Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 48
Results Per Page
Sort Options
- Projecto DVD-ROM – instrumentos musicais: uma aplicação em educação musical no Terceiro CicloPublication . Rolo, Rui; Bidarra, JoséEste trabalho incide sobre uma investigação de carácter educacional. Pretende-se investigar o processo de aprendizagem através de um instrumento multimédia – DVD-ROM Instrumentos Musicais, de alunos pertencentes ao terceiro ciclo do Ensino Básico em Educação Musical. Esta investigação pretende averbar se este instrumento/ferramenta multimédia Instrumentos Musicais (que se pode enquadrar no patamar dos Produtos Educacionais Multimédia) é um bom veículo de transmissão de conhecimentos e se facilita as aprendizagens funcionando como complemento comparativamente a uma aula denominada de tradicional. O estudo recai sobre a observação dos alunos em aula e da análise de dados resultantes de um questionário a ser aplicado no final da aula. Prevê-se a divulgação ao meio educacional do instrumento em investigação, se se verificar, que o projecto DVD-ROM – Instrumentos Musicais proporciona a aprendizagem, na mesma medida que uma aula designada de tradicional o faria
- Utilização das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e a Internet pelos professores de inglês do 2º e 3º Ciclos do Distrito de BejaPublication . Fernandes, João Jardim; Mendes, António QuintasO presente estudo pretende identificar, clarificar e evidenciar o ponto de situação de uma investigação sobre a rentabilização pedagógica e efectiva utilização das Novas Tecnologias e da Internet que é feita pelos professores de Inglês do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do distrito de Beja e posteriormente tentar resolver eventuais dificuldades e implicar os professores num futuro pedagogicamente mais orientado para as potencialidades da tecnologia inter e transdisciplinarmente. Que ferramentas tecnológicas utilizam? De que forma utilizam-nas? A que outros recursos recorrem para ensinar aos seus alunos? A Internet? De que forma? Quando? Com que frequência? A metodologia encarna um estudo de população, que corresponde ao total de professores de Inglês do 2º e 3º ciclos do distrito de Beja. Este estudo refere-se a dois anos lectivos: 2005/2006, em que será aplicado o questionário inicial e 2006/2007, em que irá ser aplicado o questionário final Os objectivos do estudo visam duas fases: numa primeira fase faremos uma descrição geral e completa de cada uma das variáveis presentes - vertente descritiva. Numa segunda fase, e no intuito de conhecermos a rentabilização global e pedagógica das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e da Internet feita pelos professores de Inglês numa vertente quantitativa e qualitativa. Os principais resultados apontam para uma maioria qualificada do sexo feminino com mais do que dez anos de tempo se serviço e com alguma formação na área das tecnologias que reconhecem as ferramentas de comunicação e a Internet como ferramentas de validade global e local, mas num plano mais pessoal visto que num plano educacional as perspectivas são de alguma interesse desconfiado em ferramentas de reconhecida qualidade, mas de utilização complexa que pode complicar mais do que ajudar o que despolta receios e anseios na sua efectiva utilização apesar de terem a noção que são já um parte integrante da nossa vida pessoal e da comunidade escolar. As conclusões apontam para uma emergente consciencialização das potencialidades da Internet e das ferramentas de comunicação no contexto pessoal e educativo com alguma desconfiança da sua aplicabilidade em contexto escolar por receios e inseguranças por falta de formação mais especializada na área em questão com recurso às tecnologias
- O projecto “Karaoke para flauta" na educação musical do quinto ano de escolaridadePublication . Mateus, João Paulo Guerreiro; Bidarra, JoséEste trabalho incide sobre um novo método para tornar mais eficaz o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano de escolaridade no instrumento flauta, na disciplina de Educação Musical. O método apresentado tem no multimédia o principal factor de comunicação e motivação. O método, que se pode enquadrar no âmbito dos Produtos Educacionais Multimédia, procura apoiar o aluno no estudo e execução de melodias populares (entender como muito conhecidas), de cariz tradicional, na flauta, através da criação de um DVD Karaoke no qual a relação som/nota é sublinhada pela mudança de cor da respectiva figura musical, a qual é acompanhada pela imagem da posição da flauta necessária para a obtenção de cada um dos sons na flauta. O estudo recai sobre a comparação de resultados obtidos pela execução de uma melodia através da pauta em suporte papel e através da pauta em suporte multimédia
- Emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de educação em química mediada pela Internet: um estudo de caso no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaResumo - Esta dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e descreve um estudo exploratório conduzido durante três meses, nas aulas de Ciências Físico-Químicas de uma turma do 7º ano de escolaridade, numa escola pública. Tal estudo centrou-se na integração do trabalho de pesquisa na Internet nas actividades de sala de aula, investigando de que modo esta proposta de trabalho pode potenciar a emergência de uma comunidade de aprendizagem e a aquisição de literacia científica. Foi adoptada uma metodologia qualitativa para recolha e tratamento de dados. A recolha incluiu observações e notas de campo, registos escritos diários dos alunos, gravações áudio e vídeo e um questionário final individual. Os dados foram analisados tentando apurar de que modo o uso integrado da Internet, enquanto fonte de informação e recurso partilhado pela comunidade, suportou e fomentou interacções comunicacionais, a colaboração e produção conjunta; relacionando estas características com a construção de uma identidade enquanto membros de uma comunidade de aprendizagem. Os resultados sugerem que este tipo de abordagem integrada embora complexa resulta na emergência de traços característicos de uma comunidade de aprendizagem, tais como: reconhecimento de um propósito comum (aprender); melhoria e sustentabilidade das relações interpessoais; rápido fluxo de informação; modos partilhados de fazer coisas juntos; bom conhecimento mútuo entre os alunos e construção de ferramentas especificas da comunidade. E, na realização de aprendizagens que se integram no âmbito da aquisição de literacia científica, tais como: pesquisa e selecção de informação em função de questões especificas; comunicação, oral e escrita, e discussão de ideias e factos científicos; colaboração e participação competente em empreendimentos valorizados socialmente. Não sendo possível generalizar, este estudo constitui uma referência encorajadora para a continuidade de investigação neste sentido
- A influência do design da interface gráfica das aplicações na aprendizagem de tecnologias de projecto 3DPublication . Mateus, João Vasco Oliveira; Bidarra, JoséNo âmbito da actividade docente, numa Escola de Design, com o objectivo de ensinar tecnologias de projecto por computador, temos constatado que apesar da semelhança estrutural e semiótica das interfaces, as curvas de aprendizagem são muito distintas, não só ao nível das aplicações como em cada variante dos cursos de design. Procurámos estabelecer um paralelismo evolutivo ao nível das tecnologias e da contribuição das teorias que envolvem Interacção Pessoa-Computador no desenvolvimento das interfaces gráficas abordando os aspectos da psicologia cognitiva e modelos mentais que considerámos pertinentes na análise efectuada. A investigação empírica centrou-se em ensaios de interacção num primeiro contacto com duas aplicações (CAD1 e modelação 3D) de projecto por computador a grupos de alunos diferenciados pelo ramo de Design (produto e gráfico). Situámos o estudo na mediação da aprendizagem através da tecnologia e não apenas na aprendizagem da tecnologia. Por este facto ao pretendermos avaliar a influência dos aspectos ergonómicos e comunicacionais das interfaces num enquadramento pedagógico, visando fundamentalmente a compreensão dos fenómenos cognitivos desenvolvidos pelos sujeitos em contexto de aprendizagem, justificamos a não opção integral pelas fórmulas típicas de comparação de interfaces e análise da usabilidade dos sistemas e a adopção de metodologias ligadas à engenharia semiótica. Globalmente os resultados permitiram, qualitativamente, descrever e compreender processos e formas de aprender no sentido de que possam produzir efeitos positivos, embora diferidos, na selecção e definição de novas estratégias de ensino que resultem numa redução do tempo de aprendizagem e facultem as competências de auto-aprendizagem essenciais para a proficiência exigida nestas tecnologias
- Ambientes virtuais: o uso da plataforma “Moodle" como auxiliar da prática docente no ensino secundárioPublication . Pires, Valdemar Dias; Morgado, LinaResumo - A Escola deve manter uma ligação harmoniosa com a sociedade em que se insere, devendo adoptar modos de ensinar e de aprender adequados à nova realidade social. Cada vez mais o professor deixa de ser a fonte do saber de que os alunos dispõem para realizarem a sua aprendizagem, passando a ser mais um tutor, um gestor de aprendizagens, de discursos e práticas diversificadas que estimula as habilidades intelectuais dos alunos, no tratamento da informação disponível. A escola tem de acompanhar esta transformação da sociedade, considerando as novas tecnologias uma mais valia para cativar os alunos. O papel do professor, com o “boom" da sociedade de informação, tornou urgente uma transformação: mais do que transmitir conhecimento aos alunos tem de se lhes proporcionar a aquisição de competências para que sejam capazes de pesquisar, analisar, seleccionar e tratar a informação que lhes chega todos os dias, a um ritmo alucinante. Este projecto tem por objectivo averiguar a possível eficiência da metodologia b-learning (blended learning - misto de ensino presencial e ensino a distância), para alunos do ensino secundário. Para a concretizar, recorreu-se a um método essencialmente qualitativo, realizando-se um “estudo de caso" de um grupo de 12 professores e de 242 alunos da Escola Secundária de Valpaços. Em termos globais, os resultados que se obtiveram não revelaram uma melhoria significativa no aproveitamento dos alunos. No entanto, pela observação das aulas e pelos inquéritos realizados, assim como pelas sessões realizadas, pudemos detectar que os alunos e professores se encontravam motivados para as aulas leccionadas com base na metodologia referida. Foi possível, também, ter a expectativa de que não ganhando objectivamente na aquisição dos conteúdos formais, os alunos e professores adquiriram, com esta metodologia, competências num ambiente de aprendizagem colaborativa que serão mais valias preciosas a médio e longo prazos nas suas vidas pessoal e profissional
- Comunicação informal e a emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de E-Learning: um estudo de casoPublication . Cardoso, Maria da Glória Águas; Pereira, AldaResumo - Num mundo em permanente mutação, o uso das novas tecnologias tornou-se o motor dessa mudança. E naturalmente que na Educação já começamos a ver o seu impacto: uma nova forma de aprender; uma nova forma de poder estar ligado em rede; uma nova forma de ensinar. Foi neste ambiente virtual que nos propusemos fazer o nosso trabalho. A pesquisa aborda o tema da Comunicação no ensino on-line e a importância das Comunidades de Aprendizagem. E teve como objectivo observar de que modo a comunicação informal é potenciadora da emergência de uma Comunidade de Aprendizagem. A metodologia usada foi a de um estudo de caso, em regime de e-learning. A recolha de dados foi efectuada através da análise do discurso de diferentes módulos da disciplina. Estes dados foram complementados com entrevistas semi-directivas. Nesta análise apoiámo-nos, teoricamente, no modelo de aprendizagem Construtivista de Vigotsky e nos conceitos de Comunidades de Prática, preconizados por Wenger e Lave. Constatámos que a comunicação informal tem um elevado impacto e facilita, estreitando as relações interpessoais e de pertença, não obstante não ser, por si só, suficiente para manter uma Comunidade de Aprendizagem
- E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino BásicoPublication . Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis; Bidarra, JoséResumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico
- Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-LearningPublication . Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff; Mendes, António QuintasO propósito deste estudo foi compreender os aspectos distintivos da aprendizagem mediada por computador e a sua dimensão social. O conceito de presença social – a capacidade dos participantes numa comunidade de inquirição se projectarem social e emocionalmente, como pessoas reais ou o grau com um indivíduo é percebido como real na comunicação mediada – é o ponto de partida para compreender a dinâmica de uma comunidade de aprendizagem online, verificando a maneira como os estudantes interagem e a sua motivação para participar em comunidades virtuais. Muitos estudos mostram (e nós observámo-lo aqui) que a presença social é necessária para promover e aumentar a aprendizagem efectiva. Assim, uma baixa presença social leva a um elevado grau de frustração, um baixo nível de aprendizagem efectiva e, também, a uma menor satisfação com o curso online. Os factores que afectam a presença social e a satisfação com o curso online foram revelados pelos instrumentos de investigação aplicados: um questionário e entrevistas realizadas entre os alunos. Um dos aspectos mais importantes é o comportamento do e-tutor. De facto, a maior parte dos estudantes referiram a interacção regular, a proximidade emocional, o feedback imediato e construtivo, assim como, o encorajamento do professor para o empenho na construção de conhecimento, como aspectos que influenciam a satisfação com o curso. Outras questões abordadas pelos alunos, que afectam a satisfação com o curso de e-learning foram a falta de tempo para completar as tarefas propostas, os relacionamentos difíceis com os colegas e pouca experiência inicial com as tecnologias da informação e comunicação
- A estratégia "Prediga-observe-explique" suportada por computador na aprendizagem de conceitos da electricidadePublication . Caldeira, Fernando José Pires; Pereira, AldaEste estudo parte de um problema que atinge hoje praticamente todos os sistemas de ensino e preocupa a sociedade em geral: os maus resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem das Ciências Experimentais. Partindo deste facto, estabelecemos como objectivo principal investigar de que modo a realização de actividades Prediga-Observe-Explique (POE), trabalhando os alunos em pequenos grupos colaborativos (pares) e apoiados por computador, poderia contribuir para a melhoria das aprendizagens do ramo da Física que é a Electricidade. Participaram neste estudo doze alunos de uma turma do 11º ano do curso Tecnológico de Electrotecnia e Electrónica. A investigação assumiu como suporte teórico o Construtivismo, focando particularmente o pensamento de Piaget, Vygotsky e o Movimento de Mudança Conceptual. Para inventariação das concepções alternativas dos alunos e desenvolvimento das actividades recorremos a um programa multimédia que permitiu também recolher dados sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos e sobre as conclusões a que chegaram. Os computadores e o trabalho colaborativo mostraram ser um factor motivador no empenhamento dos alunos. Na condução da investigação, atendendo à natureza das questões de pesquisa e à dimensão da amostra, recorremos à metodologia qualitativa/interpretativa e a técnicas diversificadas para a recolha e análise dos dados. Se, por um lado, os resultados permitiram confirmar a influência das concepções alternativas referidas na literatura como um obstáculo às aprendizagens, as estratégias utilizadas com o objectivo de obter a mudança conceptual não parecem contudo ter sido eficientes. Concluímos por isso que há necessidade de fazer mais pesquisas, na procura de estratégias de aprendizagem mais eficazes e fáceis de utilizar na sala de aula. Eventualmente mais demoradas, para que possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo, e focando também a evolução das suas crenças epistemológicas e estratégias metacognitivas.