Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de liderança do(a) diretor(a) de escolas públicas da Zona Centro de PortugalPublication . Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de; Bastos, GlóriaDe entre os diversos patamares da administração e da organização escolar, o campo da gestão e da liderança destacou-se como um dos mais dilemáticos e controversos no atual contexto das políticas educativas, justamente por representar o espaço onde se disputam e entrecruzam, por um lado, os valores da cidadania e da participação democrática, e, por outro lado, os valores da gestão e da eficácia técnica. Esta investigação teve como principal objetivo caracterizar e identificar as práticas de liderança utilizadas pelos/as Diretores/as das Escolas Públicas da Zona Centro de Portugal, segundo o modelo desenvolvido por Kouzes e Posner. No enquadramento teórico do nosso estudo efetuou-se uma revisão da problemática das lideranças, com ênfase nas organizações escolares, assim como a liderança na perspetiva da Avaliação Externa das Escolas. Aprofundou-se também a análise da liderança no contexto normativo educacional Português, através do estudo da legislação existente desde 1974 (período após a Revolução de Abril, em Portugal). A análise dos dados recolhidos demonstrou que a prática de liderança mais utilizada pelos/as Diretores/as das Escolas Públicas da Zona Centro de Portugal foi “Permitir que os outros ajam”. Por outro lado, a prática que apresentou valores mais baixos foi “Inspirar uma visão conjunta”. Para todas as variáveis (género, tipo de estabelecimento, experiência no cargo, idade, formação especializada), a prática de liderança com valores mais elevados foi “Permitir que os outros ajam”, exceto nas categorias “Escola Não Agrupada” e “Escolas que não foram alvo de Avaliação Externa”. Nestas duas últimas categorias, “Encorajar a vontade” foi a prática que apresentou as médias mais elevadas. Verificaram-se diferenças significativas na prática de liderança “Mostrar o caminho”, no que ao género feminino diz respeito. Os/AS Diretores/as do nosso estudo entendem a escola de hoje como tendo, primordialmente, uma função social e que a sua missão é fomentar a colaboração através da criação de um clima positivo dentro das organizações que lideram. Relativamente ao impacto da Avaliação Externa das Escolas na sua atuação enquanto líderes de topo das Unidades Orgânicas, a dimensão que foi entendida como mais significativa para eles na sua prática de liderança foi “Desafiar o processo”.
- Influência da gestão de cobranças e gestão de créditos na estrutura financeira de empresasPublication . Ferreira, Carla Maria da Ascensão Pires Fernandes; Branco, Carlos Rafael dos SantosA crise económico-financeira da última década fragilizou os bancos a nível mundial. Portugal não foi exceção, com efeitos especialmente gravosos nos casos BPP, BPN, BES e BANIF. Estes efeitos gravosos sentiram-se também ao nível do incumprimento de crédito tendo, esta tese, por objeto o estudo do impacto da gestão de cobranças e gestão de risco de crédito sobre os rácios de rentabilidade, liquidez e solvabilidades em 6 bancos a operar em Portugal, entre 2011 e 2015. Utilizou-se uma abordagem quantitativa exploratória no estudo empírico, complementada com uma abordagem qualitativa, focadas fundamentalmente na descrição dos resultados obtidos com o software SPSS. Foram testados modelos de regressão multivariada, nos quais foram definidos como variáveis dependentes; indicadores de Rentabilidade, o ROE; de Risco de Liquidez o rácio Empréstimos/Depósitos e de Risco de Solvabilidade o rácio Fundos Próprios Totais/ Ativos Ponderados pelo Risco. Como variáveis dependentes os indicadores da gestão do risco de crédito; NPLR, LLP e o RCV. Os resultados do estudo sugerem que a gestão do risco de crédito tem efeito positivo sobre a Rentabilidade em todos bancos objeto de estudo. Entre os dois indicadores de gestão de risco de crédito utilizados, o NPLR tem um efeito mais significativo do que o LLP no ROE. No entanto, não sugerem a existência de uma relação direta e confiável entre a gestão do risco de crédito no Risco de Liquidez e no Risco de Solvabilidade. No que se refere à análise da influência positiva da integração em PERSI os resultados sugerem uma melhoria na qualidade de negociação com os clientes em incumprimento, alargando o universo de clientes em incumprimento a celebrar acordos extrajudiciais com impacto positivo nos indicadores da gestão do risco de crédito, Rácio de Crédito Vencido e Rácio de Provisões de Crédito Vencido para os bancos em estudo.
- Recomendações na escolha de revistas e conferências para iniciar revisões bibliográficas e publicação: bom senso e necessidade de fugir a editoras predadorasPublication . Morgado, LeonelEste texto destina-se a alunos de mestrado e/ou doutoramento que estejam a iniciar o seu processo de seleção de fontes bibliográficas para elaboração do estado da arte. Visa contribuir para evitar o enviesamento de um estreitamento prematuro das fontes e para cultivar um salutar posicionamento crítico face às mesmas. Dá-se particular atenção à necessidade de avaliar com particular cuidado trabalhos publicados em conferências ou revistas “predadoras”, ou seja, cujo fito seja a aceitação pouco criteriosa com vista ao mero lucro. Primeira versão, concluída a 21 de maio de 2018.