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- As bibliotecas escolares na região de Setúbal: percepções de alunos e professores sobre o seu papel na aprendizagemPublication . Nascimento, Allan Gabbay do; Bastos, GlóriaA biblioteca escolar constitui um espaço pedagógico que tem vindo a assumir uma importância crescente no trabalho que a escola desenvolve, no contexto português. Em especial na área da leitura e do desenvolvimento de competências de literacia da informação e mediática, o papel da biblioteca nas escolas é relevante e vários estudos nacionais e internacionais têm comprovado esse facto. Mas como é que alguns dos mais diretos intervenientes no trabalho das bibliotecas percepcionam a sua influência nas aprendizagens? Neste trabalho analisou-se as percepções de alunos e professores em relação ao papel da Biblioteca Escolar nas aprendizagens, em particular na área da leitura. Os dados analisados foram recolhidos no âmbito da aplicação do modelo de avaliação da biblioteca, pela Rede de Bibliotecas Escolares, em ciclos e anos distintos: 2015, 2017 e 2019. Foram examinadas e confrontadas, através de uma estatística descritiva, as respostas dadas por alunos e por professores de escolas do distrito de Setúbal. Em relação aos alunos, verificou-se que são os do 1.º ciclo que revelam uma perspetiva mais positiva sobre o papel da biblioteca escolar nas suas aprendizagens, em especial na área da leitura. No parâmetro relacionado com a leitura, os professores de outros níveis de ensino têm uma perspectiva mais positiva que a dos alunos. Ao observar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das competências para os média percebe-se o mesmo resultado. Concluiu-se também que ao longo dos 3 ciclos de avaliação analisados não se verificaram alterações significativas na forma como alunos e professores avaliam o contributo da biblioteca escolar para o sucesso das aprendizagens.
- Perceções e práticas de feedback no ensino e aprendizagem de Física e Química: estudo de caso num agrupamento de escolasPublication . Cordeiro, Manuel Diogo; Amante, LúciaA maioria dos documentos orientadores e legislação referente à Educação, explicitam a avaliação formativa como forma de possibilitar ao aluno saber em que situação se encontra, que objetivos deve atingir e de que forma os deve atingir. É uma avaliação para as aprendizagens, em que os momentos de avaliação devem coincidir com a realização das atividades e reflexão sobre as mesmas. Como tal, o feedback é relevante para as aprendizagens e competências a adquirir pelos alunos. Este processo deve ser encarado, pelo professor, de forma colaborativa, onde a supervisão pedagógica, como dispositivo de desenvolvimento profissional, é uma mais-valia para a ação docente. Posto isto, formulamos a seguinte questão: Quais as perceções de professores e alunos sobre as práticas de feedback do Grupo de Física e Química, do Agrupamento de Escolas X e como encaram os docentes a possibilidade de as melhorar através da supervisão pedagógica? Como objetivos pretendemos: Analisar as perceções dos professores sobre as suas práticas de feedback; Analisar as práticas de feedback dos professores, na perspetiva dos alunos; Analisar a perceção dos alunos sobre o efeito do feedback recebido dos professores; Investigar a disponibilidade dos professores para desenvolver trabalho entre pares, tendo em vista melhorar as suas práticas de feedback. Do ponto de vista metodológico, este trabalho enquadra-se no estudo de caso, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), desenvolvido a partir de entrevistas individuais e de Focus Groups, análise documental e inquérito por questionário. Os dados quantitativos foram submetidos a análise baseada em estatística descritiva simples e os qualitativos a análise de conteúdo. Concluímos que o feedback é fornecido quotidianamente, no entanto, em várias situações diverge entre o que os professores percecionam fornecer e o que é percecionado pelos seus alunos. O trabalho colaborativo entre professores é uma prática estabelecida, contudo, tem como limite a sala de aula, havendo relutância para com a supervisão pedagógica, a qual surge entendida como um mecanismo de avaliação da sua atividade docente.