LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
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- A aplicação de cenários de aprendizagem com recurso a programação e a objetos tangíveis no contexto de uma biblioteca escolar do 1.º CEBPublication . Menezes, Sílvia Raquel Prieto e; Bastos, GlóriaEste trabalho tem como problemática base a análise da aplicação de cenários de aprendizagem com recurso à utilização de objetos tangíveis programáveis com o intuito de trabalhar o currículo, no contexto da biblioteca escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico, tentando perceber a sua influência nas aprendizagens dos alunos envolvidos. Para isso foram traçados como objetivos de investigação a análise do nível de impacto deste tipo de atividades na melhoria das aprendizagens e nos resultados escolares dos alunos, em conjunto com uma reflexão sobre o papel da Biblioteca Escolar no âmbito da formação interna de professores na criação e utilização destes cenários de aprendizagem. Foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e foi desenvolvido um estudo de caso baseado na prática com turmas do 1.º CEB. Foram utilizadas múltiplas fontes de informação para a recolha de dados: grelhas de observação, a aplicação de um questionário do tipo teste de verificação de conhecimentos pré e pós sessão, e a realização de entrevistas em profundidade aos professores envolvidos. Os resultados obtidos revelam que a criação de cenários de aprendizagem que envolvam a programação e a robótica, através da aplicação de metodologias ativas, como a gamificação, permitem uma exploração interdisciplinar da leitura e restantes conteúdos curriculares, onde o conhecimento se torna mais substancial e permanente para os alunos.
- As bibliotecas escolares na região de Setúbal: percepções de alunos e professores sobre o seu papel na aprendizagemPublication . Nascimento, Allan Gabbay do; Bastos, GlóriaA biblioteca escolar constitui um espaço pedagógico que tem vindo a assumir uma importância crescente no trabalho que a escola desenvolve, no contexto português. Em especial na área da leitura e do desenvolvimento de competências de literacia da informação e mediática, o papel da biblioteca nas escolas é relevante e vários estudos nacionais e internacionais têm comprovado esse facto. Mas como é que alguns dos mais diretos intervenientes no trabalho das bibliotecas percepcionam a sua influência nas aprendizagens? Neste trabalho analisou-se as percepções de alunos e professores em relação ao papel da Biblioteca Escolar nas aprendizagens, em particular na área da leitura. Os dados analisados foram recolhidos no âmbito da aplicação do modelo de avaliação da biblioteca, pela Rede de Bibliotecas Escolares, em ciclos e anos distintos: 2015, 2017 e 2019. Foram examinadas e confrontadas, através de uma estatística descritiva, as respostas dadas por alunos e por professores de escolas do distrito de Setúbal. Em relação aos alunos, verificou-se que são os do 1.º ciclo que revelam uma perspetiva mais positiva sobre o papel da biblioteca escolar nas suas aprendizagens, em especial na área da leitura. No parâmetro relacionado com a leitura, os professores de outros níveis de ensino têm uma perspectiva mais positiva que a dos alunos. Ao observar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das competências para os média percebe-se o mesmo resultado. Concluiu-se também que ao longo dos 3 ciclos de avaliação analisados não se verificaram alterações significativas na forma como alunos e professores avaliam o contributo da biblioteca escolar para o sucesso das aprendizagens.
- Concepções, trajetórias e práxis educativa : um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo VerdePublication . Varela, Florenço Mendes; Bastos, GlóriaEm consequência de trabalhos realizados no âmbito da Educação de Adultos, o presente trabalho é um estudo que teve como propósito a busca da compreensão sobre as conceções, trajetórias e práxis educativa que nortearam o programa de formação dos educadores de adultos, no período de 1994 a 2000, os principais resultados e suas repercussões na política de Educação de Adultos em Cabo Verde. Objetivou-se, por meio desta investigação: conhecer o contexto histórico-político-social da educação no período de implementação do programa; analisar as conceções político-educacionais e teórica-metodológicas que fundamentaram a conceção e práxis educativa; compreender os resultados do programa e suas repercussões nas políticas educativas; contribuir para a constituição de um corpus de conhecimento sobre a formação de educadores e seu aporte no aprimoramento do sistema educativo. Para a realização deste estudo, foram inquiridos e entrevistados os principais intervenientes no programa. Tratando-se de um estudo longitudinal, esta investigação teve como proposta metodológica aquela que se aproxima e se caracteriza como investigação qualitativa, destacando o estudo bibliográfico e a análise documental. A construção do marco conceptual apoiou-se em vários autores com realce para Paulo Freire (1919-1997). A análise dos dados recolhidos junto dos sujeitos da investigação permite confirmar resultados excecionais do programa e repercussões significativas em diferentes âmbitos e contextos do sistema educativo, desde a independência do país, em 1975, com impacto nas políticas educativas atuais. Da análise interpretativa dos documentos e dos dados fornecidos pelos sujeitos da investigação, resulta que o programa teve resultados positivos e repercussões: na melhoria dos índices de alfabetização da população caboverdiana; na melhoria da atuação profissional dos/as educadores/as de adultos; na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos; na democratização do acesso à educação; no fortalecimento do sistema educativo nacional.
- A interculturalidade e o uso das TIC na educação pré-escolar na Região Autónoma da MadeiraPublication . Perregil, Eva; Amante, Lúcia; Bastos, GlóriaNa Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como um pouco por todo o país, as escolas estão a receber cada vez mais crianças vindas de outros países, consequência deste mundo global em que nós vivemos. Cabe a estas instituições estarem preparadas para receber esses imigrantes e ajudarem as crianças em geral a viverem a interculturalidade no seu dia-a-dia. Neste estudo, pretendeu-se verificar se os educadores de infância fomentam a educação para a interculturalidade nas crianças que têm nas suas salas e suas famílias, de que forma o fazem e se recorrem às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fazê-lo. Aos educadores caberá certamente a função de oferecer às crianças que têm na sala um ambiente que proporcione o contacto com outras culturas e que estimule o desenvolvimento de competências e atitudes para lidar com a diversidade cultural. No estudo empírico realizado, foi adotada uma metodologia de caráter misto, com o recurso a inquéritos por questionário enviados a todos os educadores de infância das salas pré-escolares públicas da região. Realizamos também entrevistas a um conjunto de educadores com mais crianças estrangeiras e/ou de diferentes culturas nas suas salas, a dois coordenadores de projetos e dois encarregados de educação estrangeiros e efetuamos ainda uma observação não participante retratando uma prática facilitadora de adaptação de crianças estrangeiras numa sala de pré-escolar. Verificou-se que a interculturalidade, apesar de em crescente ascensão nas salas de pré-escolar da Região, nem sempre é abordada de forma aprofundada e com a atenção que requer, principalmente no que toca ao recurso às TIC, que é pouco desenvolvido. Devemos considerar que, além de pensar a interculturalidade, além de falar da interculturalidade, devemos viver a interculturalidade, tornando-a algo normal e com a qual convivemos no quotidiano acima de tudo.
- A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesasPublication . Duarte, Susana Maria Paulino Gonçalves; Bastos, Glória; Botelho, Maria do Carmo Severino Duarte GriloO Plano Tecnológico de Educação (PTE) pretendeu equipar tecnologicamente as escolas públicas de Portugal continental, procurando introduzir, por essa via, alterações e inovação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, importa destacar o papel que os coordenadores do PTE tiveram localmente, já que foram os responsáveis pela sua implementação dentro das escolas. Focámos assim a nossa investigação na figura dos CPTE, de forma a percebermos como o PTE tinha sido implementado e liderado nas escolas. Partimos de um enquadramento do problema, perspetivado em torno de três temas: a construção do Plano Tecnológico de Educação, destacando os seus três eixos e projetos, a problemática da incorporação das tecnologias de informação e comunicação na educação e o papel da liderança em projetos de inovação e mudança. O estudo empírico realizado apoiou-se fundamentalmente em métodos quantitativos, complementado por elementos qualitativos. Foi aplicado um inquérito a uma amostra com representação nacional, de 100 CPTE, de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal continental com ensino secundário. Este inquérito permitiu perceber quem foram estes coordenadores ao definirmos o seu perfil relativamente às suas características pessoais e profissionais, às suas competências nas dimensões previstas para a função, bem como à sua liderança, neste caso concreto através da utilização do MLQ, de Bass & Avolio. Permitiu ainda determinar as condições de implementação do PTE e os principais constrangimentos. Os resultados obtidos comprovaram que nem todos os objetivos inicialmente propostos para o PTE foram concluídos ou implementados. No entanto, o balanço a nível tecnológico e de gestão é bastante positivo e menos a nível pedagógico. A liderança desempenhada pela generalidade dos CPTE enquadrou-se no perfil ideal identificado por Avolio & Bass (1995), onde as características de liderança transformacional são as mais manifestadas, complementando-se com algumas de liderança transacional.
- A liderança na formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique : os casos da Academia Militar e da Escola de SargentosPublication . Timana, Sebastião Eduardo; Bastos, Glória; Fontes, JoséEsta investigação teve como propósitos analisar a perceção que os professores militares da Academia Militar e da Escola de Sargentos das Forças Armadas (das Forças Armadas de Defesa de Moçambique) têm das suas práticas de liderança e examinar ainda as suas perceções sobre a formação ministrada nessas instituições nas áreas da liderança e da cidadania. Na primeira parte do presente trabalho apresenta-se um percurso breve pelas principais teorias que marcaram o século XX na área da liderança. Reflete-se igualmente sobre o papel que as lideranças assumem nas organizações e como fator de mudança, em geral, para posteriormente focalizar-se o caso concreto do contexto militar. Para a componente empírica da investigação optou-se por um estudo de carácter quantitativo no qual foram inquiridos 138 professores militares, sendo 76 na AM e 62 para ESFA. Foi construído um inquérito que procurava captar a percepção sobre a formação que é ministrada nas instituições em análise, nomeadamente nas áreas de cidadania e liderança para os cursos de formação de Oficiais e Sargentos. O inquérito inclui ainda o inventário das práticas de liderança de James M. Kouzes & Barry Z. Posner, manifestadas por cinco domínios nomeadamente: “mostrar caminho”; “inspirar uma visão comum”; “desafiar o processo”; “habilitar os outros a agir”; “encorajar vontade”. Da análise dos resultados conclui-se que apesar de formarem militares com perfis diferentes, não há diferenças estatisticamente significativas entre as práticas de liderança tanto dos professores da AM assim como da ESFA. Em ambos os grupos sobressai a dimensão “encorajar a vontade”. Em relação às áreas de formação na área da cidadania e da liderança, os professores da ESFA manifestaram índices mais elevados de satisfação.
- As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica, em MoçambiquePublication . Khan, Nazir; Bastos, GlóriaAs lideranças assumem-se fulcrais para o desenvolvimento das instituições, mormente no contexto educacional, sendo que o papel do líder formal é determinante para o alcance dos propósitos institucionais, subsumindo que o referido líder terá, efetivamente, a capacidade de influenciar os liderados para tais fins. A nossa pesquisa substanciou-se no tema: “As Lideranças na promoção da Inovação Tecnológica no contexto da formação superior: o caso da Universidade Politécnica em Moçambique”, onde se objetiva identificar, analisar e caracterizar as ações desenvolvidas na referida universidade, especialmente do foco estratégico delineado pelas lideranças no âmbito da formação, tendo em conta, igualmente, a legislação e as políticas definidas pelo governo moçambicano atinentes à matéria. A partir de um referencial teórico assente nos seguintes eixos temáticos, (i) Liderança e (ii) Inovação e Tecnologias, são desenvolvidas diferentes perspetivas de análise, cujo relacionamento e articulação permitem conferir a questão e os objetivos do estudo. A abordagem metodológica assenta num estudo de caso intrínseco, de cunho qualitativo, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas como técnica de recolha de dados a diversos líderes da instituição. O estudo conclui que os fundamentos e visões da liderança e da inovação estão presentes nos documentos orientadores d`A POLITÉCNICA destacando-se, para o efeito, os Estatutos da Universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2017-2024. Constata-se que os entrevistados conferem no geral, a adoção de lideranças gestionárias e compartilhadas destacando-se, na perspetiva da terminologia de Kouzes e Posner, as práticas “mostrar o caminho”, “Inspirar uma visão conjunta” e “encorajar a vontade”. O estudo eleva, igualmente, o foco para a liderança transformacional e o direcionamento assumido para a liderança híbrida, em que a tecnologia, ainda num estágio de desenvolvimento embrionário, é assumida como elemento fundamental para a promoção da inovação e, consequentemente, base para as mudanças que se impõem nos processos educativos.
- Práticas de liderança do(a) diretor(a) de escolas públicas da Zona Centro de PortugalPublication . Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de; Bastos, GlóriaDe entre os diversos patamares da administração e da organização escolar, o campo da gestão e da liderança destacou-se como um dos mais dilemáticos e controversos no atual contexto das políticas educativas, justamente por representar o espaço onde se disputam e entrecruzam, por um lado, os valores da cidadania e da participação democrática, e, por outro lado, os valores da gestão e da eficácia técnica. Esta investigação teve como principal objetivo caracterizar e identificar as práticas de liderança utilizadas pelos/as Diretores/as das Escolas Públicas da Zona Centro de Portugal, segundo o modelo desenvolvido por Kouzes e Posner. No enquadramento teórico do nosso estudo efetuou-se uma revisão da problemática das lideranças, com ênfase nas organizações escolares, assim como a liderança na perspetiva da Avaliação Externa das Escolas. Aprofundou-se também a análise da liderança no contexto normativo educacional Português, através do estudo da legislação existente desde 1974 (período após a Revolução de Abril, em Portugal). A análise dos dados recolhidos demonstrou que a prática de liderança mais utilizada pelos/as Diretores/as das Escolas Públicas da Zona Centro de Portugal foi “Permitir que os outros ajam”. Por outro lado, a prática que apresentou valores mais baixos foi “Inspirar uma visão conjunta”. Para todas as variáveis (género, tipo de estabelecimento, experiência no cargo, idade, formação especializada), a prática de liderança com valores mais elevados foi “Permitir que os outros ajam”, exceto nas categorias “Escola Não Agrupada” e “Escolas que não foram alvo de Avaliação Externa”. Nestas duas últimas categorias, “Encorajar a vontade” foi a prática que apresentou as médias mais elevadas. Verificaram-se diferenças significativas na prática de liderança “Mostrar o caminho”, no que ao género feminino diz respeito. Os/AS Diretores/as do nosso estudo entendem a escola de hoje como tendo, primordialmente, uma função social e que a sua missão é fomentar a colaboração através da criação de um clima positivo dentro das organizações que lideram. Relativamente ao impacto da Avaliação Externa das Escolas na sua atuação enquanto líderes de topo das Unidades Orgânicas, a dimensão que foi entendida como mais significativa para eles na sua prática de liderança foi “Desafiar o processo”.