Publication
Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação
dc.contributor.author | Cabral, Pedro Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2020-08-07T17:29:40Z | |
dc.date.available | 2020-08-07T17:29:40Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O desenho de cursos online tem sido olhado sobre diferentes teorias, como os nove níveis de Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo de Siemens. Em 2003 Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com a equivalência de interação estudante-estudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, a qual apelidou de Teorema da Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos seus princípios. Neste processo, há vários dados obtidos que são úteis no momento de decisão de desenharmos cursos online. É sob a perspetiva do Teorema de Equivalência de Interação que neste artigo se aborda o desenho de cursos online, nomeadamente a questão do custobenefício de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cabral, P. (2018). Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação. In Pedro, A., Piedade, J., Matos, J.F., Dorotea, N. e Pedro. N. (org). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-46-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9953 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenho de cursos | pt_PT |
dc.subject | Teorema da Equivalência da Interação | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Custos | pt_PT |
dc.title | Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1875 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1866 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação | pt_PT |
person.familyName | Cabral | |
person.givenName | Pedro Barbosa | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4683-1371 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57198794941 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1