Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar | Master's Degree in Food Consumption Sciences - TMCCA
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Browsing Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar | Master's Degree in Food Consumption Sciences - TMCCA by advisor "Cunha, Luís Miguel"
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- Aplicação da teoria do comportamento planeado à avaliação da implementação do HACCP em talhosPublication . Ramalho, Vera Cristina Pires; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelAs doenças provocadas por alimentos continuam a preocupar as autoridades internacionais pela severidade do número de pessoas afectadas, que se estima poder ascender a 1,8 milhões de mortos anuais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde para 2005. O controlo da segurança alimentar passa por sistemas de segurança, sendo o hazard analysis critical point system, HACCP, o método universalmente reconhecido e aceite de garantia para a segurança alimentar. A Comunidade Europeia já legislou no sentido da obrigatoriedade de implementação do sistema HACCP em todas as empresas do sector alimentar, das maiores às menores, desde a produção até ao consumidor final. A venda de carne, alimento perecível, é parte integrante desta obrigatoriedade, sobretudo depois das crises da BSE e das dioxinas do final do século passado. Neste estudo, aplicado ao Município de Gondomar, verificamos o estado da implementação do sistema HACCP nos talhos do Município. Fazemos uma revisão do sistema HACCP, nomeadamente a sua aplicação aos talhos e usamos a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, para perceber o porquê da taxa de implementação. Inquirimos 101 proprietários de talho, com dois inquéritos, um caracterizando os talhos e avaliando o estado efectivo da implementação e outro baseado na Teoria do Comportamento Planeado. Os inquéritos foram analisados estatisticamente recorrendo a análise factorial, consistência interna, correlação de Spearman, regressão linear múltipla e analise path. Concluímos haver conhecimento das boas práticas de higiene por parte dos operadores, mas a intenção de implementar o sistema HACCP é prejudicada por barreiras, nomeadamente o baixo número de funcionários dos talhos, falta de motivação, o custo de consultores externos à empresa e a falta de informação/exigência acerca do sistema HACCP, dos consumidores.
- Atitudes face à alimentação e critérios de escolha individual de produtos alimentaresPublication . Alves, Hélder Fernando Cerqueira; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelA presente investigação procurou avaliar as principais atitudes do consumidor português face ao conceito de uma alimentação saudável, bem como os principais critérios de escolha alimentar por parte da população portuguesa (continental), concentrando-se nos seguintes objectivos: avaliação da definição de uma alimentação saudável por parte do consumidor; avaliação dos principais benefícios que advém da prática de uma dieta alimentar saudável; avaliação da necessidade sentida pelo consumidor em mudar os seus hábitos alimentares de acordo com as regras básicas de uma alimentação saudável; avaliação das barreiras associadas à prática de uma correcta alimentação;; avaliação da identificação de possíveis fontes de informação relativas à prática de uma alimentação saudável e respectivos níveis de confiança; e, avaliação dos critérios de escolha de produtos alimentares. Para o efeito, realizaram-se dois estudos, denominados, “Atitudes face à Alimentação” e “Critérios de Escolha Alimentar”, tendo por base uma amostra por quotas de aproximadamente 1.000 indivíduos por questionário. Da presente investigação, concluiu-se, relativamente ao estudo “Atitudes face à alimentação”, que, para os portugueses, o conceito de alimentação saudável associa-se essencialmente ao “consumo de fruta e de vegetais”, ao “consumo de peixe”, à “redução do consumo de sal”, à “prática de uma equilibrada/variada” e à “redução do consumo de álcool”, muito embora os inquiridos do sexo masculino tenham atribuído uma maior importância à “redução do consumo de álcool” e as mulheres à “redução do consumo de alimentos ricos em gordura” e à “redução do consumo de açúcar/alimentos doces”. De referir ainda, que a tónica associada ao “maior consumo de fruta e vegetais” e ao “maior consumo de peixe” e à redução do consumo de sal é transversal ao tipo do agregado familiar e à natureza da classe social. Verifica-se ainda que os portugueses valorizam mais os vii benefícios para com a saúde do que os benefícios para com o corpo, sendo este benefício mais enaltecidos pelos inquiridos do sexo feminino. Como principais barreiras à prática de uma alimentação saudável, destacam-se, globalmente, os preços elevados dos alimentos saudáveis (fruta, vegetais, azeite), os constrangimentos situacionais (“a escolha de produtos alimentares é limitada quando como fora de casa” e “uma questão de preferência de paladar da família e amigos”), os constrangimentos associados ao estilo de vida (“estilo de vida muito ocupado” e “horário de trabalho muito ocupado”) e a falta de força de vontade (“falta de força de vontade”, “dificuldade em desistir de alimentos de que gosto” e “teria que fazer uma mudança muito grande em relação à minha actual alimentação”), sendo que a questão dos “preços elevados” é uma dificuldade mais evidenciada pelos os segmentos mais desfavorecidos. O obstáculo “estilo de vida” à prática de uma alimentação saudável é mais sentido para os “casais com filhos” e para os “indivíduos que vivem sós”. Constata-se ainda que, 3 em cada 4 inquiridos consideram que a necessidade em modificar a sua dieta a favor de uma dieta saudável, sendo esta necessidade de modificação da dieta no dia-a-dia mais marcada para o sexo feminino. As principais fontes de informação que os consumidores portugueses recorrem para se manterem informados sobre a prática de uma alimentação saudável são: os “profissionais de saúde” (nutricionistas e médicos) e a “informação veiculada pelos programas de TV/rádio”, sendo que os portugueses, confiam mais na informação veiculada pelos profissionais de saúde do que na informação transmitida pelas seguintes fontes: programas de TV/rádio; jornais/revistas; embalagens alimentares; supermercados/hipermercados; organizações governamentais e publicidade. Por fim, refirase que o “sensorial” assume-se como um dos principais critérios de escolha dos produtos alimentares, logo seguido do factor “saudável”, tendo os indivíduos do sexo feminino valorizado mais o sabor dos alimentos (“sensorial”), e os critérios “saúde”, “aspectos nutricionais” e “controlo de peso”. Por outro lado, os indivíduos mais idosos e os casais viii maduros com filhos atribuem significativamente mais importância ao factor “saúde”. Confirma-se ainda, que são as classes mais desfavorecidas que dão particular importância ao “preço”, à “familiaridade” e ao sabor, confirmando que os indivíduos economicamente mais desfavorecidos procuram alimentos mais económicos e simultaneamente mais palatáveis.
- Avaliação do impacto da iniciativa : Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015Publication . Lucena, Esmeralda Maria Rosado Fama; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelA história da Cidade de Reguengos de Monsaraz, localizada no município com a mesma designação do Alentejo Central, está desde sempre ligada à história dos seus vinhos e vinhas, sendo a vitivinicultura uma das principais atividades económicas do Município de Reguengos de Monsaraz. A vinha e o vinho são parte do ADN de quem em terras alentejanas nasce e é criado, esta cultura e este nobre produto, são parte integrante do que é o território, as suas gentes, a sua arte e a sua génese. O objetivo da presente investigação visa compreender e analisar o impacto da iniciativa Cidade Europeia do Vinho 2015 junto aos seus mais diretos interessados, os produtores do sector vitivinícola do Município de Reguengos de Monsaraz, no sentido de perspetivar a estratégia de intervenção territorial. Em 2015, Reguengos de Monsaraz foi Cidade Europeia do Vinho (CEV), candidatura sustentada numa parceria com os produtores e outros agentes estratégicos, para a promoção do território e do seu produto mais nobre, o vinho. Após a conclusão deste projeto surge a marca “Reguengos de Monsaraz- Capital dos Vinhos de Portugal”, e paralelamente a necessidade de se compreender e analisar o impacto desta iniciativa junto dos seus mais diretos interessados, os produtores parceiros do setor vitivinícola do Município de Reguengos de Monsaraz envolvidos no evento. A metodologia adotada teve como base a aplicação de um inquérito e uma entrevista a todos os elementos permanentes da Equipa CEV15 da entidade promotora da candidatura, o Município de Reguengos de Monsaraz; a todos os produtores de vinho do município e parceiros da CEV15, após a conclusão e avaliação da mesma. Os inquéritos foram enviados e recolhidos por correio eletrónico e tratados; as entrevistas foram realizadas presencialmente e posteriormente transcritas e devidamente analisadas, possibilitando a obtenção de informação relativamente ao perfil dos inquiridos, e do impacto gerado, como é objeto da dissertação. Os resultados espelham a opinião dos entrevistados, dos quais se destacam: 1) Como pontos mais positivos: a existência de uma equipa capaz e experiente em eventos e promoção territorial; a forte aposta na promoção e divulgação local, regional, nacional e internacional; o prestígio da sub-região vitivinícola; a nova Marca CVP (estratégia); o Enoturismo; 2) Como pontos menos positivos: a escassez de recursos; a falta de um plano de monitorização e avaliação; a falta de preparação do território ao nível de dinamização turística para manter os visitantes mais tempo. Em conclusão, Reguengos de Monsaraz- Cidade Europeia do Vinho 2015 foi uma iniciativa percebida pelos intervenientes entrevistados como bastante positiva e com bastante impacto no território e para além de território.
- Avaliação dos determinantes de compra da "Maçã de Alcobaça" IGPPublication . Silva, Bruna Santos; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelO presente estudo tem como principal objetivo caracterizar os determinantes de compra da Maçã de Alcobaça Certificada por parte dos consumidores portugueses, avaliar o padrão de consumo deste produto no contexto da alimentação habitual e identificar os fatores que influenciam as escolhas e preferências dos consumidores em relação à Maçã de Alcobaça Certificada. Numa primeira fase, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas. Para assegurar uma maior representatividade, foram implementados critérios de amostragem baseados no sexo, faixa etária, formação e localização geográfica dos participantes. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas, foi desenvolvido um questionário estruturado em quatro secções: conceptualização do tema, aplicação do Food Choice Questionnaire (FCQ), caracterização do padrão alimentar e perfil sociodemográfico. A recolha de dados contou com uma amostra de conveniência composta por 166 indivíduos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal. Para a análise dos dados, recorreu-se a técnicas de estatística descritiva para avaliar a frequência alimentar, análise fatorial para a construção dos fatores do FCQ, bem como a testes estatísticos para identificar associações e correlações entre as variáveis em estudo. Os resultados demonstraram que os principais critérios de escolha na compra da Maçã de Alcobaça IGP identificados foram o “Apelo sensorial”, a “Preocupação com origem” e “Conteúdo Natural”. Verificou-se ainda que as mulheres atribuem um maior valor a fatores como “saúde”, “preço” e “conveniência”, enquanto os homens são mais sensíveis ao apelo sensorial do produto.
- Avaliação dos determinantes de consumo alimentar e identificação de padrões alimentares na cidade de Maputo, MoçambiquePublication . Pedrosa, Sofia Fontes; Moura, Ana Pinto; Cunha, Luís MiguelFruto da globalização, urbanização e melhoria dos transportes, a alimentação homogeneizou-se, tornando-se mais ocidental, potenciando transições alimentares, sobretudo em países africanos, com mudanças nos padrões alimentares. A par dos problemas já conhecidos e ainda prevalentes da subnutrição e deficiência de micronutrientes, Moçambique enfrenta novos desafios ligados ao excesso de peso, obesidade e outras doenças não transmissíveis. Este estudo visou avaliar os principais fatores que influenciam as decisões alimentares da população moçambicana residente na cidade de Maputo, maior centro urbano do país. Para isso, aplicou-se um questionário por entrevistas presenciais, com amostragem não aleatória, estruturada por zona, sexo e escalão etário, envolvendo indivíduos moçambicanos com 18 ou mais anos. O questionário incluiu o Food Choice Questionnaire, o Questionário de Frequência Alimentar e variáveis sociodemográficas. Dos 385 entrevistados, 214 apresentaram respostas válidas. A maioria era do sexo feminino (53,7%) e jovem (63,6% entre os 18 e 29 anos), com escolaridade secundária (50,9%) e inserida em agregados familiares numerosos (61,2% com cinco ou mais membros). Em termos de rendimento, 44,1% situavam-se entre 10.000,01 e 30.000,00 meticais. Os dados evidenciam valorização dos aspetos sensoriais, conveniência e bem-estar emocional nas escolhas alimentares, enquanto o controle de peso e preocupações éticas foram os menos considerados. A análise identificou quatro perfis: Grandes Consumidores, Tradicionais, Frugais e Light. Verificou-se frequência elevada no consumo de carne, lacticínios, fast food, sumos e refrigerantes, refletindo mudanças nos hábitos urbanos. Estas conclusões destacam a necessidade de políticas públicas que incentivem práticas alimentares mais equilibradas, adaptadas à diversidade da população de Maputo.
- Avaliação e caraterização do desperdício alimentar proveniente dos estabelecimentos de ensino público do município de Santarém: relação com oferta alimentarPublication . Luís, Sónia Maria da Encarnação; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelO desperdício alimentar é designado como a quantidade de alimentos ainda próprios para consumo que é eliminada por ação ou omissão humana, correspondendo aos restos pósconsumo e às sobras limpas, tendo-se revelado nos últimos anos um tema de interesse crescente. O presente estudo visa avaliar e quantificar o desperdício alimentar em escolas do ensino básico do 1º ciclo do município de Santarém, e teve como objetivo quantificar o desperdício de alimentos na forma de restos e de sobras, para melhor compreender e enquadrar a aceitação da oferta alimentar. A recolha de dados decorreu entre os anos letivos 2015/2016 e 2016/2017, sendo realizada de segunda a sexta-feira, em duas escolas de confeção local e duas de transporte de refeições a quente, nomeadamente nos menus de almoço, tendo como população alvo os alunos que usufruíam do serviço de refeições nos estabelecimentos de ensino em estudo. Definiram-se três fases para a construção do estudo empírico: a Fase 1, para avaliação do volume e incidência do desperdício existente, compreendida entre os meses de abril a junho de 2016, para um total médio de 805 alunos. A segunda fase - Fase de planeamento de novas ementas decorreu entre os meses de julho a agosto de 2016, com a elaboração de trinta novas ementas a implementar na Fase 3 do estudo. A terceira fase de intervenção e avaliação, Fase 3, teve início em outubro de 2016 e términus em dezembro 2016, sendo igualmente realizada de segunda a sexta-feira, nos quatro estabelecimentos de ensino básico da fase anterior, abrangendo um total médio de 668 alunos. A metodologia utilizada para quantificação do desperdício alimentar foi igual nas Fases 1 e 3, utilizando o método de pesagem agregada para os itens sopa e prato principal. Foram realizadas pesagens antes e depois da distribuição das refeições, para posteriormente calcular o valor dos índices de resto e de sobra. Na Fase 1 foram confecionadas, em média, 664 refeições, aproximadamente 289 (g/capita) de alimentos distribuídos, sendo que a quantidade de alimentos desperdiçados, incluindo os menus de sopa e de prato principal, foi de 38 % para o índice de resto e de 22 % para o índice de sobra. Na Fase 3 do estudo das 599 refeições confecionadas confirmouse um valor de índice de resto de 35% e um índice de sobra de 18 %. Tendo em conta os limites estabelecidos pela bibliografia para os índices de sobra e de resto, 3 % e 10 % respetivamente, confirma-se que o desperdício alimentar nos refeitórios do município de Santarém se encontrava acima do desejável, indicando uma grande perda de alimentos. Os resultados encontrados indicam a necessidade de implementação de medidas urgentes de modo a reduzir o desperdício alimentar e consequentemente os custos associados.
- Caracterização das queixas e reclamações relativas ao setor alimentar da Região Autónoma da Madeira : perspetiva do consumidorPublication . Delgado, Pedro; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelOs consumidores que se sintam insatisfeitos com os serviços ou com os produtos, ou ainda que considerem que determinada situação não está conforme a legislação, podem apresentar uma queixa ou reclamação, recorrendo a vias institucionais e estabelecidas legalmente. O presente estudo pretendeu traçar um perfil demográfico do consumidor queixoso/reclamante na esfera agroalimentar, na Região Autónoma da Madeira (RAM), avaliando igualmente os motivos apontados na apresentação das queixas e reclamações e a natureza das infrações detetadas aquando dos atos inspetivos. Para o efeito, foram aplicados questionários às queixas e reclamações apresentadas e/ou remetidas para a Inspeção Regional das Atividades Económicas, da Madeira, durante o triénio, 2006-2008. De igual modo, foram aplicados questionários aos processos motivados por essas queixas e reclamações, bem como, àqueles que resultaram de ações diretas ou outras. No total, foram preenchidos 2.033 questionários. Procedeu-se à organização e síntese dos resultados por recurso a estatísticas, tabelas de frequências e diversas representações gráficas. Na comparação entre queixas e reclamações recorreu-se ao teste do qui-quadrado, com 95 % de confiança. Dos resultados obtidos, concluiu-se que os consumidores que apresentaram uma queixa, 55,8 % eram do sexo masculino, maioritariamente de nacionalidade Portuguesa, casados e residentes na RAM, tratando-se essencialmente de pessoas ativas, com morada profissional na RAM. Por sua vez, concluiu-se que os consumidores que apresentaram uma reclamação, 50,3 % eram do sexo feminino, na sua quase totalidade de nacionalidade Portuguesa e apresentavam uma morada na RAM. Concluiu-se, ainda, que no caso das queixas, os consumidores apontaram como principal motivo de preocupação, no âmbito das infrações, as condições de asseio e higiene dos estabelecimentos e, no caso das reclamações, a suspeita de impropriedade para consumo dos géneros alimentícios. Por fim, concluiu-se que a infração por falta de asseio e higiene corresponde à infração mais coincidente entre os motivos de queixa/reclamação e os processos instaurados aquando da fiscalização ao estabelecimento.
- O consumidor como fonte de inovação : ferramentas de avaliação sensorial para o desenvolvimento de novos produtos alimentaresPublication . Rocha, Célia Ferreira; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelO aspeto sensorial tem sido reportado como um dos aspetos mais importante na escolha alimentar dos consumidores. Adicionalmente realça-se o papel cada vez mais crucial do consumidor no desenvolvimento de novos produtos, considerando-se este como o juiz de todo o processo de inovação e desenvolvimento. O lançamento de novos produtos capazes de satisfazer as necessidades dos consumidores, torna-se um desafio para a indústria alimentar, a qual tem de encontrar o equilíbrio entre as expetativas do consumidor face ao produto e o posicionamento face à sua concorrência no mercado. A análise sensorial surge como o elo de ligação entre a investigação e o desenvolvimento de produtos, usando como instrumento de medida os sentidos. A análise descritiva é uma das metodologias sensoriais mais poderosa. Nos últimos anos, as técnicas descritivas rápidas têm vindo a ganhar popularidade uma vez que são expeditas e apelam à avaliação por parte dos consumidores, contrastando com o perfil convencional para o qual é necessário um painel de provadores bem treinados. Assim, o presente estudo encontra-se estruturado em duas partes: um estudo I, no qual se comparam as diferentes técnicas de descritivas rápidas: Check-All-That-Apply (CATA), Flash Profile, Napping e Ultra Flash Profiling, contrastando-as com o perfil tradicional obtido pela Quantitative Descriptive Analysis (QDA); e um estudo II para o qual se utilizam técnicas selecionadas para avaliar o impacto da aplicação da tecnologia de aquecimento óhmico na esterilização de leite para produção de queijo de vaca curado, nas características sensoriais do queijo. Para o primeiro estudo utilizaram-se oito molhos de piza, avaliados sobre base de piza congelada, após cozedura, complementando-se o estudo com as técnicas de aceitação global e de Free Listing. Em ambos os estudos completou-se a avaliação com a construção de Preference Mappings, permitindo conjugar os perfis sensoriais com a aceitação global. Do estudo I, constatou-se que o QDA é uma técnica marcadamente morosa, mas robusta e eficaz na descrição quantitativa das amostras de molho de piza. Quanto as técnicas sensoriais rápidas aplicadas, destacam-se positivamente pela sua capacidade descritora. Contudo, o Flash Profile pela sua robustez e eficácia face às demais técnicas rápidas avaliadas, constitui uma boa alternativa ao QDA. Amostras apresentando, cor vermelha, com intensidade de odor e sabor a estrugido e intensidade de sabor e odor aromático, são as mais preferidas pelo consumidor. No estudo II verificou-se que a amostra de queijo de vaca curado produzido com aplicação da tecnologia é a preferida pelos consumidores ocupando uma posição próxima à amostra controlo, no mapa sensorial do Flash Profile, sendo caracterizada pelos atributos cor amarela, complexidade de odor e intensidade de odor amanteigado. Assim, os dados permitem concluir que a sua introdução no mercado, a nível sensorial, não constitui um problema na medida em que é uma amostra com um valor de aceitação elevada e caracterizada como semelhante face ao seu equivalente produzido e comercializado sem recurso à tecnologia emergente. As técnicas aplicadas CATA, Napping e UFP, Flash Profile e QDA, revelaram-se ferramentas adequadas para a descrição dos produtos alimentares em estudo revelando configurações muito próximas para o espaço sensorial das amostras. Neste contexto, as técnicas descritivas rápidas revelam-se alternativas eficazes aos perfis convencionais, contudo, não devem ser encaradas como substitutas mas como complementares. Assim, numa fase de definição inicial do produto ou de estudo de posicionamento do produto no mercado, deverá considerar-se a aplicação de abordagens rápidas como o Napping, o CATA e o Flash Profile, e numa fase final de desenvolvimento de produto, deverá considerar-se a aplicação do QDA.
- Desenvolvimento de uma bolacha com incorporação de farinha de inseto comestível: avaliação da aceitabilidade global e da resposta emocional por crianças em contexto escolarPublication . Amaro, Pedro Daniel Calado; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelOs insetos edíveis são um importante contributo para uma alimentação mais sustentável, enquanto fonte proteica que compatibiliza benefícios ambientais e nutricionais, e alternativa à carne tradicional. O estudo das perceções das crianças relativamente aos insetos edíveis é particularmente relevante na definição de estratégias para aumentar a sua aceitação em países ocidentais. O objetivo principal deste estudo foi a avaliação da aceitabilidade global e resposta emocional (nível de nojo) a bolachas (doces e salgadas) com incorporação de farinha de insetos edíveis, por crianças portuguesas dos 10-12 anos, e uma barrinha proteica com farinha de inseto, por crianças portuguesas dos 5-7 anos. Uma amostra de 47 crianças participaram na preparação de 4 receitas de bolachas (2 doces e 2 salgadas) com 4,0% e 8,0% de incorporação de farinha de inseto (espécie Tenebrio molitor) e cenoura de um produtor biológico local. A aceitabilidade foi avaliada com escalas hedónicas e a resposta emocional através de um boletim CATA (Check-all-that-apply) com 11 emojis. Outros dois questionários foram enviados aos pais para avaliar o comportamento alimentar dos filhos (CEBQ) e os motivos de consumo sustentável/aceitação de insetos edíveis. As crianças revelaram boa aceitabilidade e respostas emocionais positivas, com menor preferência pela bolacha doce com 8%. Os pais realçaram a importância da sustentabilidade e da dimensão local e sazonal, afirmam estar familiarizados com insetos edíveis, embora 2/3 nunca tenha experimentado, e revelam nojo de insetos (especialmente visíveis), mas não colocam restrições ao consumo pelos filhos, o que poderá indiciar uma perspetiva de futuro com insetos edíveis.
- Determinantes da aceitação do consumo de pão suplementado com adição de proteína proveniente de farinha de insetosPublication . Soares, Alexandra; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelA FAO considera que os insetos como alimento humano e animal, devem ser considerados como uma fonte alimentar alternativa e pertinente, devido a fortes pressões ambientais, rápido crescimento populacional, insegurança alimentar, e procura crescente de proteína animal, atualmente existente. Nos países ocidentais a aceitação de insetos edíveis é considerada muito baixa, devido a fatores como neofobia, nojo, e ser considerado como algo invulgar. O principal objetivo deste estudo foi a avaliação dos determinantes da aceitação do consumo de pão, suplementado com proteína de inseto. Foi realizado um inquérito online a consumidores regulares de pão, e concluiu-se que a neofobia alimentar apresenta uma forte correlação com a escala de nojo, sendo a neofobia a mais indicativa e que influencia mais os resultados obtidos. Através da aplicação de um modelo de regressão logística binária às respostas obtidas, concluiu-se que que o melhor preditor de aceitação do consumo de pão com incorporação de proteína de insetos, é a própria disponibilidade para consumir insetos. Outro preditor é o género, pois o sexo masculino apresenta uma aceitação superior de experimentação, assim como quem consome variedades especiais de pão.
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