Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Density and Rheology of Tris(2-ethylhexyl) Trimellitate (TOTM)Publication . Avelino, Helena Maria da Nóbrega Teixeira; Caetano, Fernando J. P.; Diogo, João C. F.; Fareleira, João M. N. A.; Pereira, Marta F. V.; Santos, Fernando J. V.; Santos, Tânia V. M.; Wakeham, William A.This article presents new density data and some rheological studies on tris(2-ethylhexyl) trimellitate (TOTM) which has recently been proposed as a reference fluid for viscosity at high temperatures and high pressures. The density data have been obtained with the aid of an Anton Paar DMA HP U-tube instrument, covering temperatures from 328 to 423 K and pressures up to 70 MPa, and they are aimed at extending the temperature range of previous results. They are also used to check the effect of interlot consistency of the density data for TOTM. The present density measurements are compared with previously published data. Rheological tests were carried out to complement earlier studies. Particular attention is given to the shear rate range of greatest interest for the proposed use of TOTM as an industrial reference fluid for viscosity: the tests include shear stresses up to 750 Pa and shear rates up to 4000 s–1 under atmospheric pressure. The tests were carried out using a Parallel Plate Rheometer AR1500ex10C4298. The results at a temperature of 298 K corroborate the previous findings that TOTM is Newtonian below a shear rate of 600 s–1, which is entirely compatible with its use as an industrial calibrating fluid for viscosity. At shear rates higher than 600 s–1 a shear-thinning like behavior is observed.
- A liderança na formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique : os casos da Academia Militar e da Escola de SargentosPublication . Timana, Sebastião Eduardo; Bastos, Glória; Fontes, JoséEsta investigação teve como propósitos analisar a perceção que os professores militares da Academia Militar e da Escola de Sargentos das Forças Armadas (das Forças Armadas de Defesa de Moçambique) têm das suas práticas de liderança e examinar ainda as suas perceções sobre a formação ministrada nessas instituições nas áreas da liderança e da cidadania. Na primeira parte do presente trabalho apresenta-se um percurso breve pelas principais teorias que marcaram o século XX na área da liderança. Reflete-se igualmente sobre o papel que as lideranças assumem nas organizações e como fator de mudança, em geral, para posteriormente focalizar-se o caso concreto do contexto militar. Para a componente empírica da investigação optou-se por um estudo de carácter quantitativo no qual foram inquiridos 138 professores militares, sendo 76 na AM e 62 para ESFA. Foi construído um inquérito que procurava captar a percepção sobre a formação que é ministrada nas instituições em análise, nomeadamente nas áreas de cidadania e liderança para os cursos de formação de Oficiais e Sargentos. O inquérito inclui ainda o inventário das práticas de liderança de James M. Kouzes & Barry Z. Posner, manifestadas por cinco domínios nomeadamente: “mostrar caminho”; “inspirar uma visão comum”; “desafiar o processo”; “habilitar os outros a agir”; “encorajar vontade”. Da análise dos resultados conclui-se que apesar de formarem militares com perfis diferentes, não há diferenças estatisticamente significativas entre as práticas de liderança tanto dos professores da AM assim como da ESFA. Em ambos os grupos sobressai a dimensão “encorajar a vontade”. Em relação às áreas de formação na área da cidadania e da liderança, os professores da ESFA manifestaram índices mais elevados de satisfação.