Browsing by Author "Cabral, Pedro Barbosa"
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- As abordagens às aprendizagens em cenários definidos a partir de teorema da equivalência da interaçãoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasO termo “interação” tem sido usado frequentemente na educação a distância e é identificado como elemento chave na aprendizagem e satisfação neste campo. A interação pode ser vista sobre diferentes perspetivas, mas aquela que é levada a cabo aqui prende-se com a interação como uma troca instrucional entre quatro elementos: estudante-conteúdo, estudante-docente, estudante-estudante (Moore, 1989) e estudante-interface (Hillham, Willis & Gunawardena, 1994). Dentro desta perspetiva Anderson (2003) avançou com o Teorema da Equivalência da Interação, que se sustenta em duas teses: Níveis de aprendizagem significativa e profunda podem ser atingidos desde que uma das três formas de interação (estudante-docente, estudante-estudante e estudante-conteúdo) se situe em níveis muito elevados. As outras duas interações podem ter um nível reduzido, ou ser mesmo eliminadas, sem que haja degradação da experiência educacional. Níveis muito elevados em mais do que um dos três tipos de interação (apesar de implicarem um maior custo e dispêndio de tempo), irão promover uma maior satisfação na experiência educacional, embora não necessariamente uma aprendizagem mais eficiente. De acordo com o desenho de aprendizagem, podemos encontrar diferentes formas de interação. Anderson e Dron (2011, 2012) apresentam-nos as formas como os desenhos de aprendizagem podem ser construídos nas três gerações da pedagogia da educação a distância: cognitivista/comportamentalista, socio-construtivismo e conetivismo. O presente estudo circunscreve-se na segunda geração, onde a aprendizagem em grupo ganha um especial relevo. Existem diferentes fatores que podem influenciar a forma como os estudantes interagem e o tipo de abordagem à aprendizagem pode ser um desses fatores. A abordagem à aprendizagem pode ser vista sob três perspetivas (Duarte, 2012): Abordagem de superfície, onde a motivação do sujeito está associada a fatores externos de influência para a sua motivação e a estratégia de aprendizagem é mais superficial, o que nos remete para uma conceção de aprendizagem onde aprender é saber mais; Abordagem de profundidade onde a motivação do sujeito está associada a fatores internos a si mesmo para a sua motivação e a estratégia de aprendizagem é mais profunda, o que nos remete para uma conceção de aprendizagem onde aprender é compreender; Abordagem de organização onde a motivação do sujeito está orientada para a obtenção de sucesso e a estratégia de aprendizagem é de organização pessoal, o que nos remete para uma conceção de aprendizagem onde aprender é conseguir boas notas. Olhando para estas três abordagens podemos encontrar nos grupos de aprendizagem diferentes formas de interagir por parte dos estudantes. A partir destes dois elementos(Teorema da Equivalência da Interação e Abordagens às Aprendizagens) importa compreendermos como é que estes se relacionam. Como tal temos como objetivo para este estudo: Compreender como o tipo de desenho de interação (variando o nível de intensidade das interações estudante-professor, estudante-conteúdo e estudante-estudante) poderá levar a que haja alterações na forma como os estudantes abordam a sua aprendizagem Este estudo ocorre num ambiente virtual de aprendizagem, numa unidade curricular de segundo ano, de um curso de licenciatura da Universidade Aberta, no ano letivo 2011/2012 e segue uma abordagem metodológica quantitativa. O estudo ocorre em três turmas, onde foram implementados cenários de aprendizagem com diferentes níveis de interação. A unidade curricular estava dividida em quatro módulos e no final de cada um foi passado um questionário sobre as abordagens às aprendizagens validado já para a população portuguesa universitária (Duarte, 2000), mas que necessitou de ter pequenas adaptações na formulação de alguns dos seus itens por se tratar de um curso totalmente online. O passar o questionário nos diferentes módulos permitiu-nos não só ver as diferenças existentes entre as turmas, mas também se havia uma modelação da abordagem à aprendizagem dos estudantes ao longo do curso, em virtude de termos diferentes níveis de interação. Os resultados obtidos até à presente data permitem-nos identificar que no início os grupos tinham uma abordagem semelhante entre eles e ao longo do curso encontrámos algumas diferenças significativas que necessitam maior análise e profundidade, que se preveem estar totalmente analisadas até ao período de submissão de proposta final de artigo. Para além dos resultados per si trazerem um contributo para o esclarecimento da relação entre o Teorema da Equivalência da Aprendizagem e as Abordagens às Aprendizagens, nesta análise foi validado um instrumento sobre esta última temática exclusivamente para o contexto online.
- Attempting to regulate distance higher education: reflections of the portuguese experiencePublication . Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraIn this paper, the authors analyse the RJED draft proposal, highlighting its most controversial aspects, as the limitations it imposes to pedagogical innovation and the specialized role it awards to UAb, and discussing the potential impact such regulations can have in the development of the higher education sector in Europe.
- Attempting to regulate distance higher education: reflections on the portuguese experiencePublication . Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo Teixeira
- Construcción de capacidades para el desarrollo de centros de enseñanza y aprendizaje para las universidades de LatinoAmérica en el siglo XXIPublication . Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João; Morgado, Lina; Cabral, Pedro BarbosaEm resultado dos muitos constrangimentos estruturais que as afetam, as instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina confrontam-se com um conjunto alargado de problemas, nomeadamente no âmbito da qualidade e inovação das práticas de ensino e aprendizagem, da formação de professores e também da gestão estratégica. Neste sentido, torna-se urgente capacitar estas instituições para melhor contribuírem para o desenvolvimento social e económico dos seus países. O projeto Construcción de capacidades para el desarrollo de Centros de Enseñanza y Aprendizaje para las Universidades de Latinoamérica en el Siglo XXI (PROF-XXI), cofinanciado pelo programa Eramus+ da União Europeia, pretende contribuir para este objetivo por meio do desenho, instalação e certificação de Centros de Ensino Aprendizagem (CEAs) nas IES latino-americanas parceiras do projeto. O projeto apoia também a formação dos quadros técnicos necessários ao seu funcionamento, assegurando que estas unidades se constituam como motores de mudança e inovação nas IES da América Latina e não só.
- Desenho de aprendizagem e ferramentas conceptuais para o desenho de cursos onlinePublication . Mendes, António Quintas; Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; Cabral, Pedro BarbosaEste capítulo apresenta um conjunto de modelos de educação online que podem funcionar como heurísticas para o pensamento quando se trata de pensar o desenho de cursos online. Não se trata apenas de descrever e explicar como funcionam esses cursos, mas também de encontrar modelos, traços e dimensões conceptuais, bem como estratégias que, de certa forma, permitam a externalização e a visualização do pensamento (KALI, 2006). Essas heurísticas podem não só servir de guia à pessoa individual que pensa e desenha o curso, mas podem também servir como ferramentas conceptuais partilháveis entre vários sujeitos que, assim, podem investir colaborativamente no desenho da aprendizagem (CONOLE, 2013).
- Desenho de cursos online a partir do Teorema da Equivalência da InteraçãoPublication . Cabral, Pedro BarbosaO desenho de cursos online tem sido olhado de acordo com diferentes teorias, como os nove níveis de Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo de Siemens. Em 2003, Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com a equivalência de interação studanteestudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, ao qual apelidou de Teorema da Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos seus princípios. Neste artigo procura-se, a partir de uma revisão da literatura, analisar os vários resultados obtidos sobre o Teorema da Equivalência da Interação e entender as suas contribuições no momento de decisão sobre o desenho de um curso online, nomeadamente a questão do custo-benefício de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação.
- Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interaçãoPublication . Cabral, Pedro BarbosaO desenho de cursos online tem sido olhado sobre diferentes teorias, como os nove níveis de Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo de Siemens. Em 2003 Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com a equivalência de interação estudante-estudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, a qual apelidou de Teorema da Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos seus princípios. Neste processo, há vários dados obtidos que são úteis no momento de decisão de desenharmos cursos online. É sob a perspetiva do Teorema de Equivalência de Interação que neste artigo se aborda o desenho de cursos online, nomeadamente a questão do custobenefício de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação.
- O espaço da coordenação de curso num contexto online : estudo de casoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Amante, LúciaEste estudo, realizado no ensino superior, tem como objectivo a análise da perspectiva dos alunos sobre o papel da Coordenação de Curso (1º ciclo de estudos), num ambiente de aprendizagem online. Tem como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson (2000) Community of Inquiry (CoI) Framework e o modelo pedagógico assumido pela Universidade Aberta [UAb] (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante & Bidarra, 2007). Trata-se de um estudo de caso com uma vertente exploratória, descritiva, mas também correlacional, isto porque se procurou entender o papel percepcionado e vivenciado no espaço online da coordenação da licenciatura em educação, e procedeu-se à analise do peso que a coordenação tem de acordo com o CoI Framework. O estudo faz uma descrição das temáticas abordadas no espaço online da coordenação, a partir da análise de conteúdo das conversações tidas nos fóruns. No que diz respeito à percepção dos estudantes, foi aplicado um questionário com questões abertas, usando igualmente a técnica da análise de conteúdo. Nesse questionário, foram colocadas questões fechadas baseadas no trabalho de Arbaugh e colaboradores (2008) e foi feito um tratamento estatístico das mesmas. Os participantes são compostos pela coordenação e pelos estudantes dos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009, inscritos no espaço online. Os resultados sugerem que o espaço da coordenação é bastante importante para os estudantes, sendo considerado „o local‟ de referência da própria instituição. Os estudantes percepcionam este espaço como um local onde: (1) são aconselhados, acompanhados, orientados, apoiados e suportados; (2) recorrem para a resolução e/ou esclarecimento de dúvidas, problemas e situações; (3) se apoiam para a ligação/mediação entre os estudantes e a UAb, em particular com os docentes. Também se verificou que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo de Garrison, principalmente na componente “presença social”. Notaram-se igualmente diferenças a este nível, de acordo com o ano lectivo em que os alunos iniciaram o curso. Desta forma, os resultados obtidos apontam para um papel da coordenação para além do definido no modelo pedagógico e verifica-se que o peso da coordenação na “presença social” tem efeitos sobre a “presença cognitiva”, o que tem implicações na aprendizagem, na satisfação, no empenho e nos resultados no curso.
- How about increasing the student-student interaction in a MOOC to provide a more satisfying educational experience?Publication . Cabral, Pedro Barbosa; van Valkenburg, WillemIn this study, we investigated if students are likely to achieve different levels of satisfaction depending on the interaction intensity (student-student, student-content, or student-teacher interaction) in a MOOC.
- Interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior onlinePublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasA investigação agora apresentada surgiu de uma problematização dos níveis de interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior online a partir do "Teorema da Equivalência da Interação" de Terry Anderson. Foram trabalhadas quatro questões de investigação, a saber: 1) será que é possível atingir níveis de aprendizagem significativa e profunda desde que uma das três formas típicas de interação (estudante-professor, estudante-estudante e estudante-conteúdo) se situe em níveis muito elevados e os outros dois tipos de interação sejam oferecidos em níveis mais baixos, ou mesmo suprimidos, sem que a experiência educacional se degrade?; 2) será que ao colocarmos níveis muito elevados de interação em mais do que uma das três tipologias de interação este aumento irá promover uma maior satisfação na experiência educacional, embora não necessariamente uma maior aprendizagem?; 3) será possível compreender que aspetos podem estar relacionados com cenários mais adaptados às características dos estudantes e, consequentemente, a um maior qualidade na aprendizagem?; 4) que instrumentos podem ser desenvolvidos de forma a permitir a tomada de decisões com vista à estruturação de unidades curriculares e cursos tendo como referência as interações: estudante-conteúdo; estudante-professor e estudante-estudante? A investigação realizada assentou numa abordagem metodológica mista, seguindo o paradigma pragmático de investigação de Creswell, onde foram recolhidos dados através de (i) questionários aplicados a estudantes em dois anos letivos distintos, (ii) análise da experiência educativa nos espaços online onde decorreram os processos de aprendizagem destes estudantes, (iii) do registo das atividades do corpo docente e (iv) da análise aos produtos realizados pelos estudantes par efeitos de avaliação. Os resultados foram posteriormente cruzados para desenvolver um design de cenário pedagógico flexível e que permitisse também identificar algumas especificidades desse design para dar resposta a diferentes características dos estudantes. Por fim procurou-se desenvolver um instrumento que permitisse a tomada de decisão com vista à estruturação de unidades curriculares e cursos tendo como referência as interações estudante-conteúdo, estudante-professor e estudante-estudante.