociedade Portuguesa de Investigação Matemática