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Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM

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  • A promoção de competências de aprendizagem em redes sociais : um estudo de caso no Facebook num curso de aprendizagem ao longo da vida
    Publication . Lemos, Cátia Maria Lopes dos Santos Ferreira; Moreira, J. António; Vieira, Cristina Pereira
    Atualmente estamos perante uma sociedade em rede, quer ao nível social, quer ao nível tecnológico, ou seja, as redes sociais fazem parte da vida contemporânea. A possibilidade de aprendizagem em rede e as potencialidades da Web social desafiaram os sistemas educativos e os seus principais intervenientes: docentes e estudantes. Assistimos, por isso, à necessidade de adquirir novos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos de forma a planear, conceber e utilizar as redes sociais, em particular o Facebook, no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste contexto e dadas as possibilidades que as redes sociais oferecem para a criação de um ambiente de aprendizagem, apresentamos um estudo no qual procurámos perceber em que medida a utilização do Facebook no processo de ensino-aprendizagem permite a promoção de competências de aprendizagem ao nível da capacidade para aprender, da iniciativa e da autonomia. Assim, a metodologia a aplicar nesta investigação situa-se no paradigma construtivista e, por ainda ser parco o conhecimento acumulado e divulgado relativamente ao tema, considerou-se que o estudo a ser realizado é de natureza exploratória, nomeadamente um estudo de caso instrumental. Logo, tendo em conta estas premissas, entre as técnicas e instrumentos de recolha de dados mais utilizados no âmbito do estudo de caso, neste caso em particular a escolha foi o inquérito por questionário, aplicado a estudantes do Curso de Formação Contínua de Professores, denominado de “Educação sexual em meio escolar: saberes, afetos e valores”, ministrado na Universidade Aberta. Os resultados indicam que o Facebook é reconhecido, desde que exista uma intencionalidade educativa explícita, como um novo ambiente de aprendizagem.
  • "O triângulo das histórias" : construir e partilhar histórias colaborativamente através das novas tecnologias de informação na comunicação
    Publication . Monteiro, Joana Sofia Magalhães; Mendes, António Quintas
    Cada vez mais, se torna necessário, apresentar, transpor e adequar as Novas Tecnologias ao ambiente de aprendizagem na sala de aula, interligando não só as Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND) como as Áreas Curriculares Disciplinares (ACD) a um trabalho colaborativo. Por conseguinte, o objetivo deste projeto de investigação é aplicar um projeto de aprendizagem colaborativa denominado “Triângulo das Histórias”, utilizando como instrumento de partilha um blogue na internet, e avaliar o tipo de aceitação que a sua aplicação gerou. A aplicação do projeto em contexto educativo visará uma interação entre a comunidade educativa, possibilitando assim, a experimentação de comunidades virtuais de comunicação e de colaboração escolar. Para complementar este estudo pretende-se também perceber os hábitos de utilização da Internet dos alunos envolvidos no projeto. A amostra utilizada para este estudo foi um conjunto de dezoito alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, dos regimes público, cooperativo e particular, repartidos por três escolas distintas, com meios socioeconómicos também diferentes. Para a recolha dos dados foi realizado um inquérito aos alunos envolvidos no projeto e realizadas observações sobre as suas interações e comportamentos. Os dados extraídos dos inquéritos foram apresentados sob a forma de gráfico. A implementação deste projeto permitiu perceber que os alunos foram recetivos a esta nova abordagem de realização de trabalho de grupo colaborativo recorrendo às comunidades virtuais. A criação de uma história associando três escolas distintas permitiu que os alunos, para além de terem de elaborar um texto de forma coletiva, tivessem acesso a novas ferramentas tanto da internet como do sistema operativo, tornando-se, desta forma, um bom complemento de aprendizagem.
  • O conetivismo e as suas implicações nas noções de aprendizagem e conhecimento
    Publication . Pereira, Maria Clara Monteiro Cardoso; Mendes, António Quintas
    Esta dissertação aborda, de um ponto de vista crítico, a teoria do Conetivismo à luz dos seus princípios e das respetivas implicações na visão tradicional de aprendizagem e de conhecimento. A tese foi desenvolvida tendo em conta uma metodologia de revisão bibliográfica das publicações mais relevantes da autoria dos principais representantes do Conetivismo, nomeadamente George Siemens e Stephen Downes, estando sempre subjacente a preocupação em não apresentar apenas mais um estudo sintetizador da teoria, mas simultaneamente uma visão crítica do Conetivismo. Enquanto teoria de aprendizagem para uns, mera perspetiva epistemológica para outros, o Conetivismo tem assumido um papel crescente no debate acerca daquilo que entendemos por aprendizagem em rede e das suas implicações nos estatutos tradicionais do conhecimento e da aprendizagem e até do papel dos educadores e dos alunos. Alvo de reconhecimento para uns, de críticas para outros, o Conetivismo está ainda a dar os primeiros passos no desenvolvimento de uma visão epistemológica inovadora, principalmente no que diz respeito à partilha em rede, à aprendizagem centrada em comunidades online, regidas por interesses e objetivos comuns, onde a auto-aprendizagem é fundamental. Mas que consequências traz esta nova forma de encarar a aprendizagem? Até que ponto o Conetivismo é uma teoria que vai mais além das teorias de aprendizagem anteriores? Passaremos a encarar o conhecimento de modo diferente a partir daqui? Qual o verdadeiro alcance dos MOOC, cada vez mais em voga?
  • O museu virtual Google Art Project : um estudo de caso em contexto de ensino-aprendizagem da educação visual
    Publication . Alves, João Miguel Freire; Moreira, J. António
    A educação na arte e pela arte confere a todos os seus intervenientes a estimulação da sua criatividade e da sua consciência cultural, proporcionando meios para se exprimirem e participarem ativamente no mundo que nos rodeia. A integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem veio alargar o papel que a arte pode desempenhar neste processo, promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Assim, a utilização de ambientes virtuais em contexto educativo tem revelado um enorme potencial, sobretudo ao nível da comunicação e da interação entre alunos e obras de arte. Neste sentido, considerou-se importante desenvolver um estudo de caso em contexto de sala de aula da Educação Visual, promovendo uma aprendizagem baseada na articulação entre a observação, interpretação e análise da obra de arte e o museu virtual. Assim o principal objetivo deste estudo foi avaliar as potencialidades do Google Art Project, enquanto objeto de aprendizagem, na promoção da aprendizagem na área da literacia em artes. Para além disso, procurámos ainda avaliar se a utilização de ferramentas multimédia como o referido Google Art Project e o Quadro Interativo, constituem fatores de motivação na aprendizagem da disciplina de Educação Visual. Do ponto de vista metodológico desenvolvemos uma estratégia baseada na investigação-ação. Procurámos, por um lado, descobrir e compreender o significado de uma realidade vivida por um grupo de alunos e, por outro lado, refletir sobre a prática educativa com o intuito de a melhorar e transformar. Este estudo envolveu cinco turmas do sexto ano do ensino público. Para a recolha de dados utilizámos técnicas baseadas na conversação e na observação, no questionário e nas notas de campo. Os resultados deste estudo revelam que as ferramentas tecnológicas utilizadas podem efetivamente contribuir para a promoção da aprendizagem dos alunos na área da Educação Visual, mais concretamente ao nível do domínio da literacia artística, da representação e da interpretação visual.
  • TIC e aprendizagem da língua inglesa no ensino formal português : meta-análise da investigação entre 2002 e 2012
    Publication . Mendonça, Telma; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Estudos recentes têm reconhecido a importância das tecnologias emergentes e da Internet para a aprendizagem de uma língua, ao mesmo tempo que se referem ao papel destas como ferramentas de ensino e aprendizagem, as quais podem ser integradas na educação para complementar o trabalho do professor e para ir ao encontro das tendências e exigências das novas gerações de alunos, grandemente influenciadas pela atual sociedade digital. Este estudo, com base em quarenta e quatro provas académicas publicadas online, as quais constituem o corpus de análise desta investigação, tem como objetivo analisar como têm sido utilizadas as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na aprendizagem da língua Inglesa, no ensino formal em Portugal, no período entre 2002 e 2012. Neste contexto, tendo em conta a importância destas tecnologias, definiram-se questões de investigação para perceber: a utilização das TIC para a aprendizagem da língua Inglesa; as evidências da eficácia na aprendizagem dos alunos; as perspetivas dos investigadores em relação à integração das tecnologias na aprendizagem da língua Inglesa no ensino formal em Portugal; os desafios e as recomendações em relação às TIC e à aprendizagem da língua Inglesa. Após a meta-análise multimodal realizada, constata-se que os investigadores demonstraram uma atitude positiva em relação à integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem dos alunos no que se refere à aprendizagem da língua Inglesa. No entanto, também reconhecem que ainda existem alguns desafios e barreiras que podem impedir a integração da tecnologia na aprendizagem formal em Portugal, como por exemplo a falta de formação adequada para a utilização das TIC.
  • eCOArt, realidade virtual na educação : a história da arte e design através de percursos e desafios virtuais
    Publication . Fernandes, José Manuel Fialho; Cardoso, Vitor
    Esta investigação debruçou-se na análise, conceção e avaliação de um protótipo de ambientes virtuais 3D aplicados à exploração temática Artes e Design sob a forma de um ambiente virtual com percursos pedagógicos, atividades e desafios lúdicos.
  • Alunos com necessidades educativas especiais : o digital storylling como estratégia de aprendizagem da língua materna
    Publication . Isidoro, Anabela Ramos; Amante, Lúcia
    A sociedade vive atualmente um processo de mudança em que as novas tecnologias estão a tornar-se omnipresentes nas nossas vidas. O professor enquanto agente educativo deverá acompanhar essa mudança, através de novas descobertas e inovações tecnológicas enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atua. E é esse o nosso objetivo neste estudo de caso com alunos de necessidades educativas especiais: explorar e analisar o contributo do digital storytelling para promover o desenvolvimento da proficiência na língua materna. Designadamente no que respeita à compreensão, interação e produção oral do aluno, de acordo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Queremos experienciar e averiguar de que modo esta metodologia pode ser utilizada no ensino especial, ajudando e promovendo o potencial destes alunos. Procurámos, a nível teórico aprofundar conhecimentos sobre o digital storytelling e a sua importância e o impacto da educação especial. Abordámos o ensino português no estrangeiro (EPE), uma modalidade especial de ensino, como forma de aperfeiçoar o ensino português e a difusão da cultura portuguesa junto das comunidades portuguesas. Neste contexto, tentámos demonstrar que as novas tecnologias de informação (TIC) podem constituir um instrumento poderoso para as crianças que utilizam o português como a sua língua de expressão e de afeto. A nível metodológico optámos pelo paradigma qualitativo no desenvolvimento do estudo de caso, tendo em vista analisar e refletir sobre esta experiência pedagógica. Adotou-se uma perspetiva descritiva, centrando os objetivos no entendimento da forma como os alunos interpretam e dão sentido às suas experiencias e como estas se refletem quer no processo quer nos resultados de aprendizagem. Constatámos que o DST proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender, criar, pensar, interagir, conhecer, partilhar e realizar tarefas de uma forma estimulante e criativa, permitindo-lhes melhorar as suas competências na língua materna.
  • Jogos digitais e aprendizagem formal no âmbito da matemática e a realidade : um estudo de investigação ação
    Publication . Máximo, Ivone Carla da Costa Fernandes; Oliveira, Isolina
    Numa sociedade em que os adolescentes vivem num mundo cada vez mais concreto e imediato, em que as motivações não se encontram orientadas para a apreensão e entendimento de conceitos matemáticos, é fundamental apresentar esta disciplina como algo imprescindível na vida quotidiana, recorrendo a estratégias e métodos diferenciados. Deste modo, o uso de jogos digitais como ferramenta educativa tem um papel ativo na construção do conhecimento uma vez que fazem parte da vida quotidiana dos alunos proporcionando novas formas de aprendizagem. Neste estudo, que foi realizado no contexto do ensino profissional, apresenta-se uma revisão da literatura sobre jogos digitais como experiências de aprendizagem, bem como o enquadramento dos cursos de aprendizagem no âmbito do ensino profissional em Portugal. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma a inclusão de jogos digitais como recurso didático pode contribuir para a motivação dos formandos, promovendo uma atitude mais positiva face ao domínio de formação Matemática e a Realidade e a melhoria das aprendizagens matemáticas. Para isso, foram aplicados quatro jogos digitais relacionados com os temas matemáticos constantes no referencial de formação, num curso de aprendizagem com 14 formandos que apresentavam um passado de insucesso escolar. O estudo decorreu entre março e outubro de 2013 num curso de aprendizagem de Técnico de Instalador de Sistemas Solares Térmicos, na região do Algarve. Assumiu-se uma investigação de natureza qualitativa tendo sido utilizada como metodologia a investigaçãoação. A recolha de dados incluiu a aplicação de inquéritos por questionário, a observação das interações entre os formandos, as produções realizadas e, também, as suas reflexões escritas sobre as tarefas que envolveram os jogos digitais. Os resultados indicam que a introdução de jogos digitais em contextos de aprendizagem formal promove a compreensão de conceitos, maior interesse e motivação para aprender Matemática.
  • A integração das TIC no ensino secundário em Cabo Verde : um estudo de caso
    Publication . Silva, José da Cruz Andrade e; Amante, Lúcia
    Actualmente, um desafio permanente se coloca ao sistema educativo em todo o mundo devido aos impulsos decorrentes das incomensuráveis possibilidades que as TIC oferecem ao processo de ensino e aprendizagem e na mudança que elas acarretam nas atitudes dos agentes educativos e na própria estrutura escolar. Em Cabo Verde as TIC têm despertado interesse dos responsáveis da educação no concernente ao seu uso em contexto pedagógico e a existência de projectos voltados para sua utilização no ensino secundário é uma realidade. Com efeito, iniciou-se no ano lectivo 2009/2010 a experiência de integração das TIC em duas escolas secundárias do país. Porém, volvidos cinco anos, importa saber como estão sendo vivenciadas estas experiências, particularmente no que diz respeito à disponibilidade e acessibilidade das TIC por parte dos principais agentes educativos, a forma como se organiza a escola para colocá-las à disposição destes, o grau de satisfação dos professores com relação à sua formação em TIC, as atitudes dos professores e alunos face as TIC e o nível de sua utilização em contexto de sala de aula. De modo que, o problema em estudo centra-se em saber como está a decorrer o processo de integração das TIC no ensino secundário, no âmbito das atuais políticas de incentivo ao uso das tecnologias na educação. Do ponto de vista metodológico optamos por um estudo de caso de natureza exploratória (Yin, 1993; Gil, 1994; Morgado, 2012) e para recolher os dados aplicamos dois inquéritos por questionário, em formato papel, um dirigido a alunos, (uma turma por ano) e outro a todos os professores da escola em estudo. Foram também realizadas duas entrevistas a dois dirigentes da escola. A escolha de fontes quantitativas (inquéritos) e qualitativas (entrevistas) tem base de sustentação nos argumentos apresentados por Yin (1994) e Coutinho (2005). As conclusões do estudo apontam para o reconhecimento de que há ainda muito por fazer no tocante à integração pedagógica das TIC, principalmente no que tange à disponibilidade das TIC (a maioria dos alunos não tem acesso aos computadores e não existem softwares), na organização da escola (falta de técnicos qualificados, e inexistência de projecto pedagógico para uso das TIC), na formação dos professores (necessidade de formação continua) e na ausência das TIC nas práticas pedagógicas, conforme nos ensina a literatura especializada sobre a integração das TIC (Pelgrum, 2001; Paiva, 2002; Silva & Miranda, 2005; Amante, 2007; OIE, 2008, Sunkel, 2009; Barbosa & Loureiro, 2011).
  • SMS no ensino das ciências
    Publication . Monteiro, João Paulo de Melo; Mendes, António Quintas
    O crescente e rápido desenvolvimento tecnológico alterou profundamente as formas de comunicação nas últimas décadas. Com a facilidade no acesso e na utilização de equipamentos cada vez mais evoluídos, rápidos, versáteis e capazes, o cidadão comum tem agora a possibilidade de comunicar e se expressar através dos mais variados meios. De igual forma, a tecnologia “de bolso” permite-nos hoje aceder à totalidade de conteúdos dispersos na web ou, como mais recentemente se refere, na nuvem. Este acesso fácil alterou os paradigmas de ensino e aprendizagem, em que a consulta e a partilha se tornaram partes essenciais destes processos. O mobile learning surge como forma de ensino emergente, cada vez mais real e próximo da maioria da população portuguesa, nos vários estratos sociais e níveis de ensino. Esta dissertação procura encontrar uma metodologia adequada à utilização de tecnologias móveis no ensino das Ciências Naturais num contexto muito particular, e deixar ideias e sugestões para a sua aplicação futura noutras disciplinas e noutros níveis e tipos de ensino.