Browsing by Author "Miranda, Branca"
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- A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicosPublication . Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Barreira, Carlos Manuel FolgadoA construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança.
- A contribuição da Geografia para a educação para a cidadania: análise do currículoPublication . Miranda, Branca; Ferreira, Manuela MalheiroNeste artigo procurou-se evidenciar em que medida os conteúdos, as competências e as experiências delineadas para o ensino da Geografia nos documentos oficiais do ME podem contribuir para a Educação para a Cidadania (EC). Numa tentativa de realizar uma análise fina procurámos nas orientações programáticas de Geografia (3º ciclo do Ensino Básico) os itens lexicais que fizessem transparecer o contributo desta disciplina para Educação para a Cidadania. A técnica utilizada foi a da análise por campos semânticos.
- Desenvolvimento profissional docente em comunidades virtuais de aprendizagemPublication . Oliveira, Isolina; Barreira, Carlos; Miranda, BrancaA construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar a prática dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes de aprendizagem virtual quando orientadas pelo trabalho colaborativo entre os participantes e pela análise reflexiva das práticas educativas. Neste cenário o projeto Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas está a ser concretizado com o trabalho de professores e investigadores na promoção do desenvolvimento profissional. O projeto tem como objetivos desenvolver processos formativos, de acordo com as necessidades das escolas/agrupamentos de escolas e focados na supervisão pedagógica por pares, acompanhar o desenvolvimento de projetos em curso e colaborar nos processos de autoavaliação. A formação desenvolvida em contexto de trabalho entre diferentes profissionais de ensino teve como base intervenções orientadas pela elaboração e análise de instrumentos de observação e discussão em fóruns virtuais em torno das reflexões que daí resultaram. Num primeiro momento, foram envolvidos professores com funções de supervisão, coordenação e liderança pedagógica de duas escolas, uma da zona de Setúbal e outra da zona de Coimbra. A análise de narrativas dos professores, da interação nos fóruns e das reflexões finais elaboradas foca-se no modo como se processa a partilha de ideias e de materiais e nas transformações ocorridas ao nível de conceções sobre a inovação e a supervisão pedagógica. Argumenta-se que a metodologia adotada proporcionou o trabalho colaborativo assente na produção de artefactos, interações, intercâmbio de conhecimento e reflexão sobre práticas educativas, dando origem ao desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. Neste percurso, os professores construíram novos conhecimentos e refizeram crenças e atitudes relativamente ao papel da supervisão pedagógica na inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente.
- A diversidade cultural e a adequação curricularPublication . Miranda, Branca
- Educação geográfica em época de crise: algumas reflexõesPublication . Ferreira, Manuela Malheiro; Miranda, BrancaQuais as causas da crise económica, social e política com que se debate o país? De que forma o ensino da Geografia poderá contribuir para que os jovens compreendam de uma forma informada a crise com que Portugal se debate para poderem agir como cidadãos conscientes e interessados na resolução dos problemas aos níveis nacional, regional e local? Neste artigo procuramos transmitir uma reflexão sobre as duas questões anteriores e pôr em evidência o papel da Educação Geográfica na formação de cidadãos participativos.
- Encontro ou desencontro de culturas (de aprendizagem)? uma experiência de mobilidade virtual no contexto do projeto OUVMPublication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Miranda, Branca; Teixeira, António; Morgado, LinaNo âmbito do projeto de financiamento europeu Opening Universities to Virtual Mobility (OUVM), mais de uma dezena de estudantes de cursos formais da Universidade Aberta de Portugal de vários cursos e áreas científicas realizaram uma experiência de mobilidade virtual em universidades presenciais estrangeiras - Universidade de Oviedo, Vittautas Magnus University de Kaunas e Universidade de Pavia em unidades curriculares distintas desenhadas de acordo com diferentes culturas de aprendizagem. Neste trabalho, os autores apresentam os resultados preliminares desta experiência transcultural, analisando os principais fatores de sucesso e insucesso registados.
- Ensinar Geografia para a sociedade do século XXI: o confronto entre as novas perspetivas educacionais e as práticas pedagógicasPublication . Miranda, Branca; Ferreira, Manuela MalheiroA partir de uma análise dos seus fundamentos epistemológicos e das grandes finalidades da educação geográfica, procura-se definir o contributo do ensino da Geografia para o desenvolvimento de atitudes e valores que conduzam à formação de cidadãos ativamente comprometidos com as grandes problemáticas do mundo atual e explicitam-se os principais obstáculos políticos, ideológicos, organizacionais que têm impedido os professores de Geografia de assumir uma mudança de paradigma científico e educacional. Considera-se que a Geografia vive um momento de viragem epistemológica, onde predomina uma visão que dá relevo aos factores subjectivos que subjazem às decisões, e a uma leitura do espaço mais complexa que valoriza a interpretação dos pequenos espaços e considera difícil generalizar num mundo marcado pela diferença e pela rápida transformação e aceita o pluralismo de abordagens sobre a realidade. Este movimento de ruptura conceptual que procura trazer a Geografia de volta ao seu principal objecto explicar e predizer a realidade espacial agora numa perspectiva de “espaço social”, o espaço vivido e culturalmente marcado, dá origem ao desenvolvimento do conceito de território e fundamenta uma reconceptualização da Educação Geográfica. Assume-se que a Geografia pode contribuir decisivamente para a educação da consciência moral, o desenvolvimento de uma consciência ética e uma perspectiva global da sociedade e considera-se que esta é uma ciência com uma “vocação natural” para o desenvolvimento de competências de cidadania, o que se deve à matriz dos estudos geográficos – aprender a interpretar o espaço, os seus elementos constitutivos, a forma com se inter-relacionam, os seus contrastes e debilidades, os seus pontos fortes e, a partir desta leitura polissémica, ser capaz de intervir no espaço de forma responsável e numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Num segundo momento, partindo da interpretação de documentos oficias e da análise dos resultados de inquéritos aplicados a professores portugueses de Geografia, põem-se em relevo as contradições existentes entre as orientações educativas emanadas dos organismos centrais (currículo preconizado) e as práticas dos professores na sala de aula (currículo implementado), bem como as percepções dos professores sobre os programas, o papel da geografia e a possibilidade de implementar estratégias de ensino que conduzam os alunos ao desenvolvimento de novas competências geográficas. Em conclusão, procuram-se determinar as causas que explicam a reduzida inovação educativa nas aulas de Geografia, dando especial relevo às que se relacionam com as práticas desenvolvidas no âmbito da formação inicial e contínua dos professores ainda fortemente marcadas por um paradigma tecnológico, por uma concepção positivista da geografia e por uma visão geometrizante do espaço.
- Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professoresPublication . Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, JoséA tendência mais generalizada na modalidade de ensino a distância tem-se pautado por abordagens estruturadas, com base em materiais que são disponibilizados aos estudantes. A estes é pedido que aprofundem os conteúdos predefinidos, sob a forma de auto-aprendizagem. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer uma abordagem em regime de seminário aberto, a distância, não centrada nos conteúdos e que visa o desenvolvimento reflexivo de profissionais. Descreve-se de forma sucinta o objectivo desta abordagem e são apresentados resultados no que respeita à percepção dos estudantes quanto à sua evolução e quanto ao seu grau de satisfação quando é feita a comparação com abordagens mais tradicionais.
- Formar supervisores em ambientes de aprendizagem virtualPublication . Oliveira, Isolina; Miranda, BrancaEsta comunicação é baseada num estudo que investiga como competências de reflexão e da partilha de conhecimentos e recursos podem ser desenvolvidas, com os pares em formação, num ambiente de aprendizagem virtual, aspetos centrais numa supervisão transformadora colocada ao serviço da melhoria de práticas e do interesse do coletivo. O mestrado em supervisão pedagógica coordenado pelas autoras é um curso que proporciona um enquadramento para profissionais ligados ao ensino, em contextos formais ou não formais, para refletir e desenvolver as suas práticas através da investigação e do envolvimento com importantes perspetivas teóricas e a literatura da especialidade. Pretende-se providenciar aos profissionais - professores e formadores nas diferentes áreas científicas - o desenvolvimento de competências de observação, comunicação, reflexão e de questionamento contínuo e sistemático sobre as práticas através da constituição de comunidades de aprendizagem profissional. Trata-se de um curso assente no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta, o qual é suportado em vários princípios dos quais se destacam a flexibilidade e a interação entendida como interação estudante-estudante, estudante-recursos e estudante-professor. A interação é desenvolvida através de grupos de discussão no interior de cada turma virtual. O planeamento prévio e estratégias desencadeadoras da aprendizagem orientam a natureza do trabalho, estimulando a iniciativa e o envolvimento dos estudantes. Dada a natureza das questões de investigação a abordagem qualitativa prevaleceu e os métodos usados para a recolha de dados incluíram a análise das interações produzidas nos fóruns bem como as diversas produções escritas dos estudantes. Os resultados preliminares revelam um envolvimento comprometido dos estudantes com incidência na discussão e partilha de materiais, atividades e conhecimentos e enfatizam implicações para o papel da reflexão no desenvolvimento de uma capacitação profissional crítica.
- A função do delegado de disciplina: estudo em São Tomé e PríncipePublication . Coelho, António; Miranda, BrancaAs estruturas intermédias são fundamentais para a implementação de um sistema de ensino inclusivo e de qualidade devido ao importante papel que têm no desenvolvimento profissional dos professores. São assim um contributo para o sistema de ensino evoluir, mudar de forma a dar resposta às necessidades da sociedade. Em São Tomé e Príncipe são os delegados de disciplina que corporizam esta estrutura, sendo responsáveis ao nível de escola pela supervisão dos professores. Este estudo pretendeu conhecer as representações sobre a função dos delegados de disciplina no ensino secundário (7.ª a 12.ª classes). Para tal desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos delegados de disciplina e entrevistámos supervisores pedagógicos e diretores de escola. Utilizámos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os delegados de disciplina são um grupo jovem e experiente, mas nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica. No desempenho da sua função ressaltam diversas componentes, a mais exercida é a componente burocrática, outra é a supervisão pedagógica e, por fim, uma componente formativa que é pouco valorizada. Verificou-se igualmente que os grupos investigados têm representações diferentes, quer quanto ao cumprimento da função quer quanto à forma como ela é cumprida. Os supervisores valorizam mais a componente de supervisão e os diretores e os delegados a componente de monitorização, apesar de no discurso os delegados valorizarem igualmente a componente de supervisão. Aspeto em que todos estão de acordo é a reduzida motivação dos delegados para o exercício das suas funções, fruto de condições de trabalho muito precárias. Esta investigação permite-nos inferir que o conceito de supervisão pedagógica se divide entre aqueles que a concebem como ajuda e colaboração e os que a entendem como monitorização e fiscalização do trabalho do professor.
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