Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG by advisor "Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O comércio eletrónico de televisões em Portugal durante o confinamento de 2020: tendência ou alternativa?Publication . Parada, Telma Liliana Correia; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO intuito desta pesquisa é observar a tendência das compras online de televisões no mercado português, entre os períodos de 2020 e 2022. Serão objeto de estudo as oscilações das quotas de mercado entre os canais tradicional e online, por forma a compreender os efeitos que o confinamento de 2020 teve nesses resultados e de que forma este teve impacto na escolha do canal para concretizar a compra. Nesse sentido, serão observados dados de mercado em momentos chave, como o início e término do confinamento. Adicionalmente, será efetuada uma análise a dados desde 2018 até 2022, para percecionar se este fenómeno influenciou positivamente o peso que o canal online representa versus o canal tradicional ou se este retomou ao peso que tinha no passado.
- Os enfermeiros e as recompensas numa entidade pública empresarial do sector da saúdePublication . Fontes, Sérgio Alexandre Oliveira Peres; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO aumento da eficiência e da produtividade no setor da saúde é considerado um fator preponderante para diminuir os custos da mesma e melhorar o acesso da população a cuidados de qualidade, que possam ser usufruídos quando se apresentem necessários. Neste sentido, os sistemas de recompensas tornam-se fundamentais para motivar e comprometer o colaborador com a empresa em que trabalha. Tendo em conta as restrições económicas sentidas por Portugal nos últimos anos, torna-se necessário ir à procura de recompensas que extravasem as puramente financeiras e que permitam melhorar a qualidade de vida e a satisfação. Assim realizou-se um estudo quantitativo, exploratório, focado nos Enfermeiros de uma determinada empresa, tornando o mesmo num estudo de caso, em que os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário de autopreenchimento com questões fechadas. Dos resultados obtidos observa-se que 58% dos respondentes consideram-se pouco ou nada recompensados com a realidade atual da empresa. Quando analisadas as recompensas mais importantes para que os colaboradores se sintam devidamente recompensados, obtemos um quadro misto com recompensas extrínsecas e intrínsecas. Mesmo tendo por base que algumas das recompensas (principalmente as de carácter financeiro), ultrapassam os poderes da empresa, há, no entanto, outras que podem ser postas em prática num modelo de recompensas estruturado. As recompensas mais importantes foram: Bom ambiente de trabalho; Possibilidade de progressão na carreira; Aumento de ordenado frequente; Plano de progressão na carreira; Pagamento de horas de trabalho extra; Comparticipação em formações, cursos ou especialização; Flexibilidade na gestão do horário; Comparticipação em seguros de saúde; feedback do desempenho individual; Segurança no posto de trabalho.
- Fatores que explicam a adoção e uso de plataformas do comércio eletrónico no sector do comércio informal na Cidade de Maputo, em MoçambiquePublication . Nhambi, Leonel Florêncio; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Abrantes, JorgeAs assimetrias e o fraco crescimento económico em países de baixo rendimento têm arrastado milhares de pessoas para a atividade de comércio informal nas grandes cidades. A cidade de Maputo, capital de Moçambique, não foge à regra, possuindo um grande número de comerciantes informais, o que cria desafios de transitabilidade e saneamento do meio. De forma recorrente as autoridades competentes têm tentado removê-los e alocá-los em mercados, nos diversos pontos da cidade, mas sem sucesso. O retorno é justificado pela falta de clientes nos diversos mercados em que estão alocados. Com o surgimento de plataformas de comércio eletrónico o conceito de mercado físico tem vindo a ser substituído por mercados digitais. De forma intuitiva, se este conjunto de comerciantes informais pudesse aceder a este vasto mercado digital, poderia aliviar a pressão na cidade de Maputo, pelo que o presente trabalho procura olhar para o uso e adoção de plataformas de comércio eletrónico no segmento dos comerciantes informais nas artérias da cidade de Maputo, através da identificação de fatores que explicam a sua adoção e uso. Para analisar o processo de adoção e uso de tecnologias foram abordados vários modelos de adoção e uso de tecnologias olhando para o contexto de comerciantes informais, sendo que o mais adequado foi a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT 2) – Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2. Por forma a responder aos objetivos do estudo foram recolhidos dados primários de 613 comerciantes informais da cidade de Maputo através de um questionário, tendo sido analisados através de estatísticas descritivas, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais. Análises empíricas revelaram a importância de motivações hedónicas e hábito para explicar a intenção comportamental e, por sua vez, condições facilitadoras, intenção comportamental e hábito foram relevantes para explicar o comportamento de uso. O modelo UTAUT 2 conseguiu explicar 68% da variação do comportamento de uso e 73% da variação da intenção comportamental, apesar de o modelo final diferir significativamente do modelo original validado em Hong Kong. Foram identificadas como principais plataformas que os comerciantes acediam com o propósito de realizar atividades de comércio eletrónico, em ordem decrescente de importância o WhatsApp, Facebook, Instagram e o site Mais Vendas.
- O impacto da inteligência emocional na satisfação profissional nos TSDT: estudo de caso no SESARAM, EPERAMPublication . Sardinha, Elisa Carlota Flôr Rodrigues; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaA gestão de Unidades de Saúde é desafiadora, exigindo a harmonização entre a gestão, resultados e prestação de cuidados de saúde. Um gestor/líder, nestas organizações, deve procurar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, para otimizar os resultados promovendo o bem-estar do utente/cliente. A liderança eficaz, cada vez mais, surge associada a competências emocionais podendo impactar de forma positiva a cultura e clima de uma organização e o desempenho da equipa. A satisfação profissional apresenta-se como um indicador do clima organizacional que pode influenciar os resultados de uma organização. Os referidos desafios não são indiferentes aos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT). O objetivo principal consistiu em aprofundar o conhecimento sobre Inteligência Emocional (IE) e Satisfação Profissional (SP) nos TSDT. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário. Evidenciou-se que a IE não se correlaciona positivamente com a SP. Verificou-se uma correlação estatisticamente positiva (p<0,05) para IE e “Melhoria continua da qualidade”. Não obstante, de não se poder generalizar os resultados, tendo em conta a metodologia utilizada, indagar sobre uma possível correlação IE e SP posicionou-se como contributo a nível académico para a temática. Por fim, analisou-se possíveis diferenças de IE e SP com fatores sociodemográficos e profissionais contribuindo para avanços a nível académico bem como profissionais. Esta investigação foi realizada na Região Autónoma da Madeira, nos TSDT e impulsionou uma reflexão sobre IE e SP. A escassez de estudos aplicado nesta região, bem como aos TSDT, salienta a importância e contributo da presente investigação.
- Incumbentes vs. challengers na indústria automóvel: o caso VolkswagenPublication . Rodrigues, João da Silva; Porfírio, José; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaA indústria automóvel tradicional enfrenta o dilema da cada vez maior popularidade dos veículos elétricos, forçando a uma transição generalizada por parte das incumbentes. Sendo inevitável responder às necessidades dos mercados, assim como de atingir as metas ambientais definidas por múltiplos governos mundiais, a indústria passa inevitavelmente por um profundo processo de mudança. O desafio passa por uma transição que assegure a sobrevivência das organizações, mantendo ou melhorando a sua posição num mercado global cada vez mais competitivo. Esta dissertação analisa o caso da Volkswagen no início da década de 2020: a forma como reagiu às mudanças de mercado e as estratégias que implementou para estabelecer vantagens competitivas. Esta análise permitiu criar uma proposta de metodologia de reação, com a qual as organizações incumbentes podem reagir perante mudanças e/ou disrupções em curso. Esta investigação explora e reforça a importância de uma vertente até agora pouco estudada na área de gestão: as estratégias de reação por parte de organizações incumbentes perante a disrupção em curso.
- Melhorar o resultado económico das empresas de retalho brasileiras com base no capital intelectualPublication . Hillebrand, Salete Ines; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO capital intelectual tornou-se um importante ativo intangível nas organizações. Por isso, neste trabalho tem-se como objetivo analisar como melhorar o desempenho económico das empresas de retalho brasileiras com base no capital intelectual. Para isso será realizada uma revisão incluindo, as suas definições, as suas classificações e os seus indicadores, de modo a elaborar uma pesquisa que será aplicada nas empresas de retalho brasileiras de capital aberto, investigando a relação de cada dimensão do capital intelectual, a sua relevância para as empresas e correspondência com o seu desempenho económico, com o intuito de perceber qual a dimensão mais significativa no desempenho e as ações que permitem melhorar a cotação de uma empresa de retalho brasileira através do capital intelectual. As empresas que desconhecem o seu capital intelectual estarão em desvantagem em relação às suas concorrentes, por isso é importante identificá-lo para que seja possível fazer uma gestão consciente.