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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O desenho de cursos online tem sido olhado sobre diferentes teorias, como os nove níveis de
Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo
de Siemens. Em 2003 Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com
a equivalência de interação estudante-estudante, estudante-conteúdo e estudante-professor,
para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, a qual apelidou de Teorema da
Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos
seus princípios. Neste processo, há vários dados obtidos que são úteis no momento de decisão
de desenharmos cursos online. É sob a perspetiva do Teorema de Equivalência de Interação
que neste artigo se aborda o desenho de cursos online, nomeadamente a questão do custobenefício
de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação.
Description
Keywords
Desenho de cursos Teorema da Equivalência da Interação Interação Custos
Citation
Cabral, P. (2018). Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação. In Pedro, A., Piedade, J., Matos, J.F., Dorotea, N. e Pedro. N. (org). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa.
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa