Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da inteligência emocional na satisfação profissional nos TSDT: estudo de caso no SESARAM, EPERAMPublication . Sardinha, Elisa Carlota Flôr Rodrigues; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaA gestão de Unidades de Saúde é desafiadora, exigindo a harmonização entre a gestão, resultados e prestação de cuidados de saúde. Um gestor/líder, nestas organizações, deve procurar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, para otimizar os resultados promovendo o bem-estar do utente/cliente. A liderança eficaz, cada vez mais, surge associada a competências emocionais podendo impactar de forma positiva a cultura e clima de uma organização e o desempenho da equipa. A satisfação profissional apresenta-se como um indicador do clima organizacional que pode influenciar os resultados de uma organização. Os referidos desafios não são indiferentes aos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT). O objetivo principal consistiu em aprofundar o conhecimento sobre Inteligência Emocional (IE) e Satisfação Profissional (SP) nos TSDT. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário. Evidenciou-se que a IE não se correlaciona positivamente com a SP. Verificou-se uma correlação estatisticamente positiva (p<0,05) para IE e “Melhoria continua da qualidade”. Não obstante, de não se poder generalizar os resultados, tendo em conta a metodologia utilizada, indagar sobre uma possível correlação IE e SP posicionou-se como contributo a nível académico para a temática. Por fim, analisou-se possíveis diferenças de IE e SP com fatores sociodemográficos e profissionais contribuindo para avanços a nível académico bem como profissionais. Esta investigação foi realizada na Região Autónoma da Madeira, nos TSDT e impulsionou uma reflexão sobre IE e SP. A escassez de estudos aplicado nesta região, bem como aos TSDT, salienta a importância e contributo da presente investigação.