Ciências da Educação / Educational Sciences
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Browsing Ciências da Educação / Educational Sciences by Author "Abrantes, Pedro"
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- Decision making in virtual classrooms: a case for organisational democracy in teacher education for democracyPublication . Neves, Claudia; Oliveira, Juliana; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, PedroOrganizational democracy in education emphasizes participatory decision-making processes, involving teachers, students, and other stakeholders in shaping educational policies and practices. In teacher education, organizational democracy involves decision-making that empower them to contribute to the design and improvement of educational programs. This concept underscores the importance of cocreating with teachers to foster democratic values and equip them with the knowledge, skills, and attitudes necessary to promote democratic principles within students and learning community. This approach fits into the ongoing discussion about education and the common good, questioning how education itself can be understood as “common” and as a promoter of common goods (Bollier, 2018; Velicu & Garcia -Lopez, 2020). Analyzing organizational democracy involves examining various dimensions to gain a comprehensive understanding of how democratic principles are embedded within the organizational structure and culture. The AECED project aims to develop a prototype of a pedagogical framework and guides to practice that encourages the development of activities based on arts-based embodied methods in order to provide experiences of democracy-as-becoming. The Portuguese case will carry out 4 of the case studies of the project based on the development of an online training course for teachers and educators who, using a Participatory Action-Research (PAR) methodology (Cornish, et al. 2023), will test the framework and guide in early years, primary and vocational education. In this paper we will present a set of data relating to the perceptions of teachers and educators that participated in the online course about the organizational transformation before and after the development of the activities based on the pedagogical framework and guides of AECED project. Our aim was to identify perceptions about the organizational transformation on the following dimensions: transformative dialogue, power sharing, holistic learning, relational well-being, collaborative decision-making, shared leadership, innovation, and Creativity; Conflict Resolution and Inclusivity and Diversity. By examining these dimensions, researchers and organizations can gain insights into the level of organizational democracy and identify areas for improvement or refinement.
- Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomadosPublication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do RosárioQuem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
- Experiências e trajetórias dos mestres e doutores da Universidade Aberta (2011- 2020)Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados do inquérito aos mestres e doutorados da Universidade Aberta, com base no questionário aplicado entre março e abril de 2023, abrangendo os diplomados do 2.º e 3.º ciclos, entre 2011 e 2020. Foram obtidas 431 respostas, de um universo de 1375 graduados, o que corresponde a 31% dos mestres e 44% dos doutorados. Desta forma, o Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta alarga o seu campo de análise, até ao momento centrado nas experiências e trajetórias dos licenciados da instituição, acompanhando também a estratégia da instituição para ampliar e consolidar a sua oferta pedagógica ao nível dos mestrados e doutoramentos.
- Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digitalPublication . Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, OlgaQuem são os estudantes que escolhem o ensino superior a distância? De onde vêm? Porque escolhem uma universidade a distância? Como se caracterizam os per-cursos académicos daqueles que realizam licenciaturas nesta modalidade? Quais as dificuldades que enfrentam, as competências que desenvolvem e as relações que estabelecem? Com o resultado de um inquérito aos diplomados da Universidade Aberta pretende-mos responder a estas questões a partir de um conjunto de abordagens teóricas sobre educação a distância aberta e em rede que procuramos relacionar com a Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomadosPublication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Magano, OlgaA partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados da 4.ª edição do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, aplicado em 2023 e referente à coorte que concluiu este grau de ensino entre 2019 e 2021. Todos os graduados de licenciaturas na instituição foram convidados a responder, num total de 1310 diplomados, distribuídos por 12 ofertas formativas, tendo-se obtido 490 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 35,9%. Relativamente ao perfil sociodemográfico, constatamos uma ligeira prevalência do sexo feminino (53%), que se acentua nas faixas etárias mais jovens, ainda que seja muito variável entre cursos. A idade desta população é muito heterogénea, embora exista alguma concentração numa fase intermédia da vida ativa, com ingresso na licenciatura na faixa dos 35-45 e conclusão entre os 40 e os 50 anos. A larga maioria residia em Portugal (93%), com alguma concentração na Área Metropolitana de Lisboa (38%), ainda que existam contingentes significativos em todas as regiões do território nacional. Entre os restantes (em parte, provenientes de Portugal), destacam-se a Suíça, o Reino Unido, o Luxemburgo e Angola como países de residência. Em termos educativos, 77% apresentavam o ensino secundário com habilitação literária, enquanto 12% possuíam já um título de ensino superior (maioritariamente de outra instituição). Uma proporção considerável (36%) já havia frequentado o ensino superior sem ter obtido qualquer grau.
- Prototype framework, including its rationale, development and features – in English language and partner country language versions. Deliverable 3.1Publication . Neves, Claudia; Abelha, Marta; Almeida, Ana Patrícia; Abrantes, Pedro; Jääskeläinen, Pauliina; Culshaw, Suzanne; Cazgir, Kardelen; Oganisjana, Karine; Ozols, Roland; Pažur, Monika; Petzold, Julia; Smith, Karen; Spahn, Lea; Weber, Susanne ; Woods, Philip
- Prototype guides – in English language and partner country language versions. Deliverable D3.2Publication . Neves, Claudia; Abelha, Marta; Almeida, Ana Patrícia; Abrantes, Pedro; Jääskeläinen, Pauliina; Culshaw, Suzanne; Cazgir, Kardelen; Oganisjana, Karine; Ozols, Roland; Pažur, Monika; Petzold, Julia; Spahn, Lea; Weber, Susann ; Aladrović, Katarina; Smith, Karen; Woods, Philip
- Report case(s) Design. Report, by each partner, of their case(s) design (including ethics permission) and how it contributes to the total projectPublication . Pažur, Monika; Jääskeläinen, Pauliina; Petzold, Julia; Cazgir, Kardelen; Spahn, Lea; Weber, Susanne; Kozlovskis, Konstantins; Oganisjana, Karine; Lace, Natalja; Ozols, Rolands; Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro; Woods, Philip; Mpamhanga, Karen; Culshaw, Suzanne; Reeves, HannaThe purpose of this deliverable is for all partners to share their case designs, ethics permissions, and explain their contributions to the overall project goal. The project aims to create an innovative, evidence-based aesthetic and embodied pedagogical Framework that impacts the practice of education for democracy and the associated Guides to pedagogical practice that support responsive, participatory pedagogies.1 For that, the six AECED partner countries use a Participatory Action Research (PAR) design through which they co-create, trial, and analyse a prototype pedagogical Framework and four associated Guides for elementary school, secondary school, higher education, and adult/professional education. In this deliverable, we present the case design for all 19 cases, covering a wide array of institutional trialing settings to ensure a differentiated and diverse set of data for reflecting on, analysing, evaluating, and re- designing the pedagogical Framework and the practice Guides. In alignment with the research aim and overarching research questions of the project, we have formulated specific research questions for all national partners, as outlined in the methodological Framework. These questions serve as guiding principles for the cross-case analysis, ensuring that each partner's research aligns with the overall objectives and contributes to a comprehensive understanding of the project's focal areas. In the following, we will give a short overview of the case design phase that also encompasses the approval of each country's ethics commission. Both aspects will then be portrayed in the appendix.