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- Fatores que explicam a adoção e uso de plataformas do comércio eletrónico no sector do comércio informal na Cidade de Maputo, em MoçambiquePublication . Nhambi, Leonel Florêncio; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Abrantes, JorgeAs assimetrias e o fraco crescimento económico em países de baixo rendimento têm arrastado milhares de pessoas para a atividade de comércio informal nas grandes cidades. A cidade de Maputo, capital de Moçambique, não foge à regra, possuindo um grande número de comerciantes informais, o que cria desafios de transitabilidade e saneamento do meio. De forma recorrente as autoridades competentes têm tentado removê-los e alocá-los em mercados, nos diversos pontos da cidade, mas sem sucesso. O retorno é justificado pela falta de clientes nos diversos mercados em que estão alocados. Com o surgimento de plataformas de comércio eletrónico o conceito de mercado físico tem vindo a ser substituído por mercados digitais. De forma intuitiva, se este conjunto de comerciantes informais pudesse aceder a este vasto mercado digital, poderia aliviar a pressão na cidade de Maputo, pelo que o presente trabalho procura olhar para o uso e adoção de plataformas de comércio eletrónico no segmento dos comerciantes informais nas artérias da cidade de Maputo, através da identificação de fatores que explicam a sua adoção e uso. Para analisar o processo de adoção e uso de tecnologias foram abordados vários modelos de adoção e uso de tecnologias olhando para o contexto de comerciantes informais, sendo que o mais adequado foi a Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT 2) – Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2. Por forma a responder aos objetivos do estudo foram recolhidos dados primários de 613 comerciantes informais da cidade de Maputo através de um questionário, tendo sido analisados através de estatísticas descritivas, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais. Análises empíricas revelaram a importância de motivações hedónicas e hábito para explicar a intenção comportamental e, por sua vez, condições facilitadoras, intenção comportamental e hábito foram relevantes para explicar o comportamento de uso. O modelo UTAUT 2 conseguiu explicar 68% da variação do comportamento de uso e 73% da variação da intenção comportamental, apesar de o modelo final diferir significativamente do modelo original validado em Hong Kong. Foram identificadas como principais plataformas que os comerciantes acediam com o propósito de realizar atividades de comércio eletrónico, em ordem decrescente de importância o WhatsApp, Facebook, Instagram e o site Mais Vendas.