Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
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Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by advisor "Alves, Fátima"
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- A gastronomia enquanto expressão e promoção da multiculturalidade: representações, expectativas e formação profissional dos estudantes da Escola de Hotelaria e Turismo do AlgarvePublication . Alves, José Júlio dos Santos; Rosa, Rosário; Alves, FátimaAs relações interculturais saídas dos cursos de gestão e produção de cozinha, nascem através da gastronomia produzida na cozinha, fortemente alavancados pelo conceito de multiculturalidade. Os estudantes que seguem este tipo de formação, fazem-no pelo desenvolvimento pessoal e pela procura de novas competências técnicas, a par do desejo de pôr em prática os conhecimentos de gastronomia aprendidos durante o seu percurso formativo. A gastronomia ultrapassa fronteiras, transforma-se dentro das sociedades cada vez mais multiculturais, o cozinheiro, tem na cozinha, enquanto espaço uma das ferramentas para aplicar conhecimentos, representações e técnicas que se revertem como os elementos associados à dinâmica do ato de alimentar os mais exigentes comensais. O objetivo deste estudo exploratório baseado na metodologia qualitativa, pretende dar a conhecer quais as representações e expetativas dos estudantes pela formação de cozinheiro, quais as opções que tomam e as mudanças que daí advém, e qual o impacto nas suas práticas. No estudo exploratório, concluímos que existem perceções diferentes relacionadas com o perfil dos estudantes e a sua origem sociodemográfica, sendo maioritariamente os homens que optam por esta formação especializada. Constatamos ainda que a relação da gastronomia com outras culturas alimentares, nasce nas aulas práticas de cozinha, fomentam as relações sociais, nomeadamente o trabalho em equipa. Verifica-se ainda que alguns dos estudantes se sentem preparados no campo da gastronomia, outros pretendem ganhar mais experiência na área de formação. As relações multiculturais gastronómicas, saídas das cozinhas de aplicação, criam nos estudantes a possibilidade de estes se aventurarem em projetos próprios de criação de iguarias gastronómicas, levando desta forma a que surjam novos estabelecimentos de restauração, novas tendências de gastronomia que podem promover outros tipos de gastronomia multicultural.
- Imigração e saúde : trajetórias de saúde e doença de um grupo da santomenses em formação profissional e universitária na MaiaPublication . Moura, Arminda da Conceição Magalhães Gonçalves; Alves, Fátima; Bäckström, BárbaraO presente estudo exploratório sobre ‘Imigração e saúde – trajetórias de saúde e doença de um grupo de santomenses em formação profissional e universitária na Maia’, constitui uma aproximação sociológica à realidade vivida, no campo da saúde e bem-estar, pelas populações migrantes, em particular junto de um grupo de jovens imigrantes e estudantes Santomenses a viver em Portugal. Destaca-se a importância da(s) moldura(s) cultural(ais) em torno da saúde e da doença de modo a: compreender e caracterizar as conceções de saúde, bem-estar e doença; conhecer as trajetórias de saúde e doença; identificar o sistema de referência leigo e as redes sociais mobilizadas na relação quotidiana com a saúde e a doença. Dada a natureza do objeto de estudo, optou-se por uma orientação teórico-metodológica qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas. Em termos globais, os resultados sublinham a importância dos fatores socioculturais na configuração da relação quotidiana com a saúde, bem como a coexistência de sistemas de saúde plurais (o oficial e o tradicional, muito marcado) a que se recorre seguindo lógicas e condições particulares. Em suma: os resultados evidenciam as especificidades culturais e a pluralidade de racionalidades leigas para compreender, explicar e lidar com a saúde e a doença evidenciam a, constatação genérica, mas que nos alerta para a necessidade de construir instrumentos que facilitem e promovam o diálogo entre culturas na abordagem do bem-estar e da saúde das populações.
- Novas configurações de famílias: análise sobre o posicionamento da jurisprudência brasileiraPublication . Jacarandá, Christine Helena Costa; Costa, Paulo Manuel; Alves, FátimaO objetivo deste trabalho é verificar em que medida a jurisprudência permitiu alargar a proteção constitucional às novas formas de família, corroborando com a análises de decisões jurisprudenciais com o mesmo objeto, a fim de verificar se há proximidade ou distanciamento do texto constitucional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, que se socorreu da análise documental. Para realização do estudo foram analisadas fontes documentais: livros, e-books, artigos, dissertações e teses. Foram incluídos nas análises fontes doutrinárias brasileiras no âmbito do Direito de Família e também foram analisados conteúdos jurisprudenciais que se correlacionavam com o objeto de estudo desta dissertação. Os resultados do estudo evidenciaram que o Direito deveria acompanhar a modificação dos costumes tradicionais da sociedade. Em conclusão este estudo aponta que as manifestações das decisões dos tribunais brasileiros com argumentos que reconhecem a pluralidade de modelos familiares possibilitaram a construir um regime jurídico aplicável à estes modelos de famílias pela via jurisprudencial. Os resultados do estudo evidenciam que as decisões dos tribunais brasileiros reconhecem a pluralidade de modelos familiares e que foi construído pela via jurisprudencial um regime jurídico de proteção a estas famílias. Tais decisões acarretam implicações para o tecido social, uma vez que as pessoas inseridas nestas novas formações familiares podem ter seus direitos tutelados, podem se sentir inclusas socialmente e também se pode gerar legislações mais atuais que atendam às demandas da sociedade.
- As perceções de agentes policiais sobre os fatores que influenciam a sua atuação profissional junto das populações: estudo de caso numa Divisão da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Loura, António José Ruivo; Alves, FátimaNuma sociedade cada vez mais multicultural, a atividade operacional da Polícia de Segurança Pública é um dos setores da intervenção social do Estado a mobilizar mais atenção e a envolver as mais diversas discussões acerca da qualidade da sua prestação. O interesse nas relações que diariamente ocorrem entre profissionais de polícia e cidadãos de várias culturas, não decorre apenas dos problemas que delas resultam, mas também dos efeitos que recaem sobre o elo profissional que são os polícias. Quisemos com esta nossa pesquisa contribuir para o amplo diálogo científico e social, nesta área de estudos pouco explorada. A nossa pesquisa centra-se nas perceções de agentes policiais sobre os fatores que influenciam a sua atuação profissional, junto das populações. Tem como objetivo conhecer essas mesmas perceções a partir de um conjunto de vários operacionais da PSP, que se voluntariaram a partilhar a sua experiência real. Interessou-nos os fatores que os polícias indicaram como influenciando a sua atuação policial, bem como o modo como essa influência se traduz efetivamente no âmbito do seu trabalho diário. Realizámos uma pesquisa científica, autorizada pela Direção Nacional da PSP. Um estudo de caso centrado numa Divisão Policial. Um estudo que se revela exploratório, com a utilização de uma metodologia qualitativa, integrando uma abordagem compreensiva desta realidade. Diante de tudo isto, verificámos que os agentes policiais consideram existir um conjunto de fatores, que se traduzem num autentico mar de enleios, onde alguns podem potenciar a qualidade do seu trabalho, como o orgulho e a satisfação de poderem estar sempre na linha da frente a ajudar o cidadão, a população e a comunidade a viverem em segurança. Todavia, outros condicionam ou dificultam esta perspetiva. O registo das carências que são sentidas pelos polícias, sobretudo ao nível dos recursos humanos, materiais e estruturais, ao nível da formação, ao nível da relação com a hierarquia de comando, entre outros aspetos importantes como as baixas recompensas salariais, a desconfiança quanto ao papel institucional do Estado e também quanto ao papel de supervisão da Justiça, estão a revelar-se questões bastante nocivas a afetarem o grau de resistência destes profissionais. Assim, impõe-se percorrer um outro caminho. Esta pesquisa é apenas um dos primeiros passos.
- As perceções dos médicos sobre os impactos das alterações climáticas na saúdePublication . Ponte, Nidia Maria Carreira; Alves, FátimaAs alterações climáticas têm consequências na saúde humana de várias formas, contribuindo para o aumento da morbilidade e mortalidade por diversas doenças do foro respiratório, cardiovascular, infecioso e mental. Compreender como os médicos entendem as alterações climáticas e as suas consequências para a saúde é fundamental, na medida em que permite o desenvolvimento de estratégias de prevenção e diagnóstico/tratamento mais eficazes, bem como atuar no âmbito da adaptação e mitigação, influenciando políticas e estratégias de intervenção nos diversos territórios. No entanto, pouco se conhece sobre as perceções dos médicos acerca dos impactos das alterações climáticas na saúde. Com vista a contribuir para esse conhecimento, procuramos com esta pesquisa conhecer e compreender como os médicos entendem, explicam e vivenciam, na sua prática clínica, os impactos das alterações climáticas na saúde humana. Além disso, importa perceber se se identificam como atores principais na consciencialização dos seus pacientes sobre os impactos das AC na saúde. Para concretizar este estudo, recorremos a um desenho metodológico qualitativo que nos permitisse a compreensão e interpretação do fenómeno do ponto de vista dos sujeitos desta investigação. Orientamos, ainda, pela abordagem construtivista, porque nos possibilita conhecer os significados atribuídos à realidade dos sujeitos, levando em consideração os seus próprios quadros de referência. Devido a estas escolhas, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo foram consideradas as técnicas mais adequadas para recolha e análise de dados. Os resultados principais desta investigação evidenciam que os médicos estão informados sobre os efeitos e causas das alterações climáticas e reconhecem os riscos adicionais para a saúde humana. Eles, ainda, reconhecem o seu papel como atores principais na conscientização dos pacientes sobre os impactos das AC na saúde. Contudo, ficou expressa a necessidade de formação, nomeadamente na ligação entre as alterações climáticas e a saúde, a qual deve ser implementada na educação académica e ao longo da prática profissional.
- Percepção da violência na escola: estudo de caso em uma escola do município de Joinville S/CPublication . Paim, Marisa da Silva; Alves, Fátima; Aires, LuísaEsta pesquisa tem como tema central a violência na escola. Seu objetivo foi investigar como professores e alunos concebem a violência, como a explicam e como lidam com a mesma no contexto escolar. Por análise das relações interpessoais que nela ocorrem, buscou-se entender a percepção do aluno e do professor a respeito do fenômeno, seja na condição de quem atua como agressor, como daquele que sofre ou observa os atos de violência;também das formas existentes de agressividade, e o que os motiva a praticarem esses atos. O estudo foi orientado na perspectiva das metodologias qualitativas, tendo a técnica de grupo focal como instrumento para coleta de dados. A população alvo da pesquisa foram alunos do 2º e 3º ano do ensino médio integral e professores na rede pública Estadual da cidade de Joinville S/C Brasil. Na investigação realizada, constatou-se que a existência da violência física e psicológica na escola decorre de vários caminhos externos, migrando das diversas vivências familiares e sociais, do frágil vínculo, da falta de compreensão e acolhimento às diversas demandassubjetivas, entendendo que a violência no espaço escolar tende a ser uma repetição daquelas vivências fora da escola, surpreendendo uma instituição as vezes despreparada no trato com a fereza. A violência praticada e sofrida pelo jovem, confere consequências imediatas sobre o processo de ensino-aprendizagem, deixando marcas de eclosão na idade adulta. Para os docentes a violência na escola pode ocorrer através de vários formatos, advindo tanto do aluno como do professor – como aquelas “brincadeiras” que tendem a gerar desconforto e indignação e podem favorecer o exercício da agressividade. As agressões sobre o professor foram constatadas através das agressões verbais, calúnias e injúrias – deixando os docentes às vezes em “pânico”, inibidos, sentindo-se desprotegidos e indefesos. Concluímos com essa investigação que é urgente fazer uma escuta acolhedora às diversas vulnerabilidades de alunos, pais e professores, concernentes às demandas subjetivas, com foco nas histórias de vida, buscando propiciar o reconhecimento das humanidades que habita em cada um, e assim reinventar outras formas de convivência e consequentemente a diminuição da violência no ambiente escolar.
- Pluralidade religiosa e assistência hospitalar : estudo de caso : Projecto Inter-Religioso no Hospital de São JoãoPublication . Marques, Maria Nazaré; Alves, FátimaPortugal confirmou o que desde sempre fez parte da sua história, sendo uma sociedade multicultural a diversidade cultural é um desafio à convivência quotidiana, seja ao nível das organizações, seja ao nível das interações sociais e culturais. Este estudo parte da constatação da multiculturalidade e das relações complexas no campo religioso para compreender a configuração da multiculturalidade e da religiosidade no espaço hospitalar. Para isso decidimos fazer uma aproximação à temática partindo para um estudo de caso sobre a assistência espiritual desenvolvida no Hospital de S. João do Porto. Apesar da laicidade da nossa sociedade, as necessidades espirituais e religiosas manifestadas em contexto hospitalar revelam a sua importância em situações de grande vulnerabilidade. Este é um facto que interessa compreender num contexto onde só muito recentemente se reconhece, ao nível formal, a pluralidade religiosa. O reconhecimento exclusivo da religião católica na assistência aos doentes foi substituído pelo da assistência religiosa plural (Decreto-Lei nº253/2009), reconhecendo duplamente o direito à pluralidade de credos e culturas, abrindo as portas à sua entrada e valorizando no espaço hospitalar a assistência espiritual a par da assistência médica. Esta investigação, partindo da análise de um estudo de caso, utilizando uma metodologia qualitativa, pretende evidenciar a importância do reconhecimento da pluralidade religiosa em contexto Hospitalar e da espiritualidade na equação da saúde e da doença. Qual a posição de cada confissão perante a assistência religiosa hospitalar? Qual a ação inter-religiosa ao nível da doença? Com esse objetivo procurámos conhecer o percurso já realizado no âmbito do diálogo inter-religioso e a sua atuação ao nível da dignidade da pessoa doente internada neste Hospital. Como é concebida e prestada a assistência religiosa? Como se relacionam as religiões representadas no Projeto Inter-religioso do Hospital de São João, assim como o diálogo ecuménico e inter-religioso?
- Violência de género nos media em Portugal: análise do discurso nas redes sociaisPublication . Iria, Maria Filomena Madrugo; Campos, Ricardo; Alves, FátimaAs redes sociais virtuais são um palco privilegiado para a comunicação das mais diversas ideias entre os indivíduos, ultrapassando fronteiras físicas, obstáculos culturais e barreiras de linguagem. A internet faz parte do quotidiano de um número crescente de utilizadores em todo o mundo, promovendo a partilha intercultural cada vez mais facilitada pela partilha de imagens, vídeos e textos com tradução automática, que abrem janelas de conhecimento. Os meios de comunicação social compreenderam a vantagem de se aliar a esta partilha, primeiro criando os seus sites na internet e também participando das redes sociais virtuais. As plataformas de redes sociais são usadas pelos meios de comunicação social para uma aproximação aos leitores, disponibilizando publicações de acesso rápido aos factos noticiados nos seus sites, que vão muitas vezes provocar a participação dos utilizadores que os seguem, através de comentários e republicações. O objeto do nosso estudo incide nos comentários que os utilizadores fazem nas publicações sobre violência de género, nos meios de comunicação social portugueses mais lidos na internet, publicados na rede social virtual com mais utilizadores em Portugal, o Facebook. Através do prisma das representações sociais, a nossa análise perceciona que o público tece considerações que refletem as suas convicções: sobre a aplicação ineficaz da justiça e a desigualdade com que é aplicada de acordo com o género da vítima, sobre os preconceitos, fazem revelações sobre o seu papel pessoal na vivência do fenómeno e manifestam a sua revolta contra os agressores. Exibem as suas representações da realidade partilhando emojis, memes e palavras que ficam presas no ciberespaço, prontas a serem consumidas e interpretadas por outros utilizadores que, em debate, concordam ou contrariam o conjunto. Verificámos que os factos são transmitidos com pouco conteúdo que caracterize os intervenientes e as circunstâncias, mas que fazem questão de referir factores comportamentais que desacreditam as vítimas e legitimam as agressões. Concluímos que este tipo de publicações não coopera na construção de valores ou desconstrução de crenças sobre a violência de género.