Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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- O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º anoPublication . Simões, Paula; Bidarra, JoséNuma sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, a educação surge com uma necessidade premente de actualização estratégica e refletida de práticas conducentes a jovens em plena formação. Pela forma como os vídeo jogos se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A Geografia atual, como disciplina charneira e transversal, encontra no final do 3º Ciclo do Ensino básico exigências ao nível das competências a serem atingidas pelos alunos, situação que, na maioria das atuais escolas não encontra terreno de ação viável. Foi no sentido de tentar dar um rumo diferente às possibilidades de atuação geográfica em espaço de sala de aula que surgiu este trabalho, um estudo de caso acerca do potencial de um jogo online, o 3RD World Farmer na consecução das competências geográficas ao nível de 9º ano. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos de 9º ano e desenvolveu-se num processo cronológico de: (1) análise diagnóstica de competências; (2) implementação do jogo; (3) avaliação final. A investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa em que a observação ganhou uma posição relevante. Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com os inquéritos, questionários e entrevistas feitas, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. Deste modo, concluiu-se que o recurso 3RD World Farmer motiva para a aprendizagem, permite o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos de 9º ano na disciplina de Geografia, apesar de possuir algumas limitações que se podem facilmente contornar na forma como o recurso é aplicado junto dos alunos. In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.
- Alunos com necessidades educativas especiais : o digital storylling como estratégia de aprendizagem da língua maternaPublication . Isidoro, Anabela Ramos; Amante, LúciaA sociedade vive atualmente um processo de mudança em que as novas tecnologias estão a tornar-se omnipresentes nas nossas vidas. O professor enquanto agente educativo deverá acompanhar essa mudança, através de novas descobertas e inovações tecnológicas enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atua. E é esse o nosso objetivo neste estudo de caso com alunos de necessidades educativas especiais: explorar e analisar o contributo do digital storytelling para promover o desenvolvimento da proficiência na língua materna. Designadamente no que respeita à compreensão, interação e produção oral do aluno, de acordo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Queremos experienciar e averiguar de que modo esta metodologia pode ser utilizada no ensino especial, ajudando e promovendo o potencial destes alunos. Procurámos, a nível teórico aprofundar conhecimentos sobre o digital storytelling e a sua importância e o impacto da educação especial. Abordámos o ensino português no estrangeiro (EPE), uma modalidade especial de ensino, como forma de aperfeiçoar o ensino português e a difusão da cultura portuguesa junto das comunidades portuguesas. Neste contexto, tentámos demonstrar que as novas tecnologias de informação (TIC) podem constituir um instrumento poderoso para as crianças que utilizam o português como a sua língua de expressão e de afeto. A nível metodológico optámos pelo paradigma qualitativo no desenvolvimento do estudo de caso, tendo em vista analisar e refletir sobre esta experiência pedagógica. Adotou-se uma perspetiva descritiva, centrando os objetivos no entendimento da forma como os alunos interpretam e dão sentido às suas experiencias e como estas se refletem quer no processo quer nos resultados de aprendizagem. Constatámos que o DST proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender, criar, pensar, interagir, conhecer, partilhar e realizar tarefas de uma forma estimulante e criativa, permitindo-lhes melhorar as suas competências na língua materna.
- Ambientes virtuais: o uso da plataforma “Moodle" como auxiliar da prática docente no ensino secundárioPublication . Pires, Valdemar Dias; Morgado, LinaResumo - A Escola deve manter uma ligação harmoniosa com a sociedade em que se insere, devendo adoptar modos de ensinar e de aprender adequados à nova realidade social. Cada vez mais o professor deixa de ser a fonte do saber de que os alunos dispõem para realizarem a sua aprendizagem, passando a ser mais um tutor, um gestor de aprendizagens, de discursos e práticas diversificadas que estimula as habilidades intelectuais dos alunos, no tratamento da informação disponível. A escola tem de acompanhar esta transformação da sociedade, considerando as novas tecnologias uma mais valia para cativar os alunos. O papel do professor, com o “boom" da sociedade de informação, tornou urgente uma transformação: mais do que transmitir conhecimento aos alunos tem de se lhes proporcionar a aquisição de competências para que sejam capazes de pesquisar, analisar, seleccionar e tratar a informação que lhes chega todos os dias, a um ritmo alucinante. Este projecto tem por objectivo averiguar a possível eficiência da metodologia b-learning (blended learning - misto de ensino presencial e ensino a distância), para alunos do ensino secundário. Para a concretizar, recorreu-se a um método essencialmente qualitativo, realizando-se um “estudo de caso" de um grupo de 12 professores e de 242 alunos da Escola Secundária de Valpaços. Em termos globais, os resultados que se obtiveram não revelaram uma melhoria significativa no aproveitamento dos alunos. No entanto, pela observação das aulas e pelos inquéritos realizados, assim como pelas sessões realizadas, pudemos detectar que os alunos e professores se encontravam motivados para as aulas leccionadas com base na metodologia referida. Foi possível, também, ter a expectativa de que não ganhando objectivamente na aquisição dos conteúdos formais, os alunos e professores adquiriram, com esta metodologia, competências num ambiente de aprendizagem colaborativa que serão mais valias preciosas a médio e longo prazos nas suas vidas pessoal e profissional
- Blog didático : integração na prática pedagógicaPublication . Zimmer, Josete Maria; Amante, LúciaA pesquisa foi realizada em uma escola municipal do estado de São Paulo, na qual esta pesquisadora atuou como Professora de Informática Educativa e, após sua saída, retornou como professora voluntária, apoiando o projeto pedagógico que está relacionado com a preservação de um fragmento da Mata Atlântica. Para fazer a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com o projeto da escola, criou-se um blog que serviu de instrumento para alunos e professores na divulgação das ações da escola em prol da preservação da mata. Além disso, pretendeu investigar o papel dos professores e dos alunos na utilização desse recurso de modo crítico e criativo. A base de apoio para essa investigação foi uma comunidade de professores do grupo Blogs Educativos, que discutem as tecnologias digitais e recursos da web 2.0 na educação. A investigação se deu por meio de questionários e entrevistas, sendo que, primeiramente, fizemos um questionário piloto que foi respondido por professores da escola em questão e alguns professores do grupo Blogs Educativos. Com base no questionário piloto, criamos um questionário definitivo, que ficou disponível para os professores que usam as TDIC e, principalmente, os blogs. Os resultados obtidos revelaram que o recurso blog, embora tenha um grande potencial educativo, é pouco usado na prática da sala de aula. Percebeu-se, também, que o recurso blog pode ser um instrumento para a prática da leitura e escrita, como também, simultaneamente, uma espécie de mural que alunos e professores podem consultar de qualquer lugar. Os resultados sinalizaram, ainda, que esse recurso pode ser um ótimo auxílio para as demais áreas de conhecimento e para o acesso aos diversos recursos digitais. Por fim, os resultados mostraram a necessidade de criação de espaços nas escolas para os professores planejarem as atividades a serem trabalhadas no blog e também para visitarem os blogs dos alunos.
- Comunicação informal e a emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de E-Learning: um estudo de casoPublication . Cardoso, Maria da Glória Águas; Pereira, AldaResumo - Num mundo em permanente mutação, o uso das novas tecnologias tornou-se o motor dessa mudança. E naturalmente que na Educação já começamos a ver o seu impacto: uma nova forma de aprender; uma nova forma de poder estar ligado em rede; uma nova forma de ensinar. Foi neste ambiente virtual que nos propusemos fazer o nosso trabalho. A pesquisa aborda o tema da Comunicação no ensino on-line e a importância das Comunidades de Aprendizagem. E teve como objectivo observar de que modo a comunicação informal é potenciadora da emergência de uma Comunidade de Aprendizagem. A metodologia usada foi a de um estudo de caso, em regime de e-learning. A recolha de dados foi efectuada através da análise do discurso de diferentes módulos da disciplina. Estes dados foram complementados com entrevistas semi-directivas. Nesta análise apoiámo-nos, teoricamente, no modelo de aprendizagem Construtivista de Vigotsky e nos conceitos de Comunidades de Prática, preconizados por Wenger e Lave. Constatámos que a comunicação informal tem um elevado impacto e facilita, estreitando as relações interpessoais e de pertença, não obstante não ser, por si só, suficiente para manter uma Comunidade de Aprendizagem
- O conetivismo e as suas implicações nas noções de aprendizagem e conhecimentoPublication . Pereira, Maria Clara Monteiro Cardoso; Mendes, António QuintasEsta dissertação aborda, de um ponto de vista crítico, a teoria do Conetivismo à luz dos seus princípios e das respetivas implicações na visão tradicional de aprendizagem e de conhecimento. A tese foi desenvolvida tendo em conta uma metodologia de revisão bibliográfica das publicações mais relevantes da autoria dos principais representantes do Conetivismo, nomeadamente George Siemens e Stephen Downes, estando sempre subjacente a preocupação em não apresentar apenas mais um estudo sintetizador da teoria, mas simultaneamente uma visão crítica do Conetivismo. Enquanto teoria de aprendizagem para uns, mera perspetiva epistemológica para outros, o Conetivismo tem assumido um papel crescente no debate acerca daquilo que entendemos por aprendizagem em rede e das suas implicações nos estatutos tradicionais do conhecimento e da aprendizagem e até do papel dos educadores e dos alunos. Alvo de reconhecimento para uns, de críticas para outros, o Conetivismo está ainda a dar os primeiros passos no desenvolvimento de uma visão epistemológica inovadora, principalmente no que diz respeito à partilha em rede, à aprendizagem centrada em comunidades online, regidas por interesses e objetivos comuns, onde a auto-aprendizagem é fundamental. Mas que consequências traz esta nova forma de encarar a aprendizagem? Até que ponto o Conetivismo é uma teoria que vai mais além das teorias de aprendizagem anteriores? Passaremos a encarar o conhecimento de modo diferente a partir daqui? Qual o verdadeiro alcance dos MOOC, cada vez mais em voga?
- Contar histórias no palco digital : as potencialidades da tecnologia podcast nas histórias digitais : um estudo de caso : "conta-nos uma história!"Publication . Jorge, Milena da Conceição; Pereira, AldaContar histórias é uma arte muito antiga, que envolve um conjunto de símbolos e códigos usados de forma semelhante com os mesmos significados, mas adequados a cada período ao longo da nossa história. As histórias são, assim, contadas de geração em geração e vão adquirindo várias fórmulas ao longo dos tempos. Atualmente, vivemos na era dos ecrãs e estamos rodeados de vários tipos, desde o ecrã da televisão ao computador, passando para o ecrã dos tablets, telemóveis, smartphones ou leitores de mp3/mp4. Torna-se cada vez mais pertinente a utilização destes equipamentos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que promovem novas formas de comunicar, de aprender, de pensar e de ensinar oferendo às crianças e aos alunos um papel mais ativo. A emergência da utilização destes equipamentos, juntamente com a importância de contar histórias, levou-nos a realizar este estudo para tentar compreender quais as potencialidades da sua integração no processo de ensino e aprendizagem. O propósito do estudo tem como principal objetivo contribuir para uma perceção mais profunda das potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, no desenvolvimento de aprendizagens, nomeadamente ao nível das competências de leitura e escrita, dos alunos do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo desenvolvido teve por base uma estratégia de investigação assente em duas componentes principais: revisão da literatura e utilização de um estudo de caso “Conta-nos uma história! - Podcast na Educação”. Com o objetivo de compreender, o melhor possível, as potencialidades da criação de histórias digitais, utilizando a tecnologia podcast, adotou-se para o desenho do estudo o método misto, uma vez que utiliza métodos de recolha de dados de natureza qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados foram usadas, na primeira fase do estudo, entrevistas e na segunda foram aplicados questionários. Os resultados obtidos com este estudo foram analisados tendo em conta as questões de investigação e o modelo de análise.
- E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino BásicoPublication . Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis; Bidarra, JoséResumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico
- E-recursos e formação contínua em ensino experimental das ciências : um estudo de casoPublication . Arroteia, Mariana Isabel Paulino; Pereira, AldaEste trabalho constitui um estudo de caso relacionado com a implementação do PFCEEC - “Programa de Formação Contínua em Ensino Experimental das Ciências”, destinado a Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, em escolas do distrito de Viseu, no ano lectivo de 2007/2008. Insere-se na temática “E-recursos e Aprendizagens: o que se aprende? Como se aprende?”, sugerida no Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Assim, propus-me explorar os e-recursos de um programa de formação promovido pelo Ministério da Educação, aproveitando, a minha experiência como formadora, no terreno. Desenvolvi um percurso investigativo, baseado num “estudo de caso”, assente em consultas bibliográficas e na recolha e tratamento de informação junto dos Professores-Formandos com quem trabalhei ao longo do ano lectivo (os quais constituíram a amostra do estudo). Esta minha investigação permitiu-me verificar que a frequência deste programa de formação contínua de professores contribui, não só para o aumento da sua “literacia” científica, mas também para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem (onde a utilização da Internet constitui um factor importante da comunicação pedagógica e da qualidade do ensino). Em simultâneo, o PFCEEC reforça um percurso de formação ao longo da vida e incentiva a participação dos professores e dos alunos em “redes globais” de difusão do conhecimento. Os resultados obtidos deixam, em aberto, outras questões relacionadas com os benefícios da utilização dos e-recursos, seja na formação inicial, profissional e ao longo da vida, relativamente à classe docente e a outros grupos populacionais.
- eCOArt, realidade virtual na educação : a história da arte e design através de percursos e desafios virtuaisPublication . Fernandes, José Manuel Fialho; Cardoso, VitorEsta investigação debruçou-se na análise, conceção e avaliação de um protótipo de ambientes virtuais 3D aplicados à exploração temática Artes e Design sob a forma de um ambiente virtual com percursos pedagógicos, atividades e desafios lúdicos.