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- Avaliação e caraterização do desperdício alimentar proveniente dos estabelecimentos de ensino público do município de Santarém: relação com oferta alimentarPublication . Luís, Sónia Maria da Encarnação; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelO desperdício alimentar é designado como a quantidade de alimentos ainda próprios para consumo que é eliminada por ação ou omissão humana, correspondendo aos restos pósconsumo e às sobras limpas, tendo-se revelado nos últimos anos um tema de interesse crescente. O presente estudo visa avaliar e quantificar o desperdício alimentar em escolas do ensino básico do 1º ciclo do município de Santarém, e teve como objetivo quantificar o desperdício de alimentos na forma de restos e de sobras, para melhor compreender e enquadrar a aceitação da oferta alimentar. A recolha de dados decorreu entre os anos letivos 2015/2016 e 2016/2017, sendo realizada de segunda a sexta-feira, em duas escolas de confeção local e duas de transporte de refeições a quente, nomeadamente nos menus de almoço, tendo como população alvo os alunos que usufruíam do serviço de refeições nos estabelecimentos de ensino em estudo. Definiram-se três fases para a construção do estudo empírico: a Fase 1, para avaliação do volume e incidência do desperdício existente, compreendida entre os meses de abril a junho de 2016, para um total médio de 805 alunos. A segunda fase - Fase de planeamento de novas ementas decorreu entre os meses de julho a agosto de 2016, com a elaboração de trinta novas ementas a implementar na Fase 3 do estudo. A terceira fase de intervenção e avaliação, Fase 3, teve início em outubro de 2016 e términus em dezembro 2016, sendo igualmente realizada de segunda a sexta-feira, nos quatro estabelecimentos de ensino básico da fase anterior, abrangendo um total médio de 668 alunos. A metodologia utilizada para quantificação do desperdício alimentar foi igual nas Fases 1 e 3, utilizando o método de pesagem agregada para os itens sopa e prato principal. Foram realizadas pesagens antes e depois da distribuição das refeições, para posteriormente calcular o valor dos índices de resto e de sobra. Na Fase 1 foram confecionadas, em média, 664 refeições, aproximadamente 289 (g/capita) de alimentos distribuídos, sendo que a quantidade de alimentos desperdiçados, incluindo os menus de sopa e de prato principal, foi de 38 % para o índice de resto e de 22 % para o índice de sobra. Na Fase 3 do estudo das 599 refeições confecionadas confirmouse um valor de índice de resto de 35% e um índice de sobra de 18 %. Tendo em conta os limites estabelecidos pela bibliografia para os índices de sobra e de resto, 3 % e 10 % respetivamente, confirma-se que o desperdício alimentar nos refeitórios do município de Santarém se encontrava acima do desejável, indicando uma grande perda de alimentos. Os resultados encontrados indicam a necessidade de implementação de medidas urgentes de modo a reduzir o desperdício alimentar e consequentemente os custos associados.
- Avaliação do impacto da iniciativa : Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015Publication . Lucena, Esmeralda Maria Rosado Fama; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelA história da Cidade de Reguengos de Monsaraz, localizada no município com a mesma designação do Alentejo Central, está desde sempre ligada à história dos seus vinhos e vinhas, sendo a vitivinicultura uma das principais atividades económicas do Município de Reguengos de Monsaraz. A vinha e o vinho são parte do ADN de quem em terras alentejanas nasce e é criado, esta cultura e este nobre produto, são parte integrante do que é o território, as suas gentes, a sua arte e a sua génese. O objetivo da presente investigação visa compreender e analisar o impacto da iniciativa Cidade Europeia do Vinho 2015 junto aos seus mais diretos interessados, os produtores do sector vitivinícola do Município de Reguengos de Monsaraz, no sentido de perspetivar a estratégia de intervenção territorial. Em 2015, Reguengos de Monsaraz foi Cidade Europeia do Vinho (CEV), candidatura sustentada numa parceria com os produtores e outros agentes estratégicos, para a promoção do território e do seu produto mais nobre, o vinho. Após a conclusão deste projeto surge a marca “Reguengos de Monsaraz- Capital dos Vinhos de Portugal”, e paralelamente a necessidade de se compreender e analisar o impacto desta iniciativa junto dos seus mais diretos interessados, os produtores parceiros do setor vitivinícola do Município de Reguengos de Monsaraz envolvidos no evento. A metodologia adotada teve como base a aplicação de um inquérito e uma entrevista a todos os elementos permanentes da Equipa CEV15 da entidade promotora da candidatura, o Município de Reguengos de Monsaraz; a todos os produtores de vinho do município e parceiros da CEV15, após a conclusão e avaliação da mesma. Os inquéritos foram enviados e recolhidos por correio eletrónico e tratados; as entrevistas foram realizadas presencialmente e posteriormente transcritas e devidamente analisadas, possibilitando a obtenção de informação relativamente ao perfil dos inquiridos, e do impacto gerado, como é objeto da dissertação. Os resultados espelham a opinião dos entrevistados, dos quais se destacam: 1) Como pontos mais positivos: a existência de uma equipa capaz e experiente em eventos e promoção territorial; a forte aposta na promoção e divulgação local, regional, nacional e internacional; o prestígio da sub-região vitivinícola; a nova Marca CVP (estratégia); o Enoturismo; 2) Como pontos menos positivos: a escassez de recursos; a falta de um plano de monitorização e avaliação; a falta de preparação do território ao nível de dinamização turística para manter os visitantes mais tempo. Em conclusão, Reguengos de Monsaraz- Cidade Europeia do Vinho 2015 foi uma iniciativa percebida pelos intervenientes entrevistados como bastante positiva e com bastante impacto no território e para além de território.