Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
gsantos_migaspar.pdf9.02 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A diversidade de veículos para a aquisição de conhecimento e a sua facilitada disponibilização e banalização tendem, por vezes, a fragilizar a função de ensinar, dada por excelência à instituição escolar. Acontece que nenhum desses veículos ocupa o espaço da escola substituindo-a e, ainda menos, desempenha a função do professor. A finalidade maior da escola é a aprendizagem efetiva e real reconhecida não só na aquisição de conhecimentos mas também no desenvolvimento de capacidades, aptidões e, em particular, de competências. Contudo a escola não deve nem pode ignorar esses veículos mas sim integrá-los na racionalidade da sua utilização, potenciando a aprendizagem pretendida. Entende-se que a aprendizagem será melhor conseguida se for partilhada e distribuída através da relação multilateral. Nesse sentido, assume-se o paradigma interpessoal como gerador da comunidade que se dispõe a aprender, em ambientes recriados e reforçados pelas tecnologias de informação e comunicação. Seleciona-se o blogue como uma ferramenta que tem a particularidade de motivar a intervenção, lançando desafios que conduzem à interação. Assim, esta comunicação desenvolve-se em torno de três pontos que se sequenciam e interligam: o paradigma interpessoal, a aprendizagem colaborativa e o blogue, recorrendo a um estudo exploratório e descritivo.

Description

Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade de Liderança Educacional da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

Keywords

Paradigma interpessoal Blogue Aprendizagem colaborativa

Citation

Santos, M., Gaspar, M. (2012). O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue