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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A diversidade de veículos para a aquisição de conhecimento e a sua facilitada disponibilização
e banalização tendem, por vezes, a fragilizar a função de ensinar, dada por excelência à
instituição escolar. Acontece que nenhum desses veículos ocupa o espaço da escola
substituindo-a e, ainda menos, desempenha a função do professor. A finalidade maior da
escola é a aprendizagem efetiva e real reconhecida não só na aquisição de conhecimentos mas
também no desenvolvimento de capacidades, aptidões e, em particular, de competências.
Contudo a escola não deve nem pode ignorar esses veículos mas sim integrá-los na
racionalidade da sua utilização, potenciando a aprendizagem pretendida. Entende-se que a
aprendizagem será melhor conseguida se for partilhada e distribuída através da relação
multilateral. Nesse sentido, assume-se o paradigma interpessoal como gerador da comunidade
que se dispõe a aprender, em ambientes recriados e reforçados pelas tecnologias de
informação e comunicação. Seleciona-se o blogue como uma ferramenta que tem a
particularidade de motivar a intervenção, lançando desafios que conduzem à interação. Assim,
esta comunicação desenvolve-se em torno de três pontos que se sequenciam e interligam: o
paradigma interpessoal, a aprendizagem colaborativa e o blogue, recorrendo a um estudo
exploratório e descritivo.
Description
Trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade de Liderança Educacional da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).
Keywords
Paradigma interpessoal Blogue Aprendizagem colaborativa
Citation
Santos, M., Gaspar, M. (2012). O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa