Browsing by Author "Gaspar, Ivone"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Alteridad y emociones en las comunidades virtuales de aprendizajePublication . Aires, Luísa; Teixeira, António; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Silva, SílviaEl artículo trata de un conjunto de reflexiones sobre las relaciones interpersonales y las emociones en las comunidades virtuales de aprendizaje. Los referentes teóricos se inspiran en los constructos bajtinianos de alteridad y dialogicidad y se complementan con las perspectivas de Vygotski sobre la construcción social del conocimiento y las emociones. Las relaciones interpersonales en las comunidades virtuales de aprendizaje y, sobretodo, las emociones vivenciadas en estos contextos son estudiadas en el ámbito del análisis de los discursos producidos en los foros de discusión. Los mensajes publicados y discutidos por los estudiantes y los profesores son analizados en el marco de la aplicación de metodologías cualitativas y del análisis de redes sociales. Los resultados preliminares de la investigación enfatizan la idea que, en las dos comunidades de virtuales de aprendizaje estudiadas, las relaciones interpersonales son reguladas por valores compartidos, por las emociones y los conflictos vivenciados. En este sentido, las emociones no han de estudiarse por el impacto que producen sobre el aprendizaje, sino en cuantos elementos integrados en el proceso de aprendizaje.
- O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativaPublication . Santos, Maria da Glória; Gaspar, IvoneA diversidade de veículos para a aquisição de conhecimento e a sua facilitada disponibilização e banalização tendem, por vezes, a fragilizar a função de ensinar, dada por excelência à instituição escolar. Acontece que nenhum desses veículos ocupa o espaço da escola substituindo-a e, ainda menos, desempenha a função do professor. A finalidade maior da escola é a aprendizagem efetiva e real reconhecida não só na aquisição de conhecimentos mas também no desenvolvimento de capacidades, aptidões e, em particular, de competências. Contudo a escola não deve nem pode ignorar esses veículos mas sim integrá-los na racionalidade da sua utilização, potenciando a aprendizagem pretendida. Entende-se que a aprendizagem será melhor conseguida se for partilhada e distribuída através da relação multilateral. Nesse sentido, assume-se o paradigma interpessoal como gerador da comunidade que se dispõe a aprender, em ambientes recriados e reforçados pelas tecnologias de informação e comunicação. Seleciona-se o blogue como uma ferramenta que tem a particularidade de motivar a intervenção, lançando desafios que conduzem à interação. Assim, esta comunicação desenvolve-se em torno de três pontos que se sequenciam e interligam: o paradigma interpessoal, a aprendizagem colaborativa e o blogue, recorrendo a um estudo exploratório e descritivo.
- Competências em questão : contributo para a formação de professoresPublication . Gaspar, IvoneA palavra competência aparece, frequentemente, escrita em documentos de natureza variada e é usada, cada vez mais, no discurso oral, sugerindo um significado simples e linear. Umas vezes parece ser redutora no sentido da estruturação de qualquer perfil de formação e ou educação, outras vezes utiliza-se com cautela, procurando distingui-la de outros conceitos que partilha na construção dos mesmos perfis educativos e/ou formativos. Constata-se um sintoma na utilização da palavra competência que a projecta numa perspectiva dicotómica, quanto à caracterização do indivíduo, na oposição entre competente e incompetente. Entretanto, quando se apela à formação dos indivíduos tendo por finalidade o desenvolvimento de competências evidenciam-se as indefinições, multiplicam-se as discussões, crescem as indecisões, alastram as confusões e, por vezes, evidencia-se a ingenuidade (talvez, devido à simplificação de actos que não aguardaram o amadurecimento de atitudes) na geração das sinomias de conceitos; o problema torna-se, então, complexo. Com este artigo pretende-se desenvolver uma curta reflexão sobre o conceito de competência, questionando o seu significado, na procura do estabilizar; depois, confronta-se este conceito com o de conhecimento, transportando, por fim, a questão para os profissionais da docência – os professores. Deixa-se em aberto a discussão e reflexão sobre esta matéria, parecendo útil não se acrescentar qualquer excerto conclusivo. Assim, após uma curta introdução, organiza-se o texto em três pontos: (1) discussão em torno do conceito de competência, (2) confronto entre conhecimento e competência e (3) a competência na formação de professores.
- Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.comPublication . Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, AntónioEste livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores, no contexto do ensino superior online e presencial. Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos: - Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado; - Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos de aprendizagem online e presencial; - Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos. Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores. O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin, 1984; Lopes, 2001). A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com” e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação, merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156. Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade, aos seus Estudantes e Professores.
- O contributo da supervisão para o desenvolvimento profissional do docente online: reflexões teóricasPublication . Henriques, Susana; Gaspar, Ivone; Massano, LúciaThe assumption of pedagogical supervision as a critical reflexivity both focused on environmental and inner reality, highlighting its retrospection and prediction potential, is the starting point of the investigation. Today’s network society, deeply immersed in technological paradigms and so engaged in new ways of approaching school systems and its agents, both influences and models the supervision concept as a tool for development and innovation within schools. As part of a broader study on Supervision: models and processes, this article is focused on a theoretical reflective approach on the conceptual implementation of pedagogical supervision, in virtual teaching-learning environments in higher education institutions. The data analysis has provided some relevant key-elements referring the teacher’ role as a social agent, whose action is both grounded on decision-making and problemsolving processes; also based on a contextualized and dynamic knowledge, as part of a reflective practice in collaborative communities, sharing multifaceted experience, thus leading to other professional teacher development dimensions and to other active teaching expressions in higher education online systems. A theoretical framework will allow identifying supervision practices in online higher education environments, focused on teachers as innovative defining agents in supervision.
- Duas metodologias de ensino em educação a distância onlinePublication . Gaspar, IvoneNo princípio subjacente da indispensabilidade de identificar e aplicar modelos pedagógicos para o ensino e no questionamento do ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância – regime online, procura-se, com este artigo, mostrar a relevância de duas metodologias ao serviço deste regime. Após uma introdução que pretende justificar o artigo dentro da temática da revista, desenvolve-se o conteúdo seguindo três pontos. O primeiro ponto tem por função contextualizar o tema de modo a evidenciar condições que dêem visibilidade às Metodologias seleccionadas. O segundo ponto identifica, caracterizando, as Metodologias em estudo e que se designam por “resolução de problemas” e “foco organizador”. Nele se clarificam, quanto à aplicação de uma ou outra metodologia, alguns dos objectivos de aprendizagem pretendidos, na relação com a tipologia das estratégias a implementar e a natureza das actividades a desenvolver. No terceiro ponto, procura-se traçar uma linha condutora entre as Metodologias analisadas e a educação em regime online.
- Elementos do desenvolvimento curricularPublication . Gaspar, Ivone; Roldão, Maria do CéuNo pressuposto que o Desenvolvimento Curricular é uma consequência natural do currículo, cujo âmbito exige a aplicação e compromisso de um grupo multidisciplinar, selecionaram-se algumas dimensões nucleares que não esgotam o campo, e que se assumem com a designação de "elementos", o que justifica o título escolhido para este livro: Elementos do Desenvolvimento Curricular. Este livro percorre todavia as temáticas centrais da área do Currículo e revisita a bibliografia de referência, constituindo um apoio sustentado para estudantes de ensino superior.
- Elementos do desenvolvimento curricular [Projeto Acessibilidades]Publication . Gaspar, Ivone; Roldão, Maria do CéuNo pressuposto que o Desenvolvimento Curricular é uma consequência natural do currículo, cujo âmbito exige a aplicação e compromisso de um grupo multidisciplinar, selecionaram-se algumas dimensões nucleares que não esgotam o campo, e que se assumem com a designação de "elementos", o que justifica o título escolhido para este livro: Elementos do Desenvolvimento Curricular. Este livro percorre todavia as temáticas centrais da área do Currículo e revisita a bibliografia de referência, constituindo um apoio sustentado para estudantes de ensino superior.
- Ensino a distância e ensino aberto: paradigmas e perspectivasPublication . Gaspar, Ivone
- Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?Publication . Santos, José Rui; Gaspar, IvoneAs tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.