Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
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Browsing Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA by advisor "Dias, Isabel de Barros"
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- Divulgar arte e cultura em mundo virtuais : Museu Virtual de TaviraPublication . Blanc, Helena Maria de Sousa Mestre; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Dias, Isabel de BarrosO presente trabalho nasceu da ideia de reconstituir, através de uma animação multimédia, a cidade de Tavira na época medieval, mais precisamente durante a primeira metade do século XIII, de acordo com a informação expressa na Crónica da Conquista do Algarve, entre outras fontes. Pretendeu-se perceber como, quando e qual o contexto em que se revelou a campanha devastadora de D. Paio Peres Correia, comendador da Ordem de Santiago, contra as forças muçulmanas que dominavam esta região. Naturalmente, esta interpretação pessoal está centrada na interação de várias áreas disciplinares, conjugando duas abordagens complementares, com o objetivo de construir um protótipo multimédia. A primeira parte inicia com uma narração histórica, relevando-se os aspetos sociais, tensões políticas, interesses económicos, eclesiásticos, conflitos entre Portugal e Castela e seus protagonistas na disputa pelo território algarvio. A segunda parte da dissertação apresenta um vídeo elaborado a partir de uma plataforma de mundos virtuais, congregando a utilização de softwares como o Adobe Photoshop (edição de imagem), Sony Vegas (edição de vídeo) e o Sketchup (criação de maquetes), para poder apresentar uma visualização imagética do texto e recriar o coração da vila medieval de Tavira: o castelo, a igreja de Santa Maria e a ponte romana. Deste modo, mostra-se gradualmente a forma como todos estes elementos se interligam entre si, a partir da implantação espácio-temporal, revelando quais as razões pelas quais Tavira foi o mais importante centro urbano do Algarve naquele tempo.
- Herói(s) e anti-herói(s) na Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes, e em “Arras por foro de Espanha”, de Alexandre HerculanoPublication . Bernardo, Noémia Maria Mota Baião; Dias, Isabel de BarrosEste trabalho tem como finalidade analisar a figura do herói e do anti-herói medievais revisitados em “Arras por foro de Espanha”, de Alexandre Herculano. Procedemos a uma comparação com a fonte de inspiração do conto de Alexandre Herculano, a Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes. Detivemo-nos, sobretudo, nas personagens, procurando identificar herói(s) e anti-herói(s), com destaque para as figuras de D. Fernando e de D. Leonor Teles. O ponto de vista adotado, ao nível metodológico, foi o dos Estudos Comparados e dos Estudos sobre o Imaginário. Identificados os perfis dos heróis e dos anti-heróis, analisámos as suas ações tendo como pressuposto a obra O herói de mil faces de Joseph Campbell. Foram igualmente objeto de análise e de reflexão as eventuais motivações e estudados, ainda que de forma sucinta, os autores das obras que serviram de base à nossa dissertação. Tanto Fernão Lopes como Alexandre Herculano, através da investigação, análise e, sobretudo, da sua arte criativa, deixaram um legado importante não só ao nível cultural como social. O conhecimento que esse legado nos faculta, nomeadamente, no que se refere às consequências das nossas ações, visa alertar para os efeitos nocivos que podem advir de um comportamento contrário à ética e à moral, quer seja em termos individuais, quer seja em termos coletivos.
- Imagens literárias e iconográficas na poesia das Festas Minervais (1697) e na pintura Barroca da Galiza: estudo interartesPublication . Nimo, Sandra Freire; Dias, Isabel de BarrosA dissertação de mestrado consiste, maioritariamente, na análise das imagens veiculadas pelas poesias da obra Fiestas Minervales y Aclamación, uma miscelânea, publicada em 1697, resultado de um certame literário encomiástico de enaltecimento ao arcebispo Alonso de Fonseca, figura de relevo para a cidade e para a Universidade de Santiago de Compostela, de que foi elemento fundador, no séc. XVI. A parte inicial do trabalho contém a identificação das principais representações imaginárias desta obra literária, a que se junta um estudo onde se reflete sobre os seus significados, incluindo diversas explicações. Após o comentário inicial inserimos uma reflexão comparativa entre este livro de poesias, impresso em Santiago de Compostela em 1697, Festas Minervais, e duas pinturas pertencentes ao período Barroco da Galiza. Mais concretamente, esta parte do estudo centra-se nas imagens presentes nas poesias da obra assinalada relacionando-as com duas representações figurativas, de temática funerária, que integram a pintura galega do mesmo período. Para finalizar, reflete-se sobre a comparação realizada, tendo em conta o contexto que viu nascer as duas obras.
- Locais lendários, imaginados e projetados : Brigadoon, cidades invisíveis e modulorPublication . Pinheiro, Luís Miguel Ciríaco; Bello, Maria do Rosário Lupi; Dias, Isabel de BarrosÉ objetivo do presente trabalho encontrar características específicas de três tipos distintos de lugar: lendário, imaginado e projetado. Assim, após uma primeira distinção entre os conceitos de “lugar” e “espaço” e a sua relação com o “tempo”, o estudo debruça-se sobre aquela que é a situação ideal: a utopia. De seguida examina-se o exemplo escolhido como lugar lendário: Brigadoon. As origens da lenda e significados a ela associados são discriminados pelo recurso aos textos que serviram de inspiração para o filme de Minnelli, a obras de referência sobre realidades sobrenaturais, a textos sobre o próprio filme e à análise da linguagem cinematográfica com base na leitura que Deleuze faz do pensamento de Bergson. O lugar imaginado é aquele cujo estudo se sucede, neste caso a obra As Cidades Invisíveis de Italo Calvino. Os aspetos semânticos e estruturais são discutidos. A obra é colocada em confronto com a posição do próprio autor sobre literatura e outros estudos que, efetuados sobre ela, são considerados pertinentes. O sistema elaborado por Durand para a compreensão do imaginário é posto em evidência e comparado com a obra de Calvino. Uma quarta parte diz respeito à investigação em torno das ideias de Le Corbusier para o urbanismo tendo como princípio orientador o Modulor: escala de proporções criada por ele e pelos seus colaboradores e que tem como referência as proporções do corpo humano. Para além do estudo de algumas obras do arquiteto francês, há lugar à análise de perspetivas sobre urbanismo por alguns teóricos do século XX e pelo incontornável Tratado de arquitetura de Vitrúvio, na relação com a obra de Le Corbusier. Finalmente a comparação entre os vários tipos de lugar abordados ao longo da dissertação, destacando aspetos em que as caraterísticas os aproximam e onde os distinguem, sendo que não se deverá excluir a hipótese de lugares híbridos.
- Unidade e diversidade do imaginário do coelho em contos de países de língua oficial portuguesaPublication . Carmo, Fernanda Cristina Faria do; Dias, Isabel de BarrosA narrativa literária é elemento basilar para a construção e formação do imaginário coletivo. Através dos contos, sobretudo os tradicionais, mas também os de autor, o indivíduo, em especial, a criança entra em contato com valores transmitidos por essas narrativas, desenvolve capacidade de raciocínio, enriquece as relações entre linguagem e pensamento criativo. Sabe-se que o desenvolvimento do pensamento é influenciado pela linguagem e esta está diretamente associada com a experiência sociocultural e imagética vivenciada pelo sujeito, dessa forma, é extremamente necessário compreender como as questões sociais, políticas e culturais são transmitidas às crianças a partir dos contos tradicionais. Nesse sentido, o presente estudo debruça-se sobre o imagotipo do Coelho, isto é, a representação literária da identidade desse animal, em algumas narrativas literárias infantis de diferentes países de Língua Oficial Portuguesa de 3 (três) continentes (Europa, América e África). Assim, a nossa pesquisa investiga idiossincrasias e eventuais características comuns entre contos de Portugal, Brasil e de alguns Países Africanos de Língua Portuguesa. A análise do imagotipo do Coelho em textos das referidas nacionalidades tem ainda como intuito comparar as diversidades e semelhanças da personagem nos comportamentos, verificando se remetem para estereótipos relacionáveis com questões de identidade nacional.