Repository logo
 
Publication

Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação

dc.contributor.authorCabral, Pedro Barbosa
dc.date.accessioned2020-08-07T17:29:40Z
dc.date.available2020-08-07T17:29:40Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO desenho de cursos online tem sido olhado sobre diferentes teorias, como os nove níveis de Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo de Siemens. Em 2003 Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com a equivalência de interação estudante-estudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, a qual apelidou de Teorema da Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos seus princípios. Neste processo, há vários dados obtidos que são úteis no momento de decisão de desenharmos cursos online. É sob a perspetiva do Teorema de Equivalência de Interação que neste artigo se aborda o desenho de cursos online, nomeadamente a questão do custobenefício de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCabral, P. (2018). Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação. In Pedro, A., Piedade, J., Matos, J.F., Dorotea, N. e Pedro. N. (org). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-46-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9953
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenho de cursospt_PT
dc.subjectTeorema da Equivalência da Interaçãopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectCustospt_PT
dc.titleDesenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1875pt_PT
oaire.citation.startPage1866pt_PT
oaire.citation.titleAtas do V Congresso Internacional das TIC na Educaçãopt_PT
person.familyNameCabral
person.givenNamePedro Barbosa
person.identifier.orcid0000-0003-4683-1371
person.identifier.scopus-author-id57198794941
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
pbcabral_2018.pdf
Size:
521.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format