Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by advisor "Mendes, António Quintas"
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- O conetivismo e as suas implicações nas noções de aprendizagem e conhecimentoPublication . Pereira, Maria Clara Monteiro Cardoso; Mendes, António QuintasEsta dissertação aborda, de um ponto de vista crítico, a teoria do Conetivismo à luz dos seus princípios e das respetivas implicações na visão tradicional de aprendizagem e de conhecimento. A tese foi desenvolvida tendo em conta uma metodologia de revisão bibliográfica das publicações mais relevantes da autoria dos principais representantes do Conetivismo, nomeadamente George Siemens e Stephen Downes, estando sempre subjacente a preocupação em não apresentar apenas mais um estudo sintetizador da teoria, mas simultaneamente uma visão crítica do Conetivismo. Enquanto teoria de aprendizagem para uns, mera perspetiva epistemológica para outros, o Conetivismo tem assumido um papel crescente no debate acerca daquilo que entendemos por aprendizagem em rede e das suas implicações nos estatutos tradicionais do conhecimento e da aprendizagem e até do papel dos educadores e dos alunos. Alvo de reconhecimento para uns, de críticas para outros, o Conetivismo está ainda a dar os primeiros passos no desenvolvimento de uma visão epistemológica inovadora, principalmente no que diz respeito à partilha em rede, à aprendizagem centrada em comunidades online, regidas por interesses e objetivos comuns, onde a auto-aprendizagem é fundamental. Mas que consequências traz esta nova forma de encarar a aprendizagem? Até que ponto o Conetivismo é uma teoria que vai mais além das teorias de aprendizagem anteriores? Passaremos a encarar o conhecimento de modo diferente a partir daqui? Qual o verdadeiro alcance dos MOOC, cada vez mais em voga?
- O mensageiro instantâneo em processos e tarefas de um curso onlinePublication . Castro, Lina Maria Fernandes da Fonseca e; Mendes, António QuintasO trabalho que agora se apresenta estrutura-se do seguinte modo: Inicialmente, abordam-se as perspectivas para o futuro da educação. Enunciam-se os fundamentos teóricos associados à educação online, particularizando cognição e aprendizagem; modelos de cursos, modelos de comunicação e meios de comunicação. Revêem-se as teorias da comunicação, nomeadamente as aplicadas à comunicação mediada por computador. Apresenta-se o mensageiro instantâneo, efectua-se a análise semiótica das características gerais destes programas de comunicação e apresentam-se, em revisão de literatura, estudos realizados sobre este meio de comunicação. No quadro da teoria da sincronicidade dos meios de comunicação, apresentam-se algumas hipóteses sobre a utilização dos MIs em ambiente de educação online e procura-se identificar quais as funcionalidades do MI valorizadas pelo utilizador. Explana-se o método de investigação adoptado nomeadamente os instrumentos de recolha dos dados e a análise dos dados. Finalmente, apresentam-se conclusões que apontam para a validade da Teoria da Sincronicidade dos Meios de Comunicação como modelo útil para suportar a utilização dos MIs na educação online.
- Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-LearningPublication . Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff; Mendes, António QuintasO propósito deste estudo foi compreender os aspectos distintivos da aprendizagem mediada por computador e a sua dimensão social. O conceito de presença social – a capacidade dos participantes numa comunidade de inquirição se projectarem social e emocionalmente, como pessoas reais ou o grau com um indivíduo é percebido como real na comunicação mediada – é o ponto de partida para compreender a dinâmica de uma comunidade de aprendizagem online, verificando a maneira como os estudantes interagem e a sua motivação para participar em comunidades virtuais. Muitos estudos mostram (e nós observámo-lo aqui) que a presença social é necessária para promover e aumentar a aprendizagem efectiva. Assim, uma baixa presença social leva a um elevado grau de frustração, um baixo nível de aprendizagem efectiva e, também, a uma menor satisfação com o curso online. Os factores que afectam a presença social e a satisfação com o curso online foram revelados pelos instrumentos de investigação aplicados: um questionário e entrevistas realizadas entre os alunos. Um dos aspectos mais importantes é o comportamento do e-tutor. De facto, a maior parte dos estudantes referiram a interacção regular, a proximidade emocional, o feedback imediato e construtivo, assim como, o encorajamento do professor para o empenho na construção de conhecimento, como aspectos que influenciam a satisfação com o curso. Outras questões abordadas pelos alunos, que afectam a satisfação com o curso de e-learning foram a falta de tempo para completar as tarefas propostas, os relacionamentos difíceis com os colegas e pouca experiência inicial com as tecnologias da informação e comunicação
- SMS no ensino das ciênciasPublication . Monteiro, João Paulo de Melo; Mendes, António QuintasO crescente e rápido desenvolvimento tecnológico alterou profundamente as formas de comunicação nas últimas décadas. Com a facilidade no acesso e na utilização de equipamentos cada vez mais evoluídos, rápidos, versáteis e capazes, o cidadão comum tem agora a possibilidade de comunicar e se expressar através dos mais variados meios. De igual forma, a tecnologia “de bolso” permite-nos hoje aceder à totalidade de conteúdos dispersos na web ou, como mais recentemente se refere, na nuvem. Este acesso fácil alterou os paradigmas de ensino e aprendizagem, em que a consulta e a partilha se tornaram partes essenciais destes processos. O mobile learning surge como forma de ensino emergente, cada vez mais real e próximo da maioria da população portuguesa, nos vários estratos sociais e níveis de ensino. Esta dissertação procura encontrar uma metodologia adequada à utilização de tecnologias móveis no ensino das Ciências Naturais num contexto muito particular, e deixar ideias e sugestões para a sua aplicação futura noutras disciplinas e noutros níveis e tipos de ensino.
- "O triângulo das histórias" : construir e partilhar histórias colaborativamente através das novas tecnologias de informação na comunicaçãoPublication . Monteiro, Joana Sofia Magalhães; Mendes, António QuintasCada vez mais, se torna necessário, apresentar, transpor e adequar as Novas Tecnologias ao ambiente de aprendizagem na sala de aula, interligando não só as Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND) como as Áreas Curriculares Disciplinares (ACD) a um trabalho colaborativo. Por conseguinte, o objetivo deste projeto de investigação é aplicar um projeto de aprendizagem colaborativa denominado “Triângulo das Histórias”, utilizando como instrumento de partilha um blogue na internet, e avaliar o tipo de aceitação que a sua aplicação gerou. A aplicação do projeto em contexto educativo visará uma interação entre a comunidade educativa, possibilitando assim, a experimentação de comunidades virtuais de comunicação e de colaboração escolar. Para complementar este estudo pretende-se também perceber os hábitos de utilização da Internet dos alunos envolvidos no projeto. A amostra utilizada para este estudo foi um conjunto de dezoito alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, dos regimes público, cooperativo e particular, repartidos por três escolas distintas, com meios socioeconómicos também diferentes. Para a recolha dos dados foi realizado um inquérito aos alunos envolvidos no projeto e realizadas observações sobre as suas interações e comportamentos. Os dados extraídos dos inquéritos foram apresentados sob a forma de gráfico. A implementação deste projeto permitiu perceber que os alunos foram recetivos a esta nova abordagem de realização de trabalho de grupo colaborativo recorrendo às comunidades virtuais. A criação de uma história associando três escolas distintas permitiu que os alunos, para além de terem de elaborar um texto de forma coletiva, tivessem acesso a novas ferramentas tanto da internet como do sistema operativo, tornando-se, desta forma, um bom complemento de aprendizagem.
- Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de casoPublication . Viudes y Reyes, Anabela Nunes Silva; Mendes, António QuintasO presente trabalho, consiste num estudo de caso sobre a utilização da Internet na sala de aula, numa turma do Curso de Educação e Formação de Adultos do ano 2007/ 2008, leccionado na Escola Básica Integrada D. Carlos I sediada em Sintra. Como modelo teórico foi adoptado o modelo de aprendizagem com inclusão das tecnologias de Lebrun (2007) considerando os três modos de análise propostos pelo autor: - Modo pró – activo, centrado no aluno com o objectivo de analisar as compe-tências desenvolvidas: saber, competência teórica; saber - fazer, competência prática; saber - ser, competência relacional entendida como análise e síntese de conteúdos e saber – devir, competência crítica. - Modo reactivo, para análise dos métodos e estratégias adoptadas pelo professor em aulas com uso de Internet. - Modo interactivo, para avaliar o grau de interacção e motivação de alunos e professores, decorrente do uso da Internet na aula. Investigámos ainda: O grau de utilização da Internet nas seguintes áreas de formação: Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação - Inglês, Linguagem e Comunica-ção - Português, Matemática para a Vida e Tecnologias de Informação e Comu-nicação; os procedimentos adoptados pelo formando quanto à recolha e trata-mento da informação; a importância da Internet na aprendizagem, assim como na vida pessoal e profissional de formandos e formadores. Realizadas entrevistas, questionários e observação participante a cinco docentes /formadores e nove formandos, concluímos que a Internet apesar de ser facilitadora e motivadora do processo ensino – aprendizagem, os formandos têm uma posição desfavorável em relação ao seu uso frequente na sala de aula. As metodologias e estratégias dos formadores são pouco estruturadas. A produção final do formando é baseada na cópia não existindo construção de novo conhecimento mas reprodução sintetizada da informação. Os formandos desenvolvem competências teóricas e prá-ticas, em particular a capacidade de análise e síntese de conteúdos, mas não desen-volvem competências críticas.
- Utilização da Plataforma Moodle na Escola Secundária de Leal da CâmaraPublication . Esteves, Ana Isabel do Rosário Gomes; Mendes, António QuintasA presente dissertação realiza-se no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, da Universidade Aberta. Investiga a utilização da plataforma Moodle numa escola do ensino secundário, quais os efeitos resultantes da forma como está a ser utilizado este recurso no processo de ensino/aprendizagem no contexto do ensino presencial e quais as razões que levam muitos professores a não utilizarem a Plataforma Moodle. Neste estudo optámos por uma metodologia mista recorrendo a dois métodos de recolha de dados: Quantitativo (questionários) e Qualitativo (entrevistas e análise documental). O nosso principal objectivo foi responder à pergunta: Como está a ser utilizada a Plataforma Moodle pelos Professores da Escola Secundária de Leal da Câmara. Aplicámos o questionário a 54 professores que constituem uma amostra de conveniência de cerca de 30% da totalidade dos professores da escola. Entrevistámos 9 professores: 3 utilizadores da plataforma Moodle, 4 não utilizadores, um dos Administradores da Plataforma Moodle e o Director da Escola. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, utilizámos a pesquisa bibliográfica e documental associada a uma lógica analítica e descritiva que nos permitem descrever que tipo de utilização da Plataforma Moodle e quais as estratégias usadas por este grupo de professores do Ensino Secundário. Após a análise dos dados, concluímos que a maioria dos professores da Escola não utiliza a plataforma Moodle na sua prática lectiva. Existem diversos factores que contribuem para a não utilização deste ambiente: alguns professores consideram-no pouco intuitivo e apelativo, principalmente para os alunos; a sua utilização representa uma tarefa trabalhosa e morosa porque implica a concepção dos espaços disciplinares e a produção dos materiais necessários à “alimentação” dos mesmos; a falta de formação dos professores. No entanto todos os professores, utilizadores e não utilizadores, consideram que a utilização deste tipo de ambientes no ensino presencial, tem um papel importante na motivação dos alunos e que pode contribuir para diminuir as taxas de insucesso escolar e promover a aprendizagem. Os professores que utilizam a plataforma Moodle acreditam que o trabalho colaborativo estabelecido entre: alunos/alunos e entre alunos/professor, contribui para melhorar o processo de ensino aprendizagem.
- Utilização das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e a Internet pelos professores de inglês do 2º e 3º Ciclos do Distrito de BejaPublication . Fernandes, João Jardim; Mendes, António QuintasO presente estudo pretende identificar, clarificar e evidenciar o ponto de situação de uma investigação sobre a rentabilização pedagógica e efectiva utilização das Novas Tecnologias e da Internet que é feita pelos professores de Inglês do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do distrito de Beja e posteriormente tentar resolver eventuais dificuldades e implicar os professores num futuro pedagogicamente mais orientado para as potencialidades da tecnologia inter e transdisciplinarmente. Que ferramentas tecnológicas utilizam? De que forma utilizam-nas? A que outros recursos recorrem para ensinar aos seus alunos? A Internet? De que forma? Quando? Com que frequência? A metodologia encarna um estudo de população, que corresponde ao total de professores de Inglês do 2º e 3º ciclos do distrito de Beja. Este estudo refere-se a dois anos lectivos: 2005/2006, em que será aplicado o questionário inicial e 2006/2007, em que irá ser aplicado o questionário final Os objectivos do estudo visam duas fases: numa primeira fase faremos uma descrição geral e completa de cada uma das variáveis presentes - vertente descritiva. Numa segunda fase, e no intuito de conhecermos a rentabilização global e pedagógica das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e da Internet feita pelos professores de Inglês numa vertente quantitativa e qualitativa. Os principais resultados apontam para uma maioria qualificada do sexo feminino com mais do que dez anos de tempo se serviço e com alguma formação na área das tecnologias que reconhecem as ferramentas de comunicação e a Internet como ferramentas de validade global e local, mas num plano mais pessoal visto que num plano educacional as perspectivas são de alguma interesse desconfiado em ferramentas de reconhecida qualidade, mas de utilização complexa que pode complicar mais do que ajudar o que despolta receios e anseios na sua efectiva utilização apesar de terem a noção que são já um parte integrante da nossa vida pessoal e da comunidade escolar. As conclusões apontam para uma emergente consciencialização das potencialidades da Internet e das ferramentas de comunicação no contexto pessoal e educativo com alguma desconfiança da sua aplicabilidade em contexto escolar por receios e inseguranças por falta de formação mais especializada na área em questão com recurso às tecnologias
- A utilização do telemóvel em contexto educativo : um estudo de caso sobre as representações de alunos e de professores dos 9º e 12º anos de escolaridadePublication . Carrega, João António Marques da Costa Batista; Mendes, António QuintasA escola enfrenta hoje um dos seus maiores desafios, o desafio digital. De um lado estão os alunos, nativos digitais, que nasceram com as novas tecnologias. Do outro, os professores, imigrantes digitais, obrigados a adaptar-se àquilo que essas novas tecnologias trouxeram e aos novos hábitos que surgiram no seio da comunidade escolar. Presença assídua junto dos jovens e também da classe docente, o telemóvel surge como um equipamento capaz de fazer emergir as mais variadas representações face à sua utilização, enquanto recurso educativo. Mesmo sendo interdito dentro da sala de aula, por imposição das próprias escolas e dos normativos legais ele permanece activo, mas em silêncio, junto dos alunos e dos professores. É esta a realidade que a escola encontra. O telemóvel tornou-se num acessório de uso quase obrigatório pelas gerações mais novas e é utilizado numa série de situações diárias, desde as aulas, aos tempos lúdicos e aos tempos passados com a família ou com os amigos (E-Generation, 2007). Mas que representações têm os alunos e professores quanto ao uso do telemóvel em contexto educativo? Para respondermos a esta questão realizámos um estudo de caso transversal, já que a recolha de dados junto do universo a estudar foi realizada através de técnicas de registo (questionário), aplicadas apenas num dado momento. Deste modo construímos, validámos e aplicámos um questionário junto de 179 alunos e 88 professores do 9º e do 12º ano de duas escolas EB3/Secundárias de Castelo Branco. Os resultados indicam que, embora tenham representações diferentes, a maioria dos alunos e professores inquiridos não se revela muito receptiva à utilização do telemóvel em contexto educativo. Os alunos dos dois anos de escolaridade afirmam não conseguir apresentar uma situação em que os professores os pudessem ensinar melhor um assunto através do telemóvel, nem tão pouco conseguem imaginar uma situação em que pudessem aprender melhor um assunto através do telemóvel. Por outro lado, uma percentagem significativa dos docentes não reconhece vantagens pedagógicas na sua utilização.