LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
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- Abordagem por competência no ensino básico: estudo de caso realizado na escola “Quintino Ribeiro” Cabo-VerdePublication . Rosa, Eurídice Ester dos Santos; Barros, Daniela Melaré VieiraA emergência da noção de competência no sistema educativo tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino aprendizagem no ensino básico. No estudo que vamos desenvolver procura-se refletir sobre a forma como se têm organizado para responder às orientações do currículo nacional que visam a mudança de paradigma de um ensino centrado nos objetivos e conteúdos para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. O currículo exige nova postura dos professores, alunos e da própria escola, o desenvolvimento de competências valoriza a capacidade de resolver situações complexas pelos alunos e não a memorização de informação. Nesse estudo procura-se refletir sobre a forma com os professores do ensino básico da escola ‘Quintino Ribeiro’ em Cabo Verde, se têm compreendido e operacionalizam a orientação do Ministério de educação sobre a abordagem por competências no ensino Básico. Metodologicamente recorremos a um estudo de caso, que integra questionário por inquérito a uma amostra de professores da escola ‘Quintino Ribeiro’ e inquéritos aplicado pais e encarregados de educação envolvidos na conceção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. O tema escolhido é pertinente, com a renovação curricular, assente numa abordagem por competências, os docentes apresentam desorientados, por causa de fraca formação neste domínio. O estudo pensa em contribuir com a identificação das conceções que os professores têm acerca da abordagem por competências no currículo, e ainda o estudo trará melhor entendimento desta abordagem na prática do ensino/aprendizagem.
- A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distânciaPublication . Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré VieiraA evolução tecnológica tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, na Educação a Distância (EaD). Associando as potencialidades das tecnologias disponíveis, à necessidade dos estudantes e à indispensabilidade das instituições automatizarem alguns processos passíveis de serem automatizados, justifica-se a criação de um Tutor Virtual que execute algumas funções que contribuam para as situações de aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a presente investigação teve como finalidade analisar a integração de um Tutor Virtual em algumas Unidades Curriculares dos Cursos da Universidade Aberta, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Computacionais e Ciências Sociais, como complemento de Tutores Humanos. A integração de um Tutor Virtual, baseado em Agentes Virtuais Encapsulados (AVE), nos ambientes de Gestão de Sistemas de Aprendizagem (LMS), assentes na integração de interfaces antropomórficas, cujas aparências e características são tão realistas e credíveis e sem piorar o seu desempenho, faz com que este tipo de agentes sejam interlocutores para complementar os tutores humanos em ambientes reais de aprendizagem. A metodologia foi um estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram: documentação do projeto, inquéritos por questionário (aos alunos participantes) e entrevistas semiestruturada (aos gestores/professores envolvidos no projeto). Em relação aos resultados, é de referir que o uso dos agentes encapsulados motivou e facilitou o processo de comunicação entre os estudantes e o Tutor, para além disso, proporcionou um acesso mais rápido aos conteúdos das UC.
- Avaliação por competência nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom BoscoPublication . Máximo, André; Barros, Daniela Melaré VieiraA avaliação por competência é uma componente determinante no processo de Ensino e Aprendizagem, com maior razão nas instituições do Ensino Técnico Profissional onde forjam os alunos para o saber fazer. Ao ser verdade, esta prática de avaliação exige de quem avalia uma série de indicadores que acompanham este processo. E, esses indicadores devem estar expressos nas tipologias de instrumentos de avaliação que por sua vez acompanham os vários desempenhos de quem é avaliado. Como é do conhecimento de muitos que trabalham na área da educação, a atribuição de notas (avaliação sumativa), muitas vezes sem critérios claros, tem definido a aprovação ou reprovação de muitos alunos. Na verdade, muitos dizem que avaliam, mas poucos sabem o que avaliam de fato e porquê avaliam, isto por não terem claro os objectivos ou resultados que pretendem alcançar. Segundo Sacristán et. al. (2011, p.233), a avaliação “deve estar ao serviço de quem aprende e, ao fazê-lo, simultaneamente estará ao serviço de quem ensina. Os dois serão os beneficiados directos da acção pedagógica”. Com a reforma do ensino técnico profissional em Moçambique em 2006, pretendia-se responder as exigências do mercado de trabalho, formando técnicos competentes nas áreas específicas do saber fazer. Em resposta a este projecto da reforma, foi confiado ao Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), uma Instituição vocacionada a formação de formadores, formadores estes que já trabalham há bastante tempo nas instituições do Ensino Técnico Profissional para melhorar a qualidade de ensino, migrando do modelo de ensino disciplinar, para o baseado em padrões de competências, que pela exigência do processo, a componente avaliação por competências promove melhores resultados. Daí o tema desta pesquisa, Avaliação por competências nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco. Como objectivo, analisou-se como é feito esse processo de avaliação por competência nas instituições do Ensino Técnico Profissional; e assim identificaram-se os instrumentos de avaliação e os factores que influenciam na aplicação da avaliação por competência no Instituto Superior Dom Bosco. Foram inqueridos, no contexto da COVID-19, por isso com recurso aos formulários electrónicos, 16 professores e 86 alunos, todos estes das áreas técnicas, especificamente da Electricidade e Mecânica. Foram mesmo os constrangimentos da COVID-19, referenciados no trabalho que de alguma forma condicionou a fidelização da amostra inicial do projecto aprovado nas turmas do 3º e 4º anos respectivamente. De um modo geral os resultados mostraram que a avaliação por competência através das funções, dos instrumentos e dos factores de aplicação são aplicados com responsabilidade no ISDB, contudo, prevalece a necessidade de melhorar cada vez mais o comprometimento dos principais actores (professores e alunos), tendo como base as características de cada formando no processo formativo.
- Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiênciasPublication . Passos, Luisa de Mendonça; Barros, Daniela Melaré VieiraO presente trabalho tem por objetivo apresentar as bases teóricas e práticas referentes ao ensino e aprendizagem em contextos diversificados, mais especificamente no ambiente das Classes Hospitalares. Este contexto de aprendizagem é relevante para a continuidade de desenvolvimento educacional daqueles sob tratamento de saúde com internação, que impossibilita a frequência em escola regular. Por isso, objetiva-se conhecer como são viabilizadas as relações de ensino aprendizagem, associada a elaboração do currículo neste contexto, com as visões dos diferentes participantes do processo. Tendo assim, a questão de partida que se desdobra, a saber: como são elaborados o currículo e as estratégias pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem nas Classes Hospitalares em Niterói? Optou-se por uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa, situada no plano qualitativo. Cabe salientar que a questão das Classes Hospitalares para ser debatida tem como pano de fundo os projetos de educação em desenvolvimento no Rio de Janeiro/Brasil, refletindo sobre a prática pedagógica que ocorre em duas instituições públicas: Hospital Getúlio Vargas Filho e o Hospital Universitário Antônio Pedro. Ao final da dissertação, são propostos dois quadros que exemplificam formas de prática pedagógica, características da realidade de ensino/aprendizagem viáveis nesse contexto, que supera o espaço escolar regular. Ampliando a compreensão da dimensão que o direito à educação pode alcançar no cotidiano de vários educandos.
- Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learningPublication . Silva, Sónia Maria Teixeira da; Barros, Daniela Melaré VieiraOs desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.
- Didática e formação docente para a educação básica: percurso na área das metodologias ativasPublication . Vasconcelos, Luciana Fernandes de; Barros, Daniela Melaré VieiraDiante das constantes mudanças na sociedade e dos avanços tecnológicos, o mundo vem-se transformando em alta velocidade e, neste sentido, a educação não poderia permanecer estagnada aos antigos modelos didáticos tradicionais. Pensando nas relações do ensino e aprendizagem e, principalmente, na importância do papel do educador contemporâneo, o presente trabalho pretende, por meio das abordagens teóricas e práticas, identificar as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores de educação básica envolvidos nesta investigação para conceber, assim, um material com diretrizes de orientação para a formação desses professores embasados nas metodologias ativas de aprendizagens. A metodologia do presente trabalho seguiu o estudo de investigação teórico prática. Os instrumentos utilizados nas fases de investigação foram a aplicação de questionários seguidos da elaboração do material orientativo sobre as metodologias ativas para a formação desses professores. Participaram destes momentos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os principais resultados identificados, de acordo com a análise dos questionários, foi a necessidade de ampliação de conhecimentos das metodologias ativas por parte dos professores e sua utilização contínua e mais fundamentada em sala de aula já que grande parte do grupo tem interesse e acredita no método.
- e-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa (LE/L2)Publication . Silva, Paula Alexandra Valente da; Childs, Jeffrey Scott; Barros, Daniela Melaré VieiraEm pleno século XXI, as tecnologias digitais trouxeram uma nova forma de pensar a formação profissional. A pandemia de Covid-19, que chegou a Portugal no início de 2020, obrigou as entidades formadoras a descobrirem novas formas de trabalho, socorrendo-se de ferramentas online que permitissem dar continuidade à sua atividade até então, maioritariamente, presencial. Neste contexto, a Formação a Distância (FaD) alterou os paradigmas e incitou a uma nova relação entre o conhecimento e os indivíduos que reconhecem os desafios da cultura digital e a necessidade de aprender a aprender. Este trabalho de investigação levado a cabo no Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP) promove uma discussão acerca desse tipo de ensino, tendo como principal objetivo criar e implementar um modelo didático para o ensino de língua inglesa na formação profissional a distância (MDFP@) que possibilite aos jovens e adultos desenvolverem as competências comunicativas e digitais. A questão central de investigação é “como estruturar um modelo didático em e-Learning para o ensino da língua inglesa na formação profissional a distância?”. A metodologia utilizada pressupõe uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando a Metodologia de Desenvolvimento (Development Research) estruturada em três etapas: Investigação Preliminar, Inserção Teórica e Testagem Empírica. Por fim, apresenta-se a análise e reflexão sobre o processo e resultados. Pretende-se avaliar todas as fases do modelo para expor, a posteriori, cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa na formação profissional a distância. Os formadores são o principal público-alvo deste trabalho de investigação. Através de toda a investigação realizada, conclui-se que os cenários e as estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa a distância mais adequados contemplam um modelo didático pedagógico estruturado na seleção e organização de conteúdos, na formulação de objetivos e competências, na elaboração do instructional design personalizado e com diversos estilos e formatos na utilização de conteúdos digitais, no recurso a diferentes estratégias de comunicação síncrona e assíncrona e na avaliação ao longo do percurso formativo.
- Formação docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetizaçãoPublication . Lima, Ana Lúcia de Medeiros Couto; Barros, Daniela Melaré VieiraO ato de alfabetizar é o processo pelo qual colocamos o indivíduo como ser ativo na sociedade letrada. Ler, escrever e interpretar textos vai muito além da sala de aula. Através da inserção das TDIC na sociedade do conhecimento existe então a necessidade da utilização dessas ferramentas como uma mais valia na alfabetização. A evolução do conhecimento causado pelo uso das tecnologias atinge então a sociedade como um todo, cabendo à educação adequar a esse conceito. Refletir sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação como mais um instrumento de inovação no fazer pedagógico é o ponto crucial dessa dissertação. Apresentando como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas partindo da utilização das TDIC no processo de alfabetização de uma escola pública municipal, na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil e a ampliação da discussão e investigação sobre práticas pedagógicas renovadas. Esta investigação procura dar resposta ao problema de que com o avanço tecnológico proporcionado pelas TDIC, existe uma utilização das mesmas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização? E os professores, estarão eles capacitados para utilizar essas tecnologias em favor da aprendizagem? Para poder dar resposta aos questionamentos e atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia mista, que envolve a pesquisa bibliográfica, o inquérito por questionário aos nove professores alfabetizadores da unidade escolar Professor Olavo Lazaro Munhoz Soares, que trouxe à luz do entendimento a utilização das TDIC pelos docentes alfabetizadores e sua formação pedagógica para a utilização das tecnologias como recurso de aprendizagem e uma entrevista estruturada aplicada aos mesmos buscando entender a sua prática educativa. A aplicação desse estudo de caso permitiu concluir que a utilização das TDIC vem sendo adotada no processo de ensino como ferramenta auxiliar em diferentes atividades escolares, tanto por parte dos alunos, como dos professores, porém a formação docente para esse fim ainda é insuficiente e necessita de uma atuação governamental de mudança de currículo nos cursos universitários e de formação docente.
- O impacto da supervisão pedagógica na formação contínua de professores do ciclo fundamental: estudo de caso realizado em uma escola de ensino elementar, no SenegalPublication . Santos, Denise Afonso Sabino; Barros, Daniela Melaré VieiraEsse trabalho pretende fomentar a reflexão sobre a supervisão pedagógica no Senegal e sua relação com a formação contínua dos professores, verificando o impacto que a primeira exerce sobre a segunda e como os professores implicados percebem esse fenômeno. Conceitua a supervisão, buscando conhecer seu desenvolvimento e modalidades e apresenta o sistema educativo senegalês e seu modelo de supervisão e formação nos diferentes níveis para finalmente se debruçar sobre o fenômeno dentro da escola, buscando caminhar com os atores, auscultando suas percepções e reflexões. Buscando entender a visão de quem olha de dentro, procedeu-se a uma dissertação exploratória na modalidade de estudo de caso e de natureza qualitativa. Os professores e supervisores de uma escola de ensino elementar e inspetores de educação, através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais contribuíram com suas percepções e reflexões sobre as lacunas da formação inicial, o dispositivo de formação contínua, resultando no desenho de uma colaboração ainda mais próxima da supervisão e da formação. Da construção e da aplicação do conhecimento e saberes.
- O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/BrasilPublication . Torres, Vicente Omar Diniz; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta tese tem como objetivo analisar a atuação das lideranças educacionais em prol do atendimento a estudantes com altas habilidades / sobredotação, no Município de Belo Horizonte – MG – Brasil. Consideramos ser uma necessidade premente o suporte especializado a este público diante de sua quase inexistência e do desperdício de talentos e potenciais humanos que sua ausência traz à sociedade. Para tanto, ponderamos que uma postura de investigação – ação por parte dos gestores educacionais, com bases na personalização da aprendizagem, podem trazer melhorias consideráveis a este propósito. A metodologia foi caracterizada como explanatória sequencial com abordagem mista, desenvolvida por pesquisas bibliográficas acerca da sobredotação e da liderança educacional e por entrevistas semiestruturadas a diretores de escolas de ensino básico, da rede privada. A análise dos resultados teve em conta os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa de campo e levou-nos a constatar a pouca familiaridade das lideranças educacionais com o tema da sobredotação.